Engenharia Mecatrônica

Projetar sistemas e componentes mecatrônicos, contribuindo para otimização de processos, e avaliar o impacto das soluções nos contextos global, econômico, social e ambiental. Estes estão entre os objetivos do engenheiro mecatrônico do século XXI. O curso da PUCPR, que existe desde 1998 e é pioneiro no estado, une todas essas habilidades com inovação e competência. A graduação alia tradição e tendências tecnológicas a uma matriz curricular moderna alinhada à Transformação Digital – Indústria 4.0. O curso de Engenharia Mecatrônica garante aos profissionais um posicionamento competitivo no mercado de trabalho.

CONFIRA TODAS AS FORMAS DE INGRESSO

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

Ver galeria completa

Experiências de Aprendizagem

ISA - International Society of Automation

O objetivo da ISA – International Society of Automation – é o de desenvolver e estimular as iniciativas relacionadas com a teoria, o projeto, a produção e o uso da instrumentação, dos computadores e sistemas de medição e da automação industrial nos vários ramos científicos e tecnológicos, além de maximizar o valor do trabalho dos profissionais das suas áreas de abrangência.

Tem como visão ser a mais importante organização de profissionais e provedora de informações e desenvolvimento profissional para as áreas de Instrumentação, Sistemas e Automação Industrial.

Neste sentido, a entidade coloca à disposição da comunidade profissional e acadêmica uma ampla gama de produtos e serviços, tais como: normas, livros, revistas, certificação profissional, banco de currículos, eventos (seminários, encontros técnicos, palestras), cursos e o maior portal (www.isa.org) de Instrumentação, Sistemas e Automação Industrial entre outros recursos.

A administração central da ISA encontra-se instalada na Carolina do Norte (Estados Unidos) e está dividida em 14 Distritos distribuídos nos diferentes continentes pelo mundo, agregando mais de 30.000 membros em 110 países. No âmbito geral, a Sociedade tem o seu Presidente Mundial e um Vice-Presidente para cada Distrito. Os Distritos, por sua vez, agregam Seções de Profissionais ou de Estudantes, que são as unidades operacionais da ISA com abrangência regional.

Em Curitiba, a ISA possui uma Seção, que está ligada ao Distrito 4 (América do Sul e Caribe). A ISA Seção Curitiba (www.isacuritiba.org.br) tem uma forte atuação desde 1996 e é uma das mais antigas do Distrito 4, tendo promovido muitos eventos nos estados do Paraná e Santa Catarina nestes 15 anos de existência. Dedica uma especial atenção às instituições de ensino aos seus estudantes e professores – aproximando o contexto profissional da academia.

Torne-se membro da ISA e participe da maior Sociedade Mundial de Automação usufruindo todos os seus benefícios!

Prof. Dr. Eduardo de Freitas Rocha Loures

Direção Regional ISA

E-mail: eduardo.loures@pucpr.br

Equipe PUCPR de Robótica Móvel

A Equipe PUCPR de Robótica Móvel, formada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR, desenvolve os mais diversos tipos de robôs móveis para competições, dentre as quais se destacam a guerra de robôs, o hóquei de robôs, o sumô de robôs e os seguidores de linhas.

Nos últimos anos, a equipe tem se destacado nas competições em que participa, estando atualmente em sétimo lugar no ranking nacional.

Para saber mais sobre a equipe, incluindo fotos e vídeos dos robôs e das competições, informações sobre como participar da mesma, como ser um patrocinador e como ter a equipe demonstrando seus robôs em seu evento visite:

Site da Equipe PUCPR de Robótica Móvel

Página da Equipe PUCPR de Robótica Móvel no Facebook