Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 17 maio 2021

Aplicativo criado por estudantes para aproximar vizinhos é vencedor do Desafio Coideias

Apresentação da proposta a profissionais do Ippuc encerrou na noite desta quinta (13) o primeiro ciclo de eventos da Cátedra Curitiba

Um aplicativo para aproximar a vizinhança foi a proposta vencedora do Coideias – Desafio de ideias colaborativas para a Curitiba do futuro. O projeto consagrado em votação popular pela internet foi o MYBU, ou “Meu bairro unido”, da equipe formada pelos estudantes Julia Pabis Nostre, Luigi de Matos Modolo e Pedro Leitão Sallem, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Belas Artes da PUCPR. O resultado foi divulgado oficialmente em um encontro transmitido na noite desta quinta-feira (13) pelo YouTube, live que encerrou o primeiro ciclo de eventos da Cátedra Curitiba. O projeto é uma parceria entre a PUCPR e a Prefeitura de Curitiba, idealizadora do desafio.

A ideia vencedora

A proposta campeã em votos, com 1.400 likes até a zero hora de quinta-feira (13), se destaca pela ênfase em alguns pontos importantes no planejamento de projetos urbanos. O MYBU é desenvolvido no cenário da pandemia de Covid-19, trabalha o tratamento de dados e também o conceito de cidade inteligente. Dividido em seis abas, o aplicativo inclui soluções para a integração da vizinhança com diversos aspectos da vida no bairro, como o comércio.

O MYBU ainda oferece a possibilidade de os moradores identificarem e participarem de atividades esportivas que estão sendo realizadas nos espaços públicos, organizarem caronas solidárias, buscarem mais segurança para circular à noite pelas ruas, apresentarem sugestões e conversarem com os vizinhos. “Nosso principal objetivo é a interação entre moradores do mesmo bairro e as oportunidades existentes nele, que normalmente passam despercebidas em tempos normais, mas que ganharam ainda mais importância desde que começamos a viver a pandemia”, dizem os estudantes na apresentação do projeto.

O evento Coideias

Três representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) participaram da live de divulgação do resultado para receber simbolicamente a proposta vencedora. O coordenador de Pesquisas do Ippuc, Oscar Ricardo Schmeiske, elogiou a ideia pelo potencial que ela tem de estreitar as relações entre os moradores de Curitiba. “A cidade é o palco dos encontros e ela só existe pela necessidade das pessoas se encontrarem, de conviverem”, diz Schmeiske. “Queremos muito fomentar iniciativas como essa no desenvolvimento da cidade.” Para a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, o Coideias é uma forma de aproximação concreta entre o poder público e a academia. “Com isso, fazemos com que os estudantes possam oferecer propostas, ideias criativas e inovadoras com base em uma cidade real”, afirma.

Coordenado pelas professoras Sylvia Leitão (Arquitetura e Urbanismo) e Camila Teixeira (Design), o Laboratório de Cidades (LabCidades) é o representante da PUCPR nas atividades da Cátedra Curitiba. Sylvia Leitão diz que a participação dos estudantes no Desafio Coideias corresponde ao entendimento de que a cidade é construída por toda a sociedade. “Na formação do profissional do futuro, precisamos compreender que com criatividade e colaboração, conseguimos resolver problemas”, diz a professora.

Conectados pelo virtual

“Os estudantes entenderam perfeitamente o desafio colocado e souberam tratá-lo de uma maneira bastante série e profissional”, afirma o diretor de Planejamento do Ippuc, economista Alberto Maia da Rocha Paranhos, que também recepcionou os estudantes no encontro virtual de quinta-feira. Ele diz não ter se surpreendido com o fato de a proposta vencedora ser uma ideia calcada numa plataforma eletrônica, especialmente porque foi desenvolvida e votada por jovens. “Ela combina o mundo físico com o mundo virtual e acaba sendo uma possibilidade de acelerar as relações quando a pandemia arrefecer e voltarmos ao nosso palco real de encontros.”

Ao todo, 11 propostas foram finalistas do Desafio Coideias. Seis delas trabalharam de alguma maneira os impactos da pandemia Covid-19 sobre a cidade de Curitiba; quatro desenvolveram ideias relacionadas ao uso dos espaços públicos; e também quatro projetos incluíram o tratamento de informação e de dados. A área de mobilidade urbana sustentável foi contemplada por quatro dos 11 projetos, sendo que um deles procurou soluções para a segurança de pedestres no período noturno e três trabalharam conceitos de cidades inteligentes. Os impactos das mudanças climáticas estiveram presentes em três das 11 propostas.