Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 24 ago 2021

Curso de Jornalismo da PUCPR realiza cobertura do TEDxPUCPR

Estudantes de Jornalismo documentaram os bastidores e entrevistaram os palestrantes do evento

Mariana Alves, estudante de jornalismo da PUCPR, entrevista o cantor Nando Reis. Crédito: Juliana Barossi

Estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR participaram da cobertura do TEDxPUCPR, promovido pela Universidade no dia 11 de agosto. Norteado pelo tema “Muda Mundo: transformando sociedades”, 15 palestrantes convidados apresentaram ideias relacionadas a educação, sustentabilidade, sociedade, bem-estar e saúde. Além da plateia reduzida presente na Biblioteca Central da PUCPR, mais de 3 mil espectadores assistiram às palestras que foram transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Formada por nove estudantes de Jornalismo, a equipe de cobertura contou com a supervisão dos professores do curso: Lenise Klenk, Luana Navarro, Renan Colombo e Suyanne Tolentino de Souza. “A cobertura foi uma grande oportunidade de amadurecimento profissional para os estudantes. Atuamos supervisionando todo o processo, mas demos liberdade para que eles trouxessem ideias e ajudassem a delinear o trabalho”, destaca professor Renan.

Nos bastidores do TEDxPUCPR, os estudantes Eduardo Veiga, Gustavo Barossi, Lorena Rorich, Mariana Alves, Raissa Micheluzzi Ferreira e Rebeca Trevizani realizaram entrevistas em vídeo com os palestrantes após as apresentações. Em breve, o conteúdo completo estará disponível no canal de YouTube da PUCPR.

A cobertura noticiosa do evento foi feita pelas estudantes Julia Barossi (fotografia), Letícia Fortes (reportagem à distância), Mariana Toneti (reportagem in loco). Além da divulgação nos canais oficiais da Universidade, o material produzido pelos estudantes foi publicado pelo Portal Comunicare, veículo laboratorial do curso de Jornalismo, e pelo portal RIC Mais, media partner do evento.

Para os estudantes, essa foi uma oportunidade ímpar de aprendizagem prática. Mariana Alves, integrante da equipe comenta que “A experiência de estar cobrindo o evento foi tanto um desafio pessoal como profissional”. A estudante entrevistou o músico Nando Reis durante o evento e diz que “Mesmo sendo fã do Nando, tive de estudar muito. Foram dias intensos de estudo, mas que valeram a pena. Foi uma experiência que quero levar para o resto da vida”.

Receber os palestrantes logo após sua apresentação no palco do TEDxPUCPR, na perspectiva do estudante Eduardo Veiga foi desafiador, provocativo e empolgante. “A motivação de seguir me preparando para trabalhar como jornalista é alavancada por dias como o último 11 de agosto”.