Ciência da Computação

Formação abrangente, reconhecimento mercadológico, interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Essas e muitas outras características você encontra no curso de Ciência da Computação da PUCPR, que oferece uma preparação completa para um profissional atuante tanto no desenvolvimento científico quanto em funções técnicas. Na trajetória de ensino, o acadêmico encontra um currículo moderno, alinhado com as principais instituições de ensino referências internacionais e também com organizações como a Sociedade Brasileira de Computação e a IEEE/ACM (Association for Computing Machinery). O novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC2018) tem como base a formação por competências e aplicação de metodologias ativas, onde o estudante é o principal agente do processo de aprendizagem. As disciplinas são construídas de maneira a colocar em prática os aprendizados em contextos reais e atuais (aprendizagem significativa). A atualização do currículo criou uma estrutura de aprendizado em que os estudantes se transformam em “fazedores”, permitindo a aplicação imediata dos conteúdos teóricos, desenvolvendo soluções computacionais para os problemas atuais da sociedade. As disciplinas se agrupam em blocos que atendem às demandas atuais e futuras das empresas: BIG data, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Sistemas Ciber Físicos, Redes Sociais, Jogos, etc. As disciplinas clássicas foram reestruturadas para se encaixar neste novo modelo de forma a termos um programa de aprendizado sólido (conceitualmente), eficiente do ponto de vista pedagógico e aplicado. Desta forma, ao longo do curso, o estudante desenvolve visão crítica, empreendedora e criativa para identificar e antecipar estratégias que atendam às necessidades da sociedade.

Inscreva-se

ingresso via nota do ENEMtransferência externaisenção de vestibular para diplomadosReabertura de matrícula

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

4

GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu Capes

3

ENADE 2014

Galeria de Fotos

Ver galeria completa

Experiências de Aprendizagem

TCC 2008

TCC 2008

Monitoramento de Ambiente Baseado em Múltiplas Câmeras  

Descrição da Pesquisa: Nesse projeto de pesquisa o objetivo é criar um algoritmo para identificar diferentes indivíduos presentes numa cena, com a menor taxa de erro possível utilizando múltiplas câmeras em um ambiente fechado.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Alceu Britto Jr.
Estudante: Rafael Ribeiro Dantas Bertin

Extração do Conhecimento em Forma de Regras a partir de uma Rede Neural Treinada   

Descrição da Pesquisa: Extração do Conhecimento em Forma de Regras a partir de uma Rede Neural Treinada. Realizar a comparação entre quatro algoritmos de extração de regras (SUBSET, RuleNet, TREPAN e RULEX) a partir de um conjunto de redes neurais treinadas na tarefa. Com o intuito de obter a rede que permite um conjunto ótimo de regras, serão testadas várias topologias de redes neurais, determinadas por meio de um algoritmo genético.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola

Estudante: Robson Keidy Sewo

Proposta de Processo para Desenvolvimento de Jogos Virtuais

Descrição da Pesquisa: Estudo dos processos de desenvolvimento de software em geral e levantamento das dificuldades da aplicação desses processos no desenvolvimento de jogos. A partir dos dados levantados propor um processo de desenvolvimento que atenda às necessidades específicas dos projetos de jogos.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Luiz Antonio Pavão 
Estudante: Rosane Scheffer

Estudo de aprimoramento de nitidez em cor

Descrição da Pesquisa: O projeto tem como principal objetivo estudar e implementar algoritmos de aprimoramento de nitidez em imagens coloridas e encontrar o melhor espaço de cor a ser usado em cada um dos algoritmos implementados.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon 
Estudante: Wilson Bruno dos Santos Sturaro

Sistema de chat texto/gráfico para o servidor Espec   

Descrição da Pesquisa: Desenvolver um sistema de comunicação local entre usuários de um servidor Unix que possa ser usado em modo gráfico (Gtk) para criar automaticamente salas de chat, lançar convites a usuários conectados, controlar o acesso às salas, permitir troca de arquivos entre usuários, permitir o envio de mensagens assíncronas, e o uso de um Whiteboard (ferramenta gráfica interativa multi-usuário).

