Destaque - 10 abr 2018

PUCPR prepara programação especial em homenagem ao Dia Mundial da Biomecânica

Evento acontece no próximo dia 11, na Universidade

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Saúde e o curso de Educação Física da PUCPR prepararam uma programação especial para tratar do tema biomecânica, em comemoração ao Dia Mundial da Biomecânica, celebrado em 11 de abril. Neste dia, das 14h às 17h, alunos do colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração farão uma visita ao Laboratório de Motricidade Humana da Universidade, para vivenciar e compreender uma ciência que avalia o movimento do corpo humano sob as leis da Física: a Biomecânica. Na ocasião, os estudantes também farão uma imersão 3D no FTD Digital Arena, para assistir o filme O Código do Corpo.

Conforme o coordenador do evento Eduardo Mendonça Scheeren as ações são destinadas à alunos de todos os níveis escolares, do pré-escolar ao ensino médio. A intenção, explica, é estimular o conhecimento e curiosidade sobre o funcionamento dos laboratórios e pesquisas realizadas.

“A biomecânica engloba ciência, tecnologia, engenharia e saúde. Os jovens são envolvidos por atividades que movimentam o corpo. Com esta vivência, queremos conscientizá-los sobre os cuidados necessários para que envelheçam com saúde e que tenham a percepção sobre a limitação que os idosos ao seu redor têm”, afirma o pesquisador Eduardo Mendonça Scheeren, professor do programa de pós-graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR.

Ações semelhantes serão realizadas em diversas universidades de várias partes do mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Biomecânica, 16 instituições de ensino superior realizarão o evento. A PUCPR é a única participante de Curitiba.