Projetos em Andamento

Os docentes do PPGEPS desenvolvem diversos projetos em parceria com empresas. A seguir, uma lista com os projetos em andamento:

SMART DATA ANALYTICS FOR SMART GRID

Empresa: Radek Sistemas de Informação LTDA

Coordenador: Prof. Edson Pinheiro de Lima

PESQUISA E INOVAÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO E CRIAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR DE TECONOLOGIAS ORIENTADO AO AUMENTO DA MATURIDADE NOS CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0

Empresa: Nilko Tecnologia LTDA

Coordenador: Prof. Eduardo de Freitas Rocha Loures

PESQUISA E INOVAÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS ORIENTADO AO AUMENTO DA MATURIDADE NOS CONCEITOS DE LEAN MANUFACTURING E INDÚSTRIA 4.0

Empresa: Fibersul Fibra Óptica e Acessórios LTDA

Coordenador: Prof. Eduardo de Freitas Rocha Loures

PROJETO DE P&D DE UMA METODOLOGIA ATRAVÉS DA ABORDAGEM SHORT-TERM SIMULATION APLICADOS A GESTÃO DE ATIVOS

Empresa: Thiago Braghirolli EIRELI

Coordenador: Prof. Eduardo Alves Portela Santos

PESQUISA E INOVAÇÃO DE UM MÉTODO DE PROJETO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO COM FOCO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

Empresa: VSD Systems & Robotics LTDA

Coordenador: Prof. Fernando Deschamps

IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM REDES DE OPERAÇÕES

Empresa: André Silva de Souza (Pessoa Física)

Coordenador: Prof. Fernando Deschamps

PROPOSTA DE PROGRAMA PARA O ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O APRIMORAMENTO DE PROCESSOS COM ÊNFASE NA MELHORIA DA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS E AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DA RENAULT DO BRASIL

Empresa: Renault do Brasil S/A

Coordenador: Prof. Fernando Deschamps

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO SISTEMA DE MONITORAMENTO DE VEÍCULOS BASEADO EM PROCESSAMENTO DE IMAGENS COGNITIVO

Empresa: NHS Sistemas Eletrônicos LTDA

Coordenador: Prof. Osiris Canciglieri Junior

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTELIGENTE DE RASTREABILIDADE DE INFORMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS DE CONFORMIDADE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

Empresa: Robert Bosch LTDA

Coordenador: Prof. Osiris Canciglieri Junior

PROPOSTA DE UM MODELO GERENCIAMENTO INTEGRADO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE VIDA DO PRODUTO BASEADO NOS CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0

Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI, chamada pública CNPq n° 23/2018, referente a execução do projeto de título PROPOSTA DE UM MODELO GERENCIAMENTO INTEGRADO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE VIDA DO PRODUTO BASEADO NOS CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0

Empresa: Andiara Marques ME

Coordenador: Prof. Osiris Canciglieri Junior

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE BIG DATA E DATA ANALYTICS PARA A INTEGRAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE UMA FÁBRICA INTELIGENTE E CONECTADA

Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI, chamada pública CNPq n°23/2018, referente a execução do projeto de título PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE BIG DATA E DATA ANALYTICS PARA A INTEGRAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE UMA FÁBRICA INTELIGENTE E CONECTADA

Empresa: Roberto Bosch LTDA

Coordenador: Prof. Osiris Canciglieri Junior

REDE DE COMUNICAÇÃO PARA TELEMETRIA DE DISPOSITIVOS IOT

Empresa: Quality Flux Automação e Sistemas LTDA

Coordenador: Prof. Roberto Zanetti Freire

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS INOVADORAS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Empresa: Renault do Brasil S/A

Coordenador: Prof. Roberto Zanetti Freire

MODELO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE

Empresa: Vapza Alimentos S/A

Coordenador: Prof. Sergio Eduardo Gouvea da Costa

Exigências para a obtenção dos títulos

O Programa tem duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, para o curso de Mestrado, e mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, para o curso de Doutorado.

 

Para obtenção do Título de Mestre, é necessária, além de outras exigências, a aquisição de um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, assim distribuídos:

  • 15 (quinze) créditos em disciplinas nas áreas de concentração do Programa;
  • 6 (seis) créditos em atividades complementares;
  • 3 (três) créditos em atividades de trabalho orientado (Estudo Independente); e
  • 12 (doze) créditos em elaboração e defesa da dissertação de mestrado.

É obrigatória, para bolsistas de órgão oficial de fomento ou de dedicação exclusiva, a obtenção extra de 2 (dois) créditos em Estágio de Docência.

 

Para obtenção do Título de Doutor, é necessária, além de outras exigências, a aquisição de um mínimo de 72 (setenta e dois) créditos, assim distribuídos:

  • 27 (vinte e sete) créditos em disciplinas nas áreas de concentração do Programa;
  • 12 (doze) créditos em atividades complementares;
  • 9 (nove) créditos em atividades de trabalho orientado (Estudo Independente); e
  • 24 (vinte e quatro) créditos em elaboração e defesa da tese de doutorado.

