Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 30 jun 2021

Grupo de Alumni de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR vence concurso para requalificar portal do Rio Guaíba

Estudantes e recém-formados do Brasil todo concorreram com projetos para revitalizar a região, que fica em Porto Alegre

Projeto vencedor elaborado pelo grupo em 3D. Fonte: arquivo pessoal.

Um grupo Alumni formados em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR foi vencedor de um concurso promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com empresas de arquitetura, para a requalificar um dos oito portais às margens do Rio Guaíba. A competição era aberta a todo o Brasil e tanto estudantes quanto recém-formados na área eram elegíveis. Dos 60 participantes, o grupo foi o único finalista paranaense e levou o prêmio na cerimônia de encerramento que ocorreu em 26 de junho.

Os quatro integrantes do grupo formaram-se na PUCPR em 2019 e já se conheciam por estudarem no mesmo turno. Richard Viana e João Macknight são sócios em um escritório de arquitetos, enquanto Loren Colodiano e Isabelly Zucco são sócias em outro. “Somos de escritórios diferentes, mas todos gostamos da área. Quando surgiu a oportunidade voltada a urbanismo e paisagismo, nos interessamos na hora. Assim que vi a publicação do concurso, chamei todo mundo no nosso grupo”, relata Richard.

Loren conta que ela e os colegas já participavam de concursos na faculdade, e que sempre arrumam um espaço na agenda para se inscreverem. “Sabemos da importância deles porque nos trazem novas perspectivas e oportunidades para atuarmos em outras áreas”. Na opinião de Isabelly, o fato de os integrantes já terem trabalhado juntos em outras ocasiões facilitou o processo nesse projeto, principalmente por ser um trabalho construído à distância. “Nosso conceito veio de assuntos como qualidade de vida e saúde mental, um sentimento nosso de querermos mais espaços abertos e livres nesse momento de pandemia. Unimos as nossas vivências às pesquisas de referência e às soluções arquitetônicas”.

João acredita que a variedade de habilidades dos integrantes da equipe contribuiu para que o projeto agregasse nas perspectivas solicitadas, com criatividade, funcionalidade e instabilidade, trazendo as melhores soluções para o espaço em questão. “O conhecimento que adquirimos na faculdade nos auxiliou e muito para chegarmos nesse resultado e sairmos com o prêmio”.

Os portais na região do Rio Guaíba, em Porto Alegre, foram criados para que a população pudesse se relacionar da melhor forma possível com o rio. A revitalização do Portal Mario Totta, que foi contemplado por esse concurso, servirá como exemplo para a cidade e tem o objetivo de trazer mais vida para o local. As exigências para o projeto incluíam aspectos de infraestrutura, segurança, sustentabilidade e viabilidade de execução. A previsão é que o projeto do grupo seja executado até o final de 2021.