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Carlos A. Maziero 
Estudante: Lucas Barbosa Galete

TV2D – Teclado para TV Digital   

Descrição da Pesquisa: Criar um teclado digital para rodar no middleware Ginga no Set-top box da TV Digital, implementado usando Java para ser operado pelo controle remoto da TV Digital para a entrada de dados em aplicações interativas que serão desenvolvidas para a TV Digital.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Emerson Paraíso 
Estudante: Marcos Sanderlei de Oliveira  

Implementação do Algoritmo “Growing Cell Structures” para Agrupamento de Dados de Bioinfomática  

Descrição da Pesquisa: O presente trabalho tem como objetivo estudar estratégias para agrupamento de dados de bioinformática, facilitando o trabalho dos biólogos, pois o mesmo passa a fornecer os dados e tem a tarefa de analisar o resultado sem precisar de um processo intermediário. Sendo o principal foco deste trabalho a implementação do algoritmo Growing Cell Structures (GCS) para agrupamentos de dados de bioinformática.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola 
Estudante: Masararu Luciano Matsumura
  

Câncer de Vitiligo – Reconhecimento da lesão de pele de tipo Vitiligo baseado em segmentação por cor  

Descrição da Pesquisa: O objetivo proposto visa estudar e automatizar mecanismos de medição da área lesionada, baseados em segmentação por cor visando principalmente a obtenção de um sistema de baixo custo, veloz e confiável no diagnóstico correto da área lesionada. Com uso dos algoritmos Kmeans, Fuzzy Cmeans e Multi-Limiarização.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon 
Estudante: Carlos Xavier Oliveira Jr

Document Explorer  

Descrição da Pesquisa: Classificador automático de documentos baseado na similaridade semântica dos mesmos.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Fabricio Enembreck 
Estudante: Daniel Franco Abrahão de Oliveira  

Um serviço de núcleo para informações sobre usuários e grupos    

Descrição da Pesquisa: Em sistemas computacionais multiusuários é importante saber como os recursos computacionais são usados pelos usuários e grupos. Este trabalho implementa um serviço de núcleo capaz de coletar, armazenar e prover dados sobre o uso de recursos no Linux. Serão implementadas e discutidas duas abordagens, uma que utiliza varredura periódica da fila de processos e outra que utiliza pontos do LSM (Linux Security Modules) para coletar os dados.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Carlos A. Maziero 
Estudante: Diogo Roberto Olsen     

Visualizador de Viagens de Composições Férreas   

Descrição da Pesquisa: Implementação de interface gráfica em duas dimensões para o simulador de viagens férreas desenvolvido pelo laboratório de agentes de software da PUCPR. Esta interface deve ser capaz de facilitar a análise dos resultados de uma simulação de viagem, e, portanto, ajudar na elaboração de estratégias de condução de locomotivas mais eficientes.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Fabricio Enembreck
Estudante: Edson Cardoso    

Interface Gráfica 3D para Controle de Tráfego Aéreo   

Descrição da Pesquisa: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento da interface gráfica 3D na região dos aeroportos, considerada a região mais crítica durante o voo, através das informações geradas pelo simulador de voo.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Alcides Calsavara 
Estudante: Érico Battisti Roberti      

Head Tracking para Realidade Virtual e Entretenimento  

Descrição da Pesquisa: Desenvolver uma aplicação que utilizará um dispositivo de Head Tracking para simulações de visualização de objetos e cenas em 3 dimensões.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Paulo V. Radtke 
Estudante: Everton Luís Esteves  

MobileToMobile: Uma rede social móvel descentralizada    

Descrição da Pesquisa: O projeto consiste na criação de uma rede social móvel descentralizada, através do uso de redes P2P. A rede permite a comunicação individual e por meio de grupos, além da transferência de arquivos entre os participantes.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Alcides Calsavara
Estudante: Felipe Rafailov
 

Correção do efeito “olhos vermelhos” em imagens coloridas

Descrição da Pesquisa: Este projeto visa estudar e implementar a automatização do processo de correção do efeito “olhos vermelhos” nas fotos digitais, a fim de que o efeito seja reduzido ao máximo e com a mínima interação possível do usuário.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Jordana Davet  

Identificação da Pele Humana em Imagens Digitais

Descrição da Pesquisa: O projeto tem como principal objetivo estudar e automatizar mecanismos de reconhecimento de pele baseados em segmentação por textura e cor, visando principalmente a obtenção de um sistema de baixo custo, veloz e confiável.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr Jacques Facon
Estudante: Jouglas Alves Tomaschitz
  

New Animated    

Descrição da Pesquisa: Uma plataforma para apresentação e gestão de programas interativos para a TV digital brasileira, onde os programas serão apresentados por avatares (agentes animados, figuras) que agirão como um apresentador humano.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Emerson Paraiso
Estudante: Julio Galvão Santana
 

