Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 09 out 2020

Projeto da PUCPR está com inscrições abertas para oficinas de musicalização infantil

Atividades são online e focam em experiências de prática musical

oficinas de musicalização infantil; puc música; curso de música da pucpr; licenciatura em música; Licenciatura em Música da PUCPR

O PUC Música, projeto de extensão do curso de Música da PUCPR, está com inscrições abertas para oficinas de musicalização infantil. As atividades são online, destinadas a crianças de 7 a 12 anos, e focam na prática musical. As vagas são limitadas.

De acordo com Viviane Kubo, professora que participa do projeto, as oficinas são pautadas no engajamento ativo das crianças, de maneira lúdica e que permite que elas exerçam sua criatividade de forma autônoma, além de exercitar a interação, com realizações musicais coletivas. “A partir de atividades de audição, criação e execução, as crianças poderão ampliar o contato com a arte musical, construirão conhecimentos e desenvolverão habilidades relacionadas a linguagem musical”, explica Viviane.

Para inscrever os pequenos, clique aqui.

Multiplicando o conhecimento sobre a arte musical

Além das oficinas de musicalização infantil, o PUC Música também oferece outras atividades à comunidade externa da Universidade e, também, à comunidade acadêmica. São aulas remotas e gratuitas de música, além de práticas em grupos artísticos ministradas por estudantes do curso de Licenciatura em Música da PUCPR, sempre sob supervisão dos docentes.

Na primeira fase do programa, que ocorre entre os meses de outubro e dezembro, foram ofertadas oficinas de Canto, Violão, Musicalização e Teoria Musical. Para o próximo ano, o projeto prevê a oferta de aulas de outros instrumentos, além de práticas de conjunto musical.

“As oficinas são completas, oferecendo atividades essencialmente práticas combinadas com uma fundamentação teórica consistente. Dessa forma, os participantes desenvolvem competências relacionadas a audição, interpretação e criação musical”, explica o professor Flavio Veloso, um dos responsáveis pelo programa.

Lyandra, estudante do 4º período da Licenciatura em Música, cantora, educadora musical em formação e professora de Canto do PUC Música, estava ansiosa para colocar em prática tudo o que vem aprendendo durante a graduação. “Algumas experiências só a prática proporciona”, conta. “Além disso, acredito que a comunidade universitária necessita cada vez mais da arte e, de certa forma, está afastada da prática musical. Então, é gratificante poder estar à disposição, mostrando que qualquer pessoa pode ser capaz de fazer música de forma simples e com qualidade”, explica a estudante.