Destaque - 09 mar 2018

Sistema IoT desenvolvido na PUCPR permite a identificação de doenças na plantação de soja

Novidade, criada em projeto de cooperação tecnológica com a Nokia, monitora o microclima e emite notificações relacionadas com a predição de doenças da plantação de soja

Com o objetivo de atuar no controle de pragas em lavouras, o Laboratório de Estudos Avançados em Sistemas Móveis mantido pelo Centro de Inovação e Sistemas em Nuvem da PUCPR, contratado pela Nokia, desenvolveu uma plataforma que identifica a possibilidade de ocorrência de uma doença na plantação de soja, dadas as condições ambientais correntes e históricas. A novidade, resultado de um acordo de cooperação técnica da Universidade com a Empresa, foi desenvolvida por professores, estudantes e engenheiros da Instituição e promete revolucionar o setor de agrobusiness.

A solução, composta por um sistema de sensores, atua de forma integrada com uma plataforma IoT em nuvem e com a aplicação responsável por analisar os dados e emitir notificações ao usuário final. Ela inova também pelo uso de tecnologias celulares emergentes voltadas para aplicações IoT: LTE-M e NB-IoT.  Nesta primeira versão do sistema, os sensores foram programados para coletar informações de temperatura e quantidade de água nas folhas. Assim, a ferramenta cruza o conteúdo extraído com dados pré-existentes e identifica se a plantação tem ou não as condições de microclima que podem levar às doenças.

O projeto atua na área de agricultura de precisão e beneficiará, principalmente, agricultores, estudantes e profissionais da área.  Os primeiros testes da ferramenta foram realizados em laboratório e, diante do resultado, análises de campo deverão ser realizadas.​