Metodologia de segmentação de Imagens da Primeira Bíblia impressa

Descrição da Pesquisa: O objetivo deste projeto é estudar as metodologias de segmentação a fim de criar um método para segmentar imagens das páginas da Bíblia de Gutenberg, de uma maneira que possam ser extraídas e separadas as informações presentes nas imagens.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Julius Marcondes Machado


Ver mais

TCC 2007

TCC 2007

Petrikit: Ferramenta de análise de Redes de Petri   

Descrição da Pesquisa: PetriKit é um conjunto modular de ferramentas para análise de sistemas modelados em redes de Petri. As ferramentas são escritas em Python e provêm interface em linha de comando, definida para permitir sua integração a scripts ou ambientes gráficos de análise de redes de Petri. São providas ferramentas para a geração do grafo de acessibilidade, extração de propriedades básicas e extração de invariantes. Os resultados são fornecidos em texto puro, HTML ou XML.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Carlos A. Maziero
Estudante: Conrado Porto Lopes Gouvêa

Aprendizagem de máquina aplicada à previsão de mercado acionário   

Descrição da Pesquisa: O projeto consiste em utilizar características do mercado de ações, tais como volume negociado, preço de abertura, preço de fechamento para estimar o preço de ações da Bovespa. O protótipo foi avaliado com base em ações da Petrobras e Vale. Os resultados foram satisfatórios, produzindo um erro médio de 1% no valor da predição.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Luiz Oliveira Soares 
Estudante: Daniel Satoshi Kajita

Biometria de Mãos 

Descrição da Pesquisa: Desenvolvimento de extração de primitivas baseadas na geometria de imagens de mãos com o objetivo de identificação e verificação. O método de classificação utilizado foi SVM – Support Vector Machine. As primitivas extraídas consideram medidas lineares e angulares dos dedos e do dorso da mão.

Equipe:
Professora/Orientadora: Dr.ª Cinthia Freitas

Estudante: Danillo Caporal Piotrovski

Extração do Conhecimento em Forma de Regras a partir de uma Rede Neural Treinada   

Descrição da Pesquisa: As redes neurais artificiais são uma das técnicas que possuem o melhor desempenho em vários tipos de problemas de reconhecimento de padrões. Entretanto, muitas vezes elas não são utilizadas, tendo em vista que se necessita compreender como o problema foi resolvido, o que não é possível diretamente com a mesma, pois seu comportamento é do tipo “caixa-preta”. Em muitos casos, deseja-se obter o conhecimento explícito sob a forma de regras de produção (do tipo IF-THEN) para uma tarefa de classificação a ser executada sob um conjunto de bases de dados. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um algoritmo de extração de regras a partir de um conjunto de redes neurais treinadas na tarefa e a avaliação de seu desempenho. Com o intuito de obter a rede que permite um conjunto ótimo de regras, foram testadas várias topologias de redes neurais, determinadas através de um algoritmo genético.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola
Estudante: Dario Schulli Viana

Sistema para Jogar Go com Evolução do Aprendizado por Estratégia Evolucionária e Avaliação com Redes MLP   

Descrição da Pesquisa: O objetivo deste projeto consistiu na implementação e avaliação de um sistema que aprende a jogar Go baseado unicamente nas regras do jogo, não sendo programado para baseado na experiência de jogadores humanos. Ele usou uma estratégia evolutiva para definir o valor de cada um dos fatores que determina a qualidade de uma determinada disposição de peças no tabuleiro, baseado no algoritmo alfa-beta. Para avaliar os resultados e determinar novas combinações foram utilizados resultados de várias partidas que as diversas versões do sistema disputam. O objetivo foi de criar um sistema que aprenda a partir do zero (sem programação de regras) a jogar Go com eficiência cada vez maior à medida que as partidas vão acontecendo.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola
Estudante: Diego Cardoso

Estudo Comparativo de técnicas de aprimoramento de nitidez   

Descrição da Pesquisa: O objetivo proposto foi  estudar, implementar e comparar a eficiência de algoritmos de aprimoramento de nitidez de imagens em níveis de cinza.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Eduardo Guollo Melo

Zoning em Caracteres Manuscritos  

Descrição da Pesquisa: Estudo de mecanismos de zoneamento (zoning) em caracteres manuscritos. As primitivas têm por base o fundo da imagem dos caracteres. Utilizou-se RN -Redes Neurais para realização de experimentos de reconhecimento. O mecanismo de zoneamento analisado foi o proposto por Radtke (2002).

