Destaque - 19 jun 2019

Professor da PUCPR participa de audiência pública sobre Proteção de Dados em Brasília

Audiência pública discutiu sobre a Proteção da Privacidade do Cidadão

Na última terça-feira (18), o professor da PUCPR, Altair Olivo Santin, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIA), participou de audiência pública na câmara dos deputados, em Brasília, para debater sobre a Proteção da Privacidade do Cidadão, em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 Professor da PUCPR participa de audiência de proteção de dados em BrasíliaA Comissão de Defesa do consumidor (DECOM) abordou sobre a segurança e privacidade de empresas e usuários. Santin ressaltou a necessidade de formação de profissionais da área de segurança da informação por meio de cursos de graduação, pois estima-se uma falta global de 1.8 milhões de profissionais na área de segurança em 2022. Outra iniciativa é a capacitação de professores do ensino fundamental e médio. “Precisamos ensinar sobre segurança e privacidade aos jovens no sentido de termos futuros cidadãos mais conscientes desta necessidade”.

Além de ensinar os jovens sobre segurança digital é fundamental ter campanhas de esclarecimento para o público tecnologicamente vulnerável: os idosos. “É fundamental orientar sobre a segurança e privacidade quando os idosos usam aplicativos de celulares e programas de computador para que não se tornem vítimas fáceis de golpes”, alerta.

Santin, que também é coordenador da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg), ressaltou o desenvolvimento do Referencial Curricular do curso de CiberSegurança na da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), passo necessário para que o curso de bacharelado em CiberSegurança seja reconhecido pelo Ministério da Educação.