Regulamento do Portfólio de Talentos

Prezado Estudante,

 

Ao reunir a documentação para aplicar ao Portfólio de Talentos, esteja certo de percorrer os seguintes passos:

1) Verifique se seu índice de desempenho acadêmico (IRA) é maior ou igual a 7,0 no ano.

2) Verifique se você não tem reprovação no ano.

3) Redija uma carta de apresentação, descrevendo o porquê você acha que é um estudante Talento da Escola Politécnica.

4) Organize as cópias dos documentos comprobatórios na ordem em que aparecem no Edital.

5) Imprima o formulário em anexo e preencha com as informações requeridas.

Entregue os documentos na secretaria da Escola Politécnica (Bloco 9). As cópias não precisam ser autenticadas.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Quadro 1 – Dimensões do Portfólio e Respectiva Pontuação. (alcance máximo de 1.000 pontos)

Dimensão Pontuação Máxima
1. Cidadania 200
2. Desempenho acadêmico (curricular) 200
3. Formação permanente 100
4. Formação técnico-científico 200
5. Comunicação 200
6. Empreendedorismo 100

Estão incluídos no portfólio de talentos todos os candidatos que preenchem as três condições:

  • Não zerarem nas dimensões Cidadania e Comunicação.
  • Tiverem um mínimo de 140 pontos na dimensão Desempenho Acadêmico.
  • Tiverem pontuação total igual ou superior a 500 pontos, que corresponde à metade da pontuação máxima do portfólio.

As pontuações em cada dimensão são atribuídas conforme as regras detalhadas a seguir. Para tanto, o decano da Escola Politécnica designa uma comissão, composta por professores atuantes na Escola. Ao final da análise, para divulgar o resultado, a comissão descreve os critérios que foram aplicados na atribuição dos pontos.

1. Cidadania

As atividades e realizações pontuadas nessa dimensão dividem-se em três grupos:

Engajamento social/solidariedade: trabalho voluntário, monitoria voluntária e outras atividades comprovadamente executadas pelo estudante de forma voluntária para auxiliar outras pessoas, doando um pouco do seu tempo e compartilhando seus conhecimentos.

Engajamento cultural e artístico: participação em atividades ou grupos artísticos, tais como: orquestras, grupos de dança, corais, bandas, além de produções artísticas, participação em concursos culturais, atividades ou produções que caracterizem o desenvolvimento cultural e artístico do estudante.

Atuação esportiva: participação em competições oficiais, com ranking definido por Federações. Além de participação em competições como atleta amador, dependendo do número de competições.

Liderança universitária (qualificada pelo coordenador de curso): atuação como representante de turma, participação do Centro Acadêmico do seu curso, participação do Diretório Central de Estudantes.

Cabe ao estudante: fornecer documentação comprobatória de cada atividade dessa dimensão. A pontuação para a atuação como representante de turma somente é atribuída mediante entrega do formulário correspondente preenchido pelo coordenador do curso, que atuava à época em que o estudante foi representante.

Cabe à comissão: decidir sobre as pontuações a serem atribuídas às atividades dos grupos, podendo estas somar até 200 pontos. As pontuações são maiores quando as atividades apresentam continuidade.

2. Desempenho Acadêmico (curricular)

A pontuação neste indicador é dada pela soma dos dois indicadores:

  • Pontuação proporcional ao IRA: 20 × IRA.
  • Pontuação atribuída ao ENADE (no caso: formandos que fizerem essa prova, de acordo com a tabela abaixo).
Percentual de acerto Pontuação a ser atribuida
0% a 19,9% 0
20% a 39,9% 50
40% a 59,9% 80
60% a 100% 100

Para atribuição dos pontos relativos ao percentual de acerto no ENADE, é utilizado o gabarito entregue pelo estudante ao final da prova.

3. Formação Permanente

Nessa dimensão, serão considerados indicadores nos grupos:

  • Estágios não obrigatórios: mediante apresentação do relatório de estágio e parecer do supervisor.
  • Participação em congressos, feiras e outros eventos de formação, tais como o Fórum de Carreiras da PUC, mediante apresentação do certificado de participação ou crachá do evento.
  • Disciplinas optativas, de acordo com histórico escolar.

Os grupos (a) e (c) podem pontuar até 100 pontos e o grupo (b) até 20 pontos, a critério da comissão. A intensidade de participação em eventos modula a pontuação recebida. A pontuação do grupo (a) tem caráter duradouro, ou seja, o estudante pode receber pontuação por essas atividades em anos posteriores à sua execução, porém com uma depreciação de 25% ao ano. A carga horária e a qualificação de qualidade do estágio modulam a pontuação.

4. Formação Técnico-Científica

Nessa dimensão, são pontuadas as participações dos estudantes em projetos em andamento que tenham coordenação de professores da PUCPR e produções científicas.

  • Participação em projeto do PIBIC ou PIBIT concluído e apresentado no SEMIC.
  • Participação em projetos científicos ou de desenvolvimento tecnológico, de caráter institucional, comprovada mediante apresentação de declaração do professor orientador, professor coordenador ou responsável pelo projeto.
  • Colaboração em publicações científicas.
  • Monitorias. A cada grupo poderão ser atribuídos até 100 pontos, a critério da comissão, sendo que pontuação total da dimensão não ultrapassará 200 pontos.

As pontuações nos três grupos têm caráter permanente, porém com uma depreciação de 25% ao ano. Caberá ao estudante entregar a documentação comprobatória referentes aos três itens. No caso do item (a), o estudante deve, ainda, solicitar uma carta de recomendação do seu orientador no PIBIC/PIBIT. A carta deve ser entregue pelo orientador diretamente à comissão e seu conteúdo não deve ser revelado ao estudante. Premiações recebidas em formação técnico-científica podem ter pontuação extra mediante análise do comitê de inovação. A apresentação no SEMIC ou em congresso na área que foi feita em idioma estrangeiro, assim como o Qualis da publicação cientifica, implica em uma pontuação diferenciada. Os itens permanentes sofrem uma depreciação de 25% ao ano.

5. Comunicação

Nessa dimensão, são pontuados:

  • Conclusão de curso de idioma estrangeiro, em nível intermediário ou avançado, mediante apresentação de certificado de conclusão.
  • Exames de proficiência em língua estrangeira (por exemplo, TOEFL, TOEI, IELTS, etc). c. Disciplina de LPTA ou nota no exame de proficiência em língua portuguesa, realizado pela PUCPR.

6. Empreendedorismo

Nessa dimensão, serão pontuadas:

  • Participação do estudante em formações sobre empreendedorismo.
  • Participação em projetos especiais como Guerra de Robôs, Mini Baja, ou de eventos como Global Game Jam, Renault Experience ou PUC Jovens Ideias que revelam o caráter empreendedor do estudante e sua capacidade em desenvolver projetos de forma autônoma (sem orientação de professores).

A pontuação será atribuída a cada grupo a critério do comitê, sendo mais valorizadas iniciativas com maior duração. Os itens duradouros sofrerão uma depreciação de 25% ao ano.

7. Informações Gerais

Onde entregar os documentos do Dean’s List – Portfólio de Talentos?

Os documentos deverão ser entregues na secretaria do seu curso, em data prevista previamente.

Os documentos apresentados devem ser originais. A cópia é feita no dia da entrega.