Equipe:
Professora/Orientadora: Dr.ª Cinthia Freitas
Estudante: Melanie Young Yee
  

Câncer do vitiligo  

Descrição da Pesquisa: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de algoritmos capazes de detectar regiões lesionadas na pele por meio de imagens coloridas, tendo em vista a identificação da doença do vitiligo.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Raphael Silva Ferreira

Inspeção de Solda MIG Usando Visão Computacional   

Descrição da Pesquisa: O projeto tem como objetivo a inspeção de solda MIG utilizada na fixação das garras em logarinas utilizadas em sistemas de armazenagem. Técnicas de Visão Computacional são utilizadas para detectar problemas relacionados à falta ou excesso de solda.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Alceu Britto Jr.
Estudante: Thiago Eduardo Szczepanik

Análise Semântica de Hiperlinks       

Descrição da Pesquisa: Projeto de integração de crawlers livres com sistema de avaliação semântica das conexões, gerando uma rede de links que facilitarão a busca na rede.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Manoel C. Penna
Estudante: Thiago Henrique H. Zavaschi
 

Biometria de Mãos   

Descrição da Pesquisa: Desenvolvimento de sistema em Java para identificação e verificação de pessoas por meio da geometria e contorno extraídos de imagens de mãos. O contorno considera um mecanismo de zoning (nove regiões) e utiliza-se Distância Euclidiana para realizar as comparações.

Equipe:
Professora/Orientadora: Dr.ª Cinthia Freitas
Estudante: Filipe Tashibana

View Factor – LST: Software para cálculo de fator de forma   

Descrição da Pesquisa: O objetivo do projeto consiste em desenvolver uma ferramenta para cálculo de fator de forma, entre objetos planos, genericamente dispostos entre si, podendo conter aberturas ou obstruções. Fator de forma pode ser descrito como o feixe que emana de uma de uma superfície e incide em outra. O sistema proposto deve interpretar um arquivo contendo o ambiente, triangular as superfícies desejadas e realizar o cálculo.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Nathan Mendes
Estudante: Bruno Giacomet

Dermato Funcional: um sistema de apoio à tomada de decisão multi-paradigma   

Descrição da Pesquisa: O sistema Dermato Funcional baseia-se em uma arquitetura integrada que permite a coabitação de objetos (em Java®) e regras de produção (em Jess®). O resultado final do projeto foi um conjunto de módulos de software integrados, a saber: um parser para converter regras escritas em Português para o formato Jess; um prontuário para uma clínica de fisioterapia; um gerador de consultas especializadas em recomendações de tratamentos fisioterapêuticos.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Edson Scalabrin
Estudante: Rafael Paz de Andrade

Acelerador de Internet    

Descrição da Pesquisa: O objetivo deste projeto é o de desenvolver um sistema para acelerar a navegação na Web, transferência de e-mails e download de arquivos por meio de técnicas de compressão e caching de dados e de redução de qualidade de imagens.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Edgard Jamhour
Estudante: Davi Einstein Melges Arnaut
  

Ambiente Gráfico para Criação de Cenários de Crimes

Descrição da Pesquisa: Desenvolvimento de ferramenta 2D e 3D para criação de cenários de crimes, considerando a base de dados de objetos 3D elaborada no projeto CNPq: Análise de Cenários de Crimes por meio de modelos 3D. Essa ferramenta permite a elaboração do croqui do cenário (2D) e realiza automaticamente a conversão para 3D permitindo que o usuário navegue no cenário e observe o mesmo de diferentes ângulos.

Equipe:
Professora/Orientadora: Dr.ª Cinthia Freitas
Estudante: Cassiana Cunha Schepelski

Biblioteca para Criação de Interfaces Gráficas 3D

Descrição da Pesquisa: Desenvolvimento de uma biblioteca de rotinas para criação de interfaces gráficas tridimensionais baseadas em OpenGL 2.0. O resultado é apresentado como uma coleção de funções responsáveis pela criação de objetos de interface como botões, caixas de texto, janelas etc. Um pequeno protótipo foi criado com a intenção de exemplificar o uso da biblioteca “Calculadora 3D”, desenvolvida em MS-C++. Na documentação constam, tanto o processo de desenvolvimento da biblioteca, como a forma de utilizar a biblioteca para construir interfaces para aplicativos. A geometria da interface é definida em um arquivo texto, onde a cena 3D que representa a interface é descrita.

