Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia)

Habilitações em: Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia

A Engenharia Elétrica é uma das profissões mais abrangentes do mercado, sendo relacionada a várias áreas associadas à alta tecnologia. Trabalhar neste segmento é inventar, ter ideias e colocar em prática. Em geral, profissionais do ramo têm afinidade com a física, matemática e da aplicação de conhecimentos científicos, técnicos e empíricos na criação de equipamentos e processos. A atuação do engenheiro eletricista tem papel fundamental no aumento da eficiência na produção industrial e proporciona à sociedade maior comodidade, entretenimento, saúde e segurança.

Inscreva-se

ingresso via nota do ENEMtransferência externaisenção de vestibular para diplomadosReabertura de matrícula

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

3

GUIA DO ESTUDANTE

Galeria de Fotos

Ver galeria completa

Experiências de Aprendizagem

Atividades Complementares

Atividades Complementares

De modo a permitir uma formação integral, os estudantes do curso de Engenharia Eletrônica devem cumprir um número de horas mínimas em atividades complementares ao longo dos cinco anos do curso.

As atividades complementares podem envolver estágios, projetos de iniciação científica, ações culturais, ações acadêmicas, ações sociais e intercâmbio internacional, sendo que o estudante deverá apresentar comprovantes da realização destas atividades. São aceitos como atividades complementares:

Estágios – Realização de estágios extracurriculares, com ou sem remuneração, devidamente comprovados por documentação emitida pelo local de estágio.

Projetos de Iniciação Científica – Participação em projetos de pesquisa como colaborador, com entrega de relatório ao professor orientador. Também inclui a participação em eventos científicos como ouvinte e a organização de eventos acadêmicos, científicos e culturais na universidade, como jornada acadêmica, exposições, seminários e cursos de extensão. Consideram-se também as apresentações de trabalhos em eventos científicos, sob a forma de pôster, resumo ou artigo científico.

Atividades Culturais – Participação de atividades em orquestra, grupo de teatro, grupo de coral ou similares.

Atividades Acadêmicas – Participação em jornada acadêmica ou atividades extracurriculares organizadas pelo curso de Engenharia Eletrônica ou áreas afins, realizadas na PUCPR ou em outras Instituições de ensino superior; participação na feira de cursos; participação em curso de extensão; proferir palestras profissionalizantes; cursar programas de aprendizagem ofertados por outros cursos de graduação; realizar atividades de monitoria de disciplina.

Ações Sociais – Realização de atividades sociais como, por exemplo, a participação em projetos do PROAÇÃO.

Intercâmbio Internacional – Participação em programa de intercâmbio de Graduação com aproveitamento de créditos, a participação em programa de intercâmbio de curso de idiomas e a participação em programa de intercâmbio cultural.


Ver mais

Estágios

Estágios

A realização de estágios é extremamente importante para a formação e a integração do estudante ao mercado de trabalho. Muitas vezes, ao final do programa de estágio, o estudante é contratado.

É importante lembrar que há dois tipos de estágios que podem ser realizados pelo estudante: o estágio obrigatório e o estágio não obrigatório. O estágio obrigatório é previsto no currículo do curso e deve ser realizado no último ano da Graduação, sendo as atividades orientadas segundo as regras disponíveis no Manual do Estágio Obrigatório, entregue aos estudantes por ocasião da realização da disciplina.

O estágio não obrigatório pode ser realizado por estudantes de qualquer ano do curso de graduação, mas deve seguir algumas regras básicas, como estar relacionado à área do curso, ser supervisionado e não exceder seis horas diárias de atividades. Este estágio dever ser registrado junto à secretaria da universidade.

Vagas de Estágio e de Emprego

As vagas de estágio são disponibilizadas para os estudantes por meio do PUC TALENTOS, cujo site possui acesso restrito para os estudantes. Também são disponibilizadas vagas de estágio por meio dos editais do curso e e-mail.


Ver mais

Notícias

Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Escola Politécnica, Notícias - 6/03/2018

Equipe Aerocária, de aeromodelos da PUCPR, é destaque na mídia

A equipe Aerocária PUCPR, composta por alunos de engenharia da PUCPR que constroem aeromodelos para participar de competições pelo Brasil, foi destaque no Estúdio C, programa da RPCTV. A matéria, que teve a participação do capitão do...

Ver Mais Notícias