Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 18 out 2021

Curso de Jornalismo da PUCPR comemora 60 anos de história em evento online

Confira a programação, que inclui mesa redonda e lançamento de materiais produzidos pelos estudantes

Em 1956, iniciava-se a primeira turma do curso de Jornalismo da então chamada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba. Seis décadas depois, a PUCPR comemora o aniversário de 60 anos do seu curso de Jornalismo, para celebrar as histórias e conquistas do curso, além de fomentar importantes discussões sobre o exercício da profissão na atualidade.

O aniversário do curso será comemorado em um evento online no dia 27 de outubro, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Belas Artes (EBA). A programação começa às 8h em uma mesa redonda sobre a história da imprensa paranaense. Durante o evento, serão lançadas as duas edições do livro “Olhares Literários – Uma Antologia”, que reúnem textos de jornalismo literário escritos pelos estudantes, além da edição nº 331 do jornal Comunicare, veículo impresso laboratorial, com edição comemorativa dos 60 anos do curso.

60 anos de história

Quando o curso de Jornalismo foi iniciado, as aulas ocorriam na sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, em frente ao Teatro Guaíra. Em 1971, já com o nome de Universidade Católica do Paraná, a instituição transformou o curso de Jornalismo no curso de Comunicações Sociais, e a universidade mudou-se para o Câmpus do Prado Velho no ano seguinte.

Em 1997, nasceu o jornal laboratório Comunicare, veículo impresso que traz a produção de notícias na prática para os estudantes até hoje. O Laboratório de Comunicação e Artes (LABCOM), importante local de aprendizado que conta com laboratórios, estúdios e equipamentos para atividades práticas, foi inaugurado em 2002.

O marco mais recente da história do curso data de 2021, quando Jornalismo se integrou ao Núcleo Multicom da Escola de Belas Artes da PUCPR, em uma iniciativa de modernização e interdisciplinaridade. Fazem parte desse núcleo os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual.

60 anos do curso de Jornalismo PUCPR
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: a partir das 8h
Mesa redonda: “História da imprensa paranaense e os 60 anos do curso de Jornalismo PUCPR”