Destaque - 19 ago 2019

Professores do PPGTS realizam missão científica na Alemanha

Docentes conheceram a RWTH AACHEN University

Os professores Mauren Abreu de Souza e Guilherme Nunes Nogueira Neto, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde – PPGTS, realizaram na semana de 10 a 20 de julho, atividades de pesquisa na RWTH AACHEN University e no Hospital Universitário (RWTH Uniklinik), em Aachen, na Alemanha. Tal participação é referente ao projeto em colaboração intitulado “Potentials of thermal imaging for biomedical applications: Early detection and localization of infections and inflammatory processes in animals and human subjects” – financiado pela CAPES e DAAD (Projeto PROBRAL).

Docentes PPGTS PUCPR visitam universidade Alemanha

Na foto, à esquerda, acima, Prof. Guilherme e à direita, Profa. Mauren, durante palestra apresentando pesquisas realizadas no PPGTS. Ao centro, pesquisadores alemães juntos com os brasileiros. Abaixo, à esquerda e à direita, a RWTH Uniklinik (ex. Hospital Universitário), pertencente à Universidade de Aachen

Esse projeto consiste em intensificar a parceria entre os grupos de pesquisa envolvidos (por exemplo, RWTH AACHEN University – na Alemanha, e o PPGTS/PUCPR – aqui no Brasil), de modo a gerar pesquisa acadêmica e inovação. Sendo assim, a relevância clínica do projeto, focando na infecção e inflamação, é uma proposta a ser melhor explorada por meio do uso de imagens térmicas infravermelhas. O objetivo principal deste projeto é incluir exatidão e precisão com a utilização de modelos tridimensionais (3D) da região em análise (sobreposição das imagens térmicas relacionadas à geometria 3D), proporcionando avaliações clínicas mais exatas e precisas.

O projeto iniciou-se em janeiro/2019 e a primeira visita da delegação alemã (três pesquisadores e estudantes de doutorado) foi em abril 2019. Em julho/2019, foi a vez da delegação brasileira participar dessa missão de trabalho. Vale mencionar que o projeto prevê bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado de um ano, a ser desenvolvido em colaboração com Aachen/Alemanha. Estudantes e pesquisadores interessados podem contatar a Profa Mauren, pelo e-mail: [email protected].