É obrigatória, para bolsistas de órgão oficial de fomento ou de dedicação exclusiva, a obtenção extra de 2 (dois) créditos em Estágio de Docência.

Impacto na Sociedade

O PPGEPS/PUCPR contribui na formação de recursos humanos qualificados para atuar no setor produtivo nacional e internacional, elevando a qualidade e as competências das empresas. Estes profissionais podem contribuir para a melhoria do desempenho na produção de bens e serviços, fazendo com que as empresas possam gerar mais riqueza. Desta forma, aumentam-se os níveis de renda e transferem-se benefícios à sociedade na forma de empregos, melhores salários e na melhoria na qualidade de vida laboral (aproximadamente, 75% dos egressos e alunos regulares estão empregados na indústria e comercio). Além disso, contribui para a melhoria da qualificação dos docentes que atuam nos sistemas público e privado nas áreas de competência do programa (aproximadamente, 25% dos egressos e alunos regulares atuam como professores em instituições educacionais).

O PPGEPS/PUCPR tem participado ativamente em iniciativas que visam o desenvolvimento de uma discussão a respeito da ética, da responsabilidade social e da interação com o meio ambiente, particularmente, no que se refere ao projeto de sistemas de produção sustentáveis. Desenvolve, assim, projetos de pesquisa orientados ao desenvolvimento de produtos e de operações sustentáveis e inclusivas, por meio de projetos de pesquisa:

i) Projeto de desenvolvimento de modelos para gestão de operações sustentáveis (OpSus): Este projeto teve inicio de suas atividades em uma parceria entre a Agência de Inovação da PUCPR e a empresa Sofhar S.A. para o desenvolvimento de um software para apoiar a gestão da sustentabilidade nas empresas. Os indicadores gerados cobrem aspectos econômicos, ambientais e sociais e permitem uma gestão integrada da sustentabilidade nas empresas. O produto desenvolvido foi ganhador do 6º. Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo e Sustentabilidade – Categoria Econômico Empresas de Médio-Grande e Grande Porte. No período 2016-2018 o projeto OpSus tem seus desdobramentos junto à Renault do Brasil por meio de parceria entre a PUCPR e Fundação Araucária. Atualmente estão sendo desenvolvidos modelos, processos, procedimentos e aplicação para avaliação de materialidade e valor compartilhado que tem impacto direto na responsabilidade social corporativa, ou seja, permite que a empresa melhor avalie a sua inserção e papel na sociedade com que se relaciona;

ii) Projeto POTA (Projeto Orientado à Tecnologia Assistiva): a) dispositivo de referência (hardware e software) desenvolvido para auxiliar as ações e atividades dos paraatletas com baixa ou nenhuma visão no “futebol de cinco” e “Goalball”; b) desenvolvimento de dispositivos protéticos de baixo custo utilizando impressão 3D (manufatura aditiva) para reabilitação e mobilidade de pessoas com deficiência física do membro superior (foram entregues em torno de 150 dispositivos a comunidade sem custo algum; c) patente de dispositivo protético de baixo custo para hipismo modalidade Paraequestre (a atelta foi campeã brasileira na modalidade hipismo Paraequestre); d) bengala de baixo custo para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual; e) prancheta de apoio e instrução para paratletas de “futebol de cinco” e “Goalball”;

iii) Projeto de melhoria de processos para atendimento de pacientes nos hospitais Cajuru, Santa Casa de Misericórdia e Erasto Gaertner situados em Curitiba;

iv) Projeto Tecnologia Inovadora e modelos matemáticos baseados em computação natural aplicados à biomecânica da natação (TIMMCN);

v) Projeto Problemas de Localização de Facilidades, onde são utilizadas técnicas como Algoritmos Genéticos, Simulated Annealing, TabuSearch, dentre outras, para localização de escolas, de postos de saúde, de creches, etc;

vi) Projeto AVMDA (Automação Voltado à Melhoria do Desempenho de Atletas): este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias assistivas e o uso da inteligência computacional, visando fornecer informações relevantes a técnicos e especialistas no esporte sobre fatores que influenciam no desempenho de atletas e paratletas. Já foram desenvolvidos protótipos para análise do perfil de velocidade, braçadas e partidas de nadadores, estes utilizados com a equipe brasileira paratlética de natação. Auxiliando na melhora do desempenho de possíveis novos talentos do esporte no entorno da PUCPR, motivando o desenvolvimento de pesquisa multidisciplinar;

vii) Projeto de mineração de processos de tratamento de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) armazenadas em 5 hospitais públicos na cidade de Joinville (cerca de 5000 pacientes). Projeto em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em saúde (PPGTS) da PUCPR. O objetivo do projeto é analisar a conformidade do processo em relação as diretrizes clínicas da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV). Através da mineração identifica-se de desvios em relação as recomendações estabelecidas nas diretrizes clínicas, passo inicial para os hospitais promoverem um atendimento de maior qualidade a população;

viii) Projeto de mineração de processos de atendimento do pronto socorro no Hospital Cajuru (Curitiba-PR). O hospital Cajuru atualmente atende 100% pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo hospital de referência em Curitiba. O objetivo do projeto vem sendo de propor melhorias no processo do PS, através de diversas iniciativas: diminuição do tempo de espera dos pacientes, alocação mais adequada dos recursos humanos, melhorar layout e fluxo de informações.

A PUCPR incentiva os docentes dos Programas de Pós-Graduação a participarem do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior, ofertado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Curitiba e Região Metropolitana. O PPGEPS, através de alguns professores e seus orientados de doutorado orientaram 6 alunos do ensino médio utilizando bolsas PIBICjr da instituição no período de 2013/2016.

Repercussão

Levando-se em conta as estatísticas mais relevantes que envolvem os egressos do PPGEPS nos últimos 4 anos (2015 – 2018), 36% tornaram-se docentes, sendo 6% desse número em universidades internacionais e 93% em instituições de ensino superior. Destacam-se, nesse caso, aqueles que atuam em regiões em desenvolvimento no interior do estado do Paraná, outros em programas de pós-graduação bem avaliados (CAPES 7) e em coordenação de cursos de graduação. Além disso, 19% permaneceram no programa com o intuído de complementar suas formações, o que inclui alunos de doutorado e pós-doutorado que possuem potencial para se tornarem pesquisadores independentes, aptos para criar novos núcleos de pesquisa. Outros números expressivos são o percentual de alunos que trabalham em empresas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia 18%, e o de empreendedores, que partem do PPGEPS para o desenvolvimento da economia local através de suas empresas, nesse caso 11%. Atualmente o PPGEPS já formou 318 mestrandos, 40 doutorandos e 6 pós-doutorandos. Deste total, 16 mestrados e 10 doutorados foram concluídos em 2018.

O PPGEPS participa continuamente da Feira de Pesquisa e Inovação da PUCPR, visando expor seus projetos para os diversos segmentos da sociedade. No evento são expostos aqueles projetos de pesquisa com conteúdo inovador e que poderão representar uma oportunidade para o setor produtivo, como para segmentos governamentais. A PUCPR conta com a Agência de Inovação PUC, responsável por gerenciar a interação entre os pesquisadores, o setor empresarial e outros interessados.

O PPGEPS possui forte colaboração interinstitucional, tanto nacional como internacional, como explicitado nas seções anteriores. Seus professores têm participado neste quadriênio em diversos congressos gerenciando sessões especiais, assim como ministrando workshops em distintos eventos acadêmicos. Adicionalmente, pertencem a diferentes associações científicas (ATDE, SEMS, IISE, International Foundation for Production Research, ISA, INCOSE, ASEM, PMI, ANPEPRO, POMS, Fundaçao Araucaria, ) e têm mostrado atividade representativa em diferentes comitês de eventos científicos (ICPR-AM 2018, ICIST, OTM/IFAC/IFIP, IJCIEOM, Comitê de Assessoramento da Engenharia de Produção e de Transportes da CNPq, BRAGFOST 2017, MOCAST 2017).

É de destacar que o PPGEPS organizou no Campus da PUCPR o evento ENPPEPRO 2016 – Encontro Nacional de PPGs em Engenharia de Produção. Também participou da organização do VI Congresso de Sistemas LEAN – “Explorando a flexibilidade e o potencial do Lean Thinking”, em junho de 2016.

Outro ponto importante para a visibilidade do programa são os prêmios obtidos pelos discentes do programa. No período 2015-2018 podemos destacar:

  • 1 artigo premiado em periódico internacional (International Journal of Production Research);
  • 7 artigos premiados em conferências nacionais e internacionais (ICPR 2015, CBIC 2015, ADMPG 2016, SIMPEP 2016, Supply chain 4.0 2017, CBIS 2018, GECCO 2018, SBPO 2018);
  • 2 teses premiadas (ABEPRO 2017, CAPES 2017);
  • Além de diversas menções honrosas para artigos, trabalhos e em competições (7 no total);
  • 1 prêmio de primeiro lugar no Legado de Empreendorismo Social 2018 do governo do estado do Paraná;
  • 2 prêmios Institucionais PUCPR de inovação e empreendedorismo (2018);
  • 1 prêmio institucional PUCPR pela sua excelência em publicação científica em 2018, com a segunda melhor proporção entre número de publicações qualificadas (Scimago Journal – Q1) e número de professores do programa.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu (v. Anexo 1), com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para  pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.