Destaque - 17 set 2019

Mestranda do PPGTS realiza intercâmbio na Itália

Pesquisa de Letícia Moura é ''Desenvolvimento de hidrogel bioabsorvível e avaliação quanto a biocompatibilidade e potencial indutor de diferenciação em células-tronco Mesenquimais"

estudante PPGTS PUCPR intercâmbio ItáliaA mestranda do PPGTS, Letícia Moura, está em intercâmbio na Itália, onde desenvolve a pesquisa ”Desenvolvimento de hidrogel bioabsorvível e avaliação quanto a biocompatibilidade e potencial indutor de diferenciação em            células-tronco mesenquimais”. O estudo tem como linha de pesquisa a Bioengenharia, com o objetivo de avaliar um novo biomaterial para utilização clínica no reparo e regeneração tecidual pela injeção do hidrogel em áreas lesionadas ou fabricação de tecidos sintéticos por bioimpressão A oportunidade de intercâmbio surgiu pela parceria entre a professora Dra. Beatriz e a professora Dra. Serena Danti, diretora do Departamento de Bioengenharia de Tecidos do Hospital Cisanello, localizado em Pisa, na Itália.

A estudante está inserida na Unità Operativa Otorinolaringoiatria-OTOLAB, onde são realizados os ensaios de biocompatibilidade dos novos biomateriais. O laboratório possui um banco de células-tronco mesenquimais, utilizadas pela Letícia para o cultivo em arcabouços do hidrogel (desenvolvido e com registro de patente por ela e sua orientadora), além de equipamentos de alta tecnologia utilizados para os ensaios de biocompatibilidade do material, mais especificamente, a avaliação em tempo real da viabilidade celular, avaliação da indução de diferenciação celular e ensaios histológicos. Letícia conta, ainda, com pesquisadores experientes que deram todo o suporte necessário para o desenvolvimento dessa pesquisa. O projeto encontra-se em fase de conclusão, com retorno da estudante para o Brasil previsto para o início de outubro.