Escola de Ciências de Vida

Escola de Ciências de Vida - 29 set 2021

Entenda o remodelamento dos estágios do curso de Farmácia da PUCPR

Estudantes do 5º e 6º período passarão a exercitar a profissão sob a supervisão de instituições parceiras da Universidade

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência mais próxima do mercado de trabalho, o curso de Farmácia da PUCPR optou por remodelar o estágio previsto na grade curricular. A partir do 2º semestre de 2021, os estudantes do 5º e 6º período passarão a exercitar a profissão sob a supervisão de instituições parceiras da Universidade. Por conta dessa decisão, a Farmácia Universitária da PUCPR, que costumava ser o centro de estágios do curso, terá seus trabalhos descontinuados.

“O objetivo dessa mudança é aproximar o curso de farmácia do mercado, com a vivência do farmacêutico, do profissional que está no dia a dia. Os nossos estudantes devem ser inseridos de maneira ética e adequada, com parceiros que atuam no mercado de trabalho e tenham os mesmos valores da Universidade. Esse será um processo de ganha-ganha, no qual os parceiros contribuem na formação dos estudantes e podem ter acesso as pesquisas, ensino e extensão da PUCPR”, diz o decano da Escola de Ciências da Vida, Professor José Knopfholz.

Para fazer a transição, a coordenação do curso realizou uma pesquisa de mercado buscando instituições tradicionais com perfil ético e altos padrões sanitários. As redes de farmácia Panvel e Miligrama foram as escolhidas para a parceria, e receberão os estudantes de Farmácia em período de estágio.

Na Miligrama são realizadas manipulações de medicamentos em larga escala, homeopatia. O atendimento tradicional soma-se ao do e-commerce. Na Panvel além do atendimento de balcão, em algumas unidades eles disponibilizam o serviço de vacinação, testes rápidos, entre outros.

Para a Coordenadora do curso de Farmácia, professora Fernanda Cristina Ostrovski Sales “será um desafio sair de uma experiência acompanhada mais didaticamente e ir para a realidade de mercado. Eu acredito que isso irá agregar aos estudantes a nível de currículo, de conhecimento e prática profissional”.

Para saber mais, confira a live tira-dúvidas promovida pelo curso de Farmácia: