Projetos em Andamento

O PPGIa tem em andamento diversos projetos de pesquisa. Os projetos são didividos entre as linhas de pesquisa do programa. Participam dos projetos estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Diversos projetos constam com a participação de pesquisadores de instituições internacionais. Além disso, muitos projetos são desenvolvidos com recursos provenientes de órgãos de fomento e empresas privadas.

Exigências para Obtenção de Títulos

Clique no botão abaixo para acessar o edital sobre as exigências para obtenção de títulos.

RE 038-2015 CONSUN

Impacto na Sociedade

O PPGIa tem contribuído conforme apresentado no item (8) para a formação de recursos humanos qualificados que atuam em diversos setores com influência social: academia, órgãos governamentais e indústria.

O PPGIa atua em vários projetos com inserção social, entre os quais:

  • O modelo MR-MPS-SV, atualmente operado pela SOFTEX, foi derivado de uma dissertação de mestrado defendida no PPGIa em 2011. Ao todo, 45 avaliações oficiais já foram conduzidas em empresas nacionais e estrangeiras. No ano de 2017, foram 11 avaliações, representando um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. A utilização tem abrangência nacional com empresas das regiões, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
  • Projeto com a Nokia para criar pilotos de iot para agrobusiness e cidades inteligentes no Brasil – http://www.telesintese.com.br/nokia-cria-pilotos-de-iot-para-agrobusiness-e-cidades-inteligentes-no-brasil/
  • Projeto para o desenvolvimento de um aplicativo para auxílio ao tratamento da Diabetes em Adolescentes, em parceria com pesquisadores da UFMG.
  • Projeto Novas Tecnologias Para Apoiar a Implementação da Lei nº 11.769 (lei da Música nas Escolas) nas escolas.
  • Projeto “MCTI/CNPq/CT-ENERG: Autenticação e Autorização Distribuída, baseado em Nuvem Computacional, para Smart Grid” visa proteger a segurança e a privacidade dos usuários do sistema elétrico.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para  pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.

Repercussão

Alguns artigos relevantes já publicados:

  • R.S. Parpinelli ; H.S. Lopes ; A.A. Freitas. “Data mining with an ant colony optimization algorithm”, IEEE Transactions on Evolutionary Computation – 6:4, 2002. 1146 citações.
  • E. Justino ; F. Bortolozzi ; R. Sabourin. “A comparison of SVM and HMM classifiers in the off-line signature verification”, Pattern Recognition Letters, 26:9, 2005. Top Cited Article 2005 – 2010.