Equipe:
Professor/Orientador: MSc. Luiz Antonio Pavão
Estudante: Emilena Airi Shimako

Sistema especialista para avaliação e diagnóstico da qualidade da energia elétrica

Descrição da Pesquisa: O objetivo desse projeto foi criar um sistema computacional, baseado na tecnologia de Sistemas Especialistas para, a partir de dados obtidos de consumidores de energia elétrica, mensurados com equipamentos devidamente aferidos, avaliar o nível de qualidade da mesma, seguindo as normas que estão sendo propostas pela ANEEL, além de solucionar problemas ligados a qualidade da energia elétrica.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola
Estudante: Davi Romero Carneiro
  

Seleção de Genes de Tumores Embrionários

Descrição da Pesquisa: O objetivo deste trabalho é utilizar dados de Bioinformática para a previsão de surgimento de meduloblastomas em crianças. A partir de dados de microarray obtidos de 99 amostras de pacientes, determinam-se quais os genes que apresentam maior probabilidade de causarem o aparecimento de meduloblastomas, tendo em vista que este é o tumor cerebral maligno mais comum na infância e sua patogênese é desconhecida. Para tanto, são usadas técnicas baseadas em redes neurais artificiais e no algoritmo C4.5, a fim de se determinar qual delas é a mais adequada para esta tarefa.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola
Estudante: Jaqueline Costa da Silva
   

Classificação Automática de Textos por Categoria

Descrição da Pesquisa: Este trabalho propõe uma maneira de classificar automaticamente um texto de acordo com a sua categoria. O texto de sofre um conjunto de operações, sendo representado como uma matriz, em que cada linha da matriz representa um texto original e cada coluna indica uma característica do texto. Cada célula representa a frequência de cada uma das características do texto indicado na linha correspondente. Os dados, preparados desta forma, são transformados para o formato ARFF e fornecidos a um classificador (C4.5) para a criação do modelo a ser usado para a classificação do texto.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Julio Nievola
Estudante: Gabriel Mathias Rocha

Câncer Do Melanoma

Objetivos: Sistema computacional de reconhecimento de lesões de pele de tipo Melanoma.

Descrição da Pesquisa: O melanoma é um tipo de câncer mais grave que os cânceres de pele mais comuns que se espalha muito devido aos descuidos perante os efeitos danosos do sol. A Sociedade Americana de câncer estima que, em 2007, aparecerão 59,940 novos casos de melanoma nos USA. Uma das maneiras de se identificar um câncer de pele como maligno ou benigno é aplicar os critérios ABCD [ABCD1994]. O fator A corresponde à assimetria da mancha, B às bordas, C às cores e D ao diâmetro. Manchas malignas apresentam assimetria, têm bordas irregulares, cores muito variáveis em uma mesma mancha e/ou diâmetro maior que o comum. O foco desse projeto foi o de desenvolver um sistema computacional de reconhecimento de lesões de pele de tipo Melanoma baseado em segmentação por cor, visando principalmente a obtenção de um sistema de baixo custo, veloz e confiável no diagnóstico correto da doença. Somente o critério C foi contemplado.

Palavras-chave: Processamento de Imagens, Melanoma, reconhecimento.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Diogo Muller de Miranda

Segmentação de Imagens de Ressonância Magnética do Cérebro: Estudo Comparativo

Objetivos: Sistema computacional de segmentação de imagens de ressonância magnética do cérebro.

Descrição da Pesquisa: atualmente, uma grande parte dos exames médicos é realizada em clínicas especializadas, onde os resultados são analisados por profissionais qualificados. De forma geral, o que acontece num consultório é que um profissional realiza certos exames em um paciente. Após o término do exame, normalmente, o paciente é liberado e o profissional realiza a análise desses exames, que pode gerar várias imagens específicas. Esse tipo de análise demonstra ser repetitivo, portanto cansativo e sujeito a falhas humanas por parte do especialista. O foco desse projeto foi o de desenvolver um sistema computacional de identificação e separação dos conteúdos apresentados em uma imagem de ressonância magnética do cérebro. Duas técnicas de multi-limiarização de imagens foram desenvolvidas. A eficiência dessas técnicas demonstra a viabilidade de uso delas para a localização automática de tumores em imagens de RMI do cérebro.

Palavras-chave: Processamento de Imagens, ressonância magnética, cérebro, tumores segmentação.

Equipe:
Professor/Orientador: Dr. Jacques Facon
Estudante: Fábio Alexandro Nocera


Ver mais

Ver mais Experiências