Destaque - 06 nov 2018

Colaboração entre PUCPR e Osaka Prefecture University resulta em intercâmbio para Japão

Estudantes e professores da Escola Politécnica representaram a Universidade propondo cooperação a longo prazo

Quatro professores e sete estudantes da Escola Politécnica da PUCPR realizaram um intercâmbio para a Osaka Prefecture University (OPU), no Japão. A proposta surgiu a partir de projeto de cooperação acadêmica entre as áreas de engenharia das universidades e o custo total de participação para os estudantes foi suportado pelo Sakura Exchange Program da Japan Science and Technology Agency (JST).

Durante uma semana, eles visitaram centros de pesquisa da OPU e empresas japonesas de bases tecnológicas. A programação também contou com visitas a museus e monumentos do patrimônio histórico do país. Ao longo das atividades, o grupo interagiu com colegas da OPU e apresentou seus projetos e atividades de pesquisa, visando uma colaboração em ensino e pesquisa de longo prazo.

O programa foi encerrado com um workshop entre professores e estudantes de ambas as instituições. O grupo reapresentante da PUCPR apresentou as áreas possíveis para cooperação identificadas durante o intercâmbio, bem como propostas de projetos específicos para a continuidade da cooperação com a Faculdade de Engenharia da OPU.

Confira os professores e acadêmicos participantes:
Professores: Alvaro Amarante, Ricardo Diogo, Anderson Szejka e Rafael Wollmann.
Estudantes: Luiza Scarpinello Aquino (Engenharia Mecatrônica), Gabriel Becchi (Engenharia da Computação), Jihad Georges (Engenharia Mecânica), Luísa Casagrande (Engenharia de Produção), Wesley Cortez (Engenharia de Produção), Isabela Pacheco (Engenharia de Produção) e Guinther Kovalski (Engenharia Mecatrônica).