Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 04 maio 2021

Cinema e muito mais: audiovisual é uma indústria do futuro

Consumo de vídeos na internet e expansão das plataformas de streaming ajudam a alavancar o mercado audiovisual

A cada minuto, mais de 400 horas de conteúdo são assistidas na Netflix em todo o mundo; na mesma fração de tempo, o YouTube recebe 500 novas horas de vídeos em sua plataforma. Os dados, levantados pela pesquisa Data Never Sleeps de 2020, mostram alguns dos motivos que fazem do mercado audiovisual uma indústria do futuro. Essa é a era do audiovisual, que demanda cada vez mais profissionais criativos e capacitados para produzirem de forma interdisciplinar em meio a tantas inovações tecnológicas.

Mercado audiovisual em ascensão

“Quando falamos de cinema, não estamos falando apenas do que assistimos em uma sala de exibição”, explica Paulo Camargo, professor do curso de Cinema e Audiovisual – MultiComunicação da PUCPR. A área também contempla curtas e médias-metragens, documentários, seriados, novelas, programas de TV, publicidade, reality shows, vídeos para redes sociais, jornalismo e uma série de outros produtos que fazem parte do consumo diário. E todas essas são oportunidades de carreira para profissionais da área audiovisual.

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR, Suyanne Tolentino, explica que o cinema está em um momento de grande valorização, no Brasil e no mundo. “As possibilidades tecnológicas do audiovisual e a evolução delas, tanto em aspectos de produção quanto de distribuição com a internet e os streamings, fizeram com que esse crescimento acontecesse”. Nesse contexto, a demanda por capacitação de qualidade na área tem sido cada vez maior.

Cinema e Audiovisual na PUCPR

A produção audiovisual sempre esteve presente na PUCPR, dentro de disciplinas de graduação e em cursos de pós-graduação na área. “Temos uma ampla infraestrutura para produção no Labcom, laboratório de comunicação Universidade, com todos os equipamentos e estúdios à disposição para alinhar a teoria e a prática, que acontecem de forma simultânea”. A graduação em Cinema e Audiovisual, lançada em 2020, contempla as necessidades do mercado e da sociedade dentro do audiovisual, como relata a coordenadora.

A criatividade, o empreendedorismo e a consciência social são grandes pilares do curso oferecido pela PUCPR. Além de contemplar áreas técnicas como direção, roteiro, cenografia, figurino e outras funções de produção, o curso também prepara os estudantes para serem críticos e pesquisadores de cinema, com estudos de teoria e história do audiovisual, passando pelo diálogo da área com outros setores da sociedade.

Um dos principais diferenciais do curso de Cinema e Audiovisual está na matriz Multicom, que consiste em um conjunto de disciplinas cursadas em parceria com outras graduações na área de comunicação. Ao longo dos quatro anos de curso, os estudantes de Cinema e Audiovisual desenvolvem competências interdisciplinares que ampliam ainda mais o leque de possibilidades de atuação profissional.

Como saber se Cinema e Audiovisual é o curso certo para mim?

Além, é claro, do gosto por produtos audiovisuais dos mais variados, o futuro estudante de Cinema e Audiovisual costuma ser criativo e inventivo. “É interessante ter gosto pela tecnologia, pois embora o cinema seja uma arte, ele também é comunicação e técnica”, opina Paulo Camargo. Já para a coordenadora, Suyanne Tolentino, a vontade de aprender é um ponto fundamental. “Se o estudante tem criatividade, se quer despertar o senso crítico e fortalecer o gosto pela arte, esse é o curso certo”.

Conheça o curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR