Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 09 out 2020

Curso de Educação Física da PUCPR distribui kits para estudantes fazerem aulas práticas em casa

Primeira etapa de distribuição ocorreu hoje (09), no Câmpus Curitiba, seguindo os protocolos de higiene

Curso de Educação Física da PUCPR distribui kits para estudantes; distribuição de kits com materiais de aulas práticas; curso de Educação Física da PUCPR; educação física da pucpr; curso de educação física
Kit recebido pela estudante Yasmin Cristine Pinto. Os equipamentos foram cedidos aos universitários de acordo com as disciplinas cursadas por eles. (Foto: Yasmin).

Foi realizada hoje (09) a primeira etapa de distribuição de kits com materiais de aulas práticas para os estudantes do curso de Educação Física da PUCPR, Câmpus Curitiba. Os kits contêm bolas, elásticos, cones, paquímetros e outros materiais, para que os estudantes possam realizar as atividades práticas em casa, mesmo durante as aulas remotas.

Como o curso de Educação Física é muito atrelado a atividades corporais, a ideia de distribuir os kits surgiu da necessidade de proporcionar aos estudantes essas vivências tão importantes para a formação profissional, como explica o coordenador do curso, Rafael Kanitz. “As atividades práticas auxiliam no que a gente chama de feedback sinestésico, que possibilita ao estudante entender aquilo que seu atleta, paciente ou aluno irá vivenciar no momento da prática de atividades”.

Aprendizagem potencializada em casa

“Temos vários materiais no Câmpus que estão lá justamente para os estudantes poderem usar. Não tinha sentido ficarem trancados, então tivemos a ideia de distribuí-los para potencializar a experiência do estudante no universo de casa”, relata o coordenador. Os kits foram cedidos aos estudantes em formato comodato, para que sejam utilizados durante o resto do semestre e então retornem à Universidade.

Para desenvolver os kits, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) realizou reuniões com os estudantes e ouviu suas percepções, estabelecendo uma parceria em favor do aprendizado. “Fizemos uma consulta prévia para ver quem teria webcam e como poderíamos sanar a dificuldade dos que não tinham. Também adaptamos uma série de circunstâncias considerando o espaço que o estudante tem em casa”.

Durante as aulas práticas da segunda parcial do semestre, os estudantes serão orientados a habilitar suas câmeras enquanto fazem as atividades, para que os professores possam passar feedbacks e correções. “Cada um dos professores elaborou seu plano de ensino pensando na experiência prática do estudante com esses materiais dentro de casa”, explica o coordenador. “No futuro, quando nos perguntarem o que estávamos fazendo no fatídico 2020, queremos responder que estávamos ensinando”.

A entrega

As turmas do 6º período de bacharelado e licenciatura em Educação Física foram as primeiras a receberem seus kits, na sexta-feira. Com horários escalonados definidos por turnos, durante a manhã (das 8h às 10h) e noite (das 19h às 21h), os estudantes se dirigiram ao ginásio da PUCPR para buscar seus materiais seguindo os protocolos de higiene. O uso de máscaras era obrigatório para estudantes e professores, e os kits estavam higienizados e embalados nominalmente.

As demais turmas do curso devem receber seus materiais até a segunda quinzena de outubro, conforme prevê o coordenador Rafael Kanitz.

Dose de motivação

“A entrega foi bem tranquila e segura, deu para matar um pouco da saudade do ginásio e dos professores, apesar de não podermos conversar muito”, conta a estudante Yasmin Cristine Pinto, do 6º período de bacharelado em Educação Física. Ela recebeu os materiais de acordo com as disciplinas que está cursando neste semestre: futebol, futsal e exercícios resistidos de musculação, e está empolgada para começar a usá-los durante as aulas práticas.

“Ter os materiais à disposição é uma oportunidade única, principalmente para quem não tem muita disponibilidade de infraestrutura em casa”, avalia a estudante. Yasmin realizará as práticas em um pequeno cômodo com os móveis afastados para ter espaço. “Mesmo com as restrições me sinto mais amparada e acolhida pela Universidade estar fazendo o possível para garantir um ensino de qualidade”, conta, acrescentando que os kits a deixaram mais motivada para participar das aulas.