Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 22 dez 2020

Prêmio Universitário Cabeça reconhece os melhores trabalhos de estudantes de Jornalismo

Em um sistema drive thru, acadêmicos receberam troféus e edições impressas do Jornal Comunicare

Prêmio Universitário Cabeça; jornalismo; comunicare; labcom; prêmio
Professor Renan Colombo entrega as edições impressas do Jornal Comunicare (Foto: William Pietrangello)

Na última quinta-feira (17), os estudantes da graduação em Jornalismo da PUCPR puderam matar um pouco as saudades do Laboratório de Comunicação (LabCom), onde costumavam desenvolver trabalhos do curso: os professores e coordenadores organizaram a entrega dos troféus do 5º Prêmio Universitário Cabeça, que reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da Universidade.

Tudo ocorreu em um sistema drive thru, seguindo os protocolos de segurança. Os vencedores receberam os troféus e, ainda, duas edições impressas do jornal laboratório Comunicare, cujas matérias são produzidas pelos estudantes.

Essa é a quinta edição do prêmio. Neste ano, as inscrições e o processo de votação ocorreram totalmente online, por conta da pandemia. Os acadêmicos puderam inscrever trabalhos produzidos a partir de 2019 em 18 categorias, incluindo uma categoria especial de produção jornalística sobre Covid-19, criada excepcionalmente neste ano.

Conquistas demandaram adaptação

Prêmio Universitário Cabeça; jornalismo; comunicare; labcom; prêmioAs estudantes Sabrina de Ramos e Brunna Gabardo foram premiadas em todas as colocações da categoria Reportagem Impressa para Jornal. O primeiro lugar veio com uma matéria produzida em 2019, ainda presencialmente, sobre fraudes em candidaturas femininas nas eleições de 2018. As outras duas, que levaram ao segundo e terceiro lugares, foram produzidas já durante as aulas remotas e trataram da relação entre isolamento social e crises de ansiedade em pessoas do grupo de risco (2º lugar) e sobre o projeto que anulava a obrigatoriedade do registro profissional para artistas (3º lugar).

Sabrina conta que o processo de produzir reportagens em meio ao isolamento social foi bastante diferente e desafiador. “Presencialmente, a gente faz entrevistas in loco, pegamos equipamentos no LabCom para fazer foto e vídeo, e no ensino remoto fazemos tudo por telefone ou vídeo conferência”, conta Sabrina. “Mas acredito que conseguimos nos adaptar ao novo modelo nesse momento de pandemia”.

Dificuldades que aproximam

Prêmio Universitário Cabeça; jornalismo; comunicare; labcom; prêmioPara Brunna, apesar das dificuldades, o processo a aproximou tanto da colega, Sabrina, quanto dos docentes. “Nós duas estávamos sempre em vídeo chamada para acompanharmos uma à outra”, relembra. “E os professores estiveram muito presentes para tirar dúvidas, sempre com muita paciência”.

O momento de buscar o troféu, ainda que com diversas restrições, também foi especial para a estudante, que pôde rever a Universidade e os professores, o que não ocorria presencialmente há muitos meses.

“Foi uma conquista tanto para mim quanto para a Sabrina, depois de um ano tão complicado”, comemora Brunna. Foi muito bom passar na frente do câmpus, ver os professores. Eles se revezavam na entrega dos troféus e eu só queria ficar agradecendo por tudo que eles têm feito por nós”.

É possível conferir algumas das produções dos estudantes no Portal Comunicare:

Quero conhecer o Portal Comunicare