Destaque - 19 jun 2019

Escola Politécnica da PUCPR promove discussão sobre a participação das mulheres nos cursos das engenharias e computação

Evento reuniu estudantes, egressas e docentes da PUCPR no espaço L’hemitarge, no Câmpus de Curitiba

Na última terça-feira (18), a Escola Politécnica da PUCPR promoveu um encontro no espaço L’hemitarge para discutir o tema sobre a participação das mulheres nos cursos da Politécnica. Mais de 50 mulheres entre estudantes, egressas e docentes da PUCPR discutiram sobre o tema: “Por que somos poucas nas áreas de engenharia e computação”?

Mulheres discutem desigualdades profissão engenharia e computação pucprDurante o evento as participantes puderam relatar situações machistas no meio acadêmico, no mercado de trabalho e até mesmo em casa. Para a decana da Escola Politécnica, Andreia Malucelli, a iniciativa busca promover um ambiente acolhedor para que as mulheres fiquem confiantes para permanecerem no curso e com isso atrair mais profissionais do sexo feminino para as engenharias e computação. “É preciso criar uma discussão com o mercado de trabalho para diminuir as desigualdades e as mulheres terem as mesmas oportunidades que os homens dentro e fora da Universidade”.

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, a desigualdade entre homens e mulheres não diminuiu em 27 anos. Prova disso é que 41,5% das mulheres com graduação universitária não trabalham, contra apenas 17,2% dos homens. Quando elas são contratadas, podem receber remunerações até 30% menores pela mesma função.

O pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci, ressaltou durante o evento sobre a necessidade do respeito e a da valorização da mulher na sociedade. Ele lembrou que a maior inspiração de toda obra Marista vem de uma mulher, Maria, a mãe de Jesus, a quem Champagnat chamava de “Boa mãe”.