Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 27 fev 2020

Estudantes recebem dupla diplomação em cerimônia solene

Para a maioria dos cursos, esta é a primeira vez que estudantes são contemplados com diplomas internacionais

Estudantes recebem certificados internacionais dos diplomas de dupla diplomação da PUCPR
Estudantes, familiares e autoridades da PUCPR participaram da entrega de duplos diplomas

Estudantes que participaram dos programas de dupla diplomação da PUCPR receberam seus certificados internacionais na sexta-feira (21), em uma cerimônia solene na Sala do Conselho Universitário. A outorga de grau e a entrega do diploma da PUCPR já haviam sido realizadas na Colação de Grau Institucional da PUCPR.

No evento do dia 21 de fevereiro, os acadêmicos Ana Flávia Braz Guilherme, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Helio Burigo, de Ciências Econômicas, e Gabriel Burigo, do curso de Design, foram contemplados com diplomas da Universitá degli Studi di Ferrara, na Itália. Já as estudantes Isabela Vieira Pinto e Marina Proença, do curso de Publicidade e Propaganda, receberam diplomas da Universitat de Vic, na Espanha.

Exceto por Arquitetura e Urbanismo, esta é a primeira vez que os cursos concedem diplomas internacionais aos seus estudantes.

A cerimônia contou com a participação do Vice-Reitor da PUCPR, Prof. Vidal Martins, da Decana da Escola de Belas Artes, Ângela Leitão, do Decano da Escola de Negócios, Bruno Fernandes, além da Coordenadora da Mobilidade Internacional da PUCPR, Lidia Kovalski, e dos coordenadores dos cursos participantes.

Marina Proença e o Professor Fábio Feltrin, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, seguram o diploma chancelado pelo Rei da Espanha.

Experiências Internacionais

A PUCPR tem colocado a internacionalização como uma de suas prioridades. Os acordos de cooperação para dupla diplomação são apenas uma das ações do pacote de iniciativas internacionais da Universidade que inclui, ainda, intercâmbios acadêmicos e culturais, módulos internacionais de curta duração, além das Global Classes e do Buddy Program.

Mas o que é a dupla diplomação?

Essa é uma das modalidades de estudo no exterior oferecidas pela PUCPR em conjunto com universidades parceiras de outros países. O programa é mais longo que o intercâmbio convencional, com duração de 2 a 4 semestres, oportunizando que o estudante termine a graduação com um diploma da PUCPR e outro da instituição internacional onde estudar.

A dupla diplomação contempla os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design, Economia, Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Farmácia, Economia, Agronomia e Engenharia de Automação. O programa está em constante expansão, com novos cursos e países sendo acrescentados à lista a cada ano.

Como fazer dupla diplomação pela PUCPR?

Para participar do programa, o estudante precisa cumprir os seguintes requisitos: obter IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a 7; ter nível intermediário da língua local; não possuir reprovações no curso; ter um plano de estudos elaborado com o coordenador do curso.

Os editais da dupla diplomação costumam ser disponibilizados no início de cada ano, para saída no ano seguinte. Todas as oportunidades podem ser conferidas no site ou diretamente no escritório da PUC Internacional, que fica no Prédio Administrativo (sala Aleijadinho) ou pelo telefone 3271-1697.

Vale a pena?

A coordenadora de mobilidade internacional da PUCPR, Lidia Kovalski, ressalta as vantagens acadêmicas do programa de dupla diplomação, além do amadurecimento pessoal do estudante. “Nem sempre apenas uma graduação é suficiente. Tendo um diploma internacional reconhecido, muitas portas se abrem”, avalia. “Dentre os quarenta estudantes que se formarem em uma turma, o empregador irá valorizar aquele que tem uma experiência internacional e ainda um duplo diploma”.

Para o Prof. Dr. Vidal Martins, Vice-Reitor da PUCPR, o diferencial da internacionalização é importante para formar profissionais capazes de enfrentar os atuais desafios globais. “O objetivo é desenvolver novas habilidades e competências de forma imersiva, para que as pessoas possam interagir independente de suas culturas em um mundo conectado”, explica.