Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 21 jan 2021

Graduados em Jornalismo recebem dupla diplomação em cerimônia online

Acadêmicos são os primeiros do curso a receber um diploma da PUCPR e da Universitat de Vic

No último mês, os primeiros estudantes do curso de Jornalismo a concluírem o programa de Dupla Diplomação da PUCPR receberam seus certificados internacionais, durante uma cerimônia online que contou com a participação da equipe do PUCPR International e professores da Escola de Belas Artes.

Os acadêmicos finalizam o curso no início de 2019 e puderam receber em casa os certificados de formação pela PUCPR e pela Universitat de Vic, na Espanha, sendo este último assinado pelo Rei Filipe VI. Isabella Fernandes foi uma das diplomadas. Ela conta que sempre quis fazer um intercâmbio, inclusive por saber que isso poderia abrir portas futuramente. E estava certa: mesmo ainda terminando uma segunda graduação em Letras, já conquistou uma oportunidade de trabalho internacional: “fui selecionada para trabalhar durante dois meses na Disney e o fato de ter feito o intercâmbio, além de falar bem o inglês e o espanhol, foram decisivos para isso”.

Durante o período de estudos no exterior, Isabella ainda conseguiu atuar como correspondente internacional do Comunicare, jornal laboratório do curso, cobrindo os protestos pela independência da Catalunha. Você pode conferir a reportagem na página 11 deste link.

Experiência que amplia as possibilidades

A professora Suyanne Tolentino, coordenadora do curso de Jornalismo da PUCPR, comenta que experiências de intercâmbio são um diferencial para os futuros profissionais de comunicação. “Eu acredito que ter novas experiências é sempre muito importante, principalmente quando elas acontecem para além da sala de aula”, defende. “E essa parceria com UVIC proporciona uma formação que contribui muito para novas oportunidades, tanto de carreira como de experiência de vida”, complementa Suyanne.

É o caso de Gabriel Witiuk. Ele entrou na Universidade já de olho na Dupla Diplomação, que havia conhecido em uma palestra ainda durante o Ensino Médio. Na graduação, construiu um currículo estratégico, que colaborasse com essa experiência. “Fiz PIBIC, horas complementares, enfim, diversas coisas que poderiam enriquecer minha carreira acadêmica”, relembra.

Para ele, a experiência do intercâmbio, com todas as diferenças culturais, linguísticas, de comunicação e modelo de ensino, tiveram um impacto direto. “Na UVIC, precisávamos buscar muita informação sozinhos. Isso me deu maturidade e disciplina para produzir meu TCC quando voltei, além de criar em mim um gosto pela pesquisa acadêmica, o que me levou ao mestrado”, analisa Gabriel. E o jornalista já tem planos para depois da pós-graduação: “estou fazendo as provas de proficiência em inglês e espanhol para voltar à Europa. Quero conhecer mais e trabalhar por lá também”.

O que é Dupla Diplomação e como funciona?

No programa de Dupla Diplomação, os universitários estudam em uma instituição parceira no exterior durante 1 ou 2 anos, período maior do que costuma ocorrer no intercâmbio acadêmico. Com a conclusão do curso, recebem dois diplomas: um pela PUCPR e outro pela instituição de ensino estrangeira.

Além da graduação em Jornalismo, outros cursos já contam com parcerias firmadas para programas de Dupla Diplomação: Publicidade e Propaganda, Marketing, Farmácia, Engenharia de Controle e Automação, Agronomia, Administração Internacional, além das engenharias Mecânica, de Produção, Química e Civil.

Alguns programas de pós-graduação da Universidade também têm opção de Dupla Diplomação: o PhD em Filosofia, no qual o período de estudos no exterior ocorre na Universidade de Ferrara (Itália), o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, com intercâmbio na Universitat de Girona, na Espanha; e o PhD do Programa de Pós-Graduação em Informática, com estudos na Loughborough University, da Inglaterra.