Estratégia

O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de líderes seniores responsáveis por criar vantagem competitiva e atuar com foco na entrega de resultados. O corpo docente é formado por professores diferenciados, que pela formação acadêmica associada à experiência empresarial, traduzem suas teorias de ponta em aplicações práticas, contribuindo para que os líderes seniores adquiram novos conhecimentos e habilidades, além do domínio de ferramentas necessárias para enfrentar desafios abrangentes e relacionados à estratégia.

Independentemente do resultado desejado, seja criar uma cultura de inovação, liderar o crescimento sustentável, desenvolver alianças estratégicas, alavancar o poder da utilização de Big Data para melhorar a tomada de decisões ou criar uma estratégia de operações adequada para maximizar o valor criado, o Programa de Estratégia é focado em ideias consistentes e soluções práticas.

Estrutura do Programa

Posicionamento Estratégico

Estratégia Competitiva/ 16 horas
Saiba como criar e sustentar a vantagem competitiva de uma empresa, identificando as fontes mais adequadas e que possam garantir a sustentabilidade a longo prazo, seja por meio de um posicionamento estratégico coerente com a estrutura do setor ou pela utilização de recursos e capacidades criadoras de valor.
Prof. Eduardo Damião

Estratégia Corporativa e Internacional/ 16 horas
Entenda como diversificar para crescer, construindo uma estratégia corporativa efetiva que crie a mecânica para impulsionar o crescimento em âmbito nacional ou internacional e examinar estratégias de criação de valor em private equity, conglomerados e estruturas corporativas típicas.
Prof. Fernando Serra

Módulo Comum: Execução Estratégica

Entregando Crescimento Empresarial: Execução Estratégica / 16 horas
Veja como criar uma estrutura que garanta a execução e controle estratégico e desenvolva uma organização focada em oportunidades, por meio da delegação de responsabilidades e a criação de redes colaborativas para execução.
Prof. Bruno Henrique Rocha Fernandes

Liderando com Big Data e Analytics: Do Insight para a Ação/ 8 horas
Obter conhecimento útil e necessário para maximizar um grande investimento em dados, aplicando o conceito de Big Data e Analytics orientado por problemas e soluções criativas que impulsione o valor do negócio.
Prof. Rodolfo Prates

Escolhas Estratégicas

Criando e Liderando uma Cultura de Inovação/ 8 horas
Aprenda a incutir uma mentalidade de inovação e inspirar a criatividade para criar uma cultura inovadora, que produza um alto impacto para acelerar o crescimento, por meio de uma liderança em inovação e um capital humano diverso e global.
Prof. Carlos Quandt

Conduzindo o Crescimento Orgânico por Meio da Inovação/ 8 horas
Veja como criar um processo abrangente, passo a passo, orientado pela inovação, que seja capaz de proporcionar um crescimento orgânico, lucrativo e orientado para o mercado, que otimize a captura de valor, por meio de uma gestão eficaz do capital intelectual das empresas.
Prof. Alex Ferraresi

Criando e Gerenciando Alianças Estratégicas/ 16 horas
Saiba como desenvolver capacidades que ofereçam o suporte adequado à formação de alianças estratégicas bem-sucedidas e que sejam veículos de desenvolvimento de negócios e criadoras de valor, mantendo os interesses da empresa protegidos.
Prof. Paulo Mussi

Estratégia de Operações/ 16 horas
Entenda como projetar operações para maximizar o valor criado pelas organizações, por meio de estratégias de operações que respondem adequadamente às condições mutantes do ambiente e ao nível competitivo que desafia as empresas.
Prof. Ubiratan Tortato

Strategy Management Simulation/ 16 horas
Descubra como compreender os impactos das decisões estratégicas, utilizando jogos de simulação de mercado. Simulação de cenários competitivos que demandem a capacidade de análise, a criação de estratégias e a tomada de decisões necessárias para propiciar um desempenho competitiva exitoso.
Prof. Luciano Ferreira

Programas Especiais*

* Possibilidade de escolha de um módulo

Vivência Empresarial & Oficina Gastronômica/ 16 horas
Vivências por meio do enfrentamento de desafios para gerar autoconhecimento. A experiência que trabalha funções gerenciais como o planejamento, condução de equipes, gerenciamento de recursos, mas principalmente o exercício da liderança servidora.
Prof. Marciano Cunha

Design Thinking/ 16 horas
Em um laboratório de criatividade, o desenvolvimento do pensamento criativo.
Prof. Luis Marcio Spinosa

Marketing Management Simulation/ 16 horas:
Compreenda os impactos das decisões de marketing utilizando jogos de simulação de mercado.
Prof. Luciano Ferreira

Módulo Internacional

Para os participantes dos Programas existe a opção de realizar um módulo internacional para complementar o aprendizado. O módulo internacional é realizado por meio de parcerias entre instituições de ensino e grandes empresas de outros países. O objetivo é promover a troca de conhecimentos, viver grandes experiências e aumentar ainda mais a oportunidade de networking com outros profissionais que ocupam cargos de liderança.

Coordenação

Prof. Eduardo Damião da Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Foi Decano da Escola de Negócios da PUCPR em dois mandatos (2006 a 2009) e (2014 a 2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD – da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração – MINTER – realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração – ISAD – órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. Foi administrador na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná (2004 – 2006) e Administrador da COPEL –  Companhia de Energia Elétrica do Governo do Estado do Paraná (2006 – 2008). É membro afiliado ao The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School.

 

Corpo Docente

Prof. Alex Ferraresi

Doutor em Administração pelo PPAD FEA/USP. Mestre em Administração pelo PPGA PUCPR e professor da PUCPR em cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas (PPGCOOP/PUCPR). Instrutor convidado da Escola Fazendária da Secretaria da Receita Federal. Publicitário. Foi empresário durante 20 anos no setor de comunicação e marketing. Foi Presidente do SINAPRO/PR. Foi Diretor da ABAP. Consultor de empresas, tendo atendido clientes como Cia. Cervejaria Brahma, Itautec, Marisol Malhas, Docol, Grupo Sonae, Grupo Tupy, Microtec, entre outros. Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulo de livros na área de inteligência, inovação, marketing estratégico e gestão do conhecimento.

Prof. Carlos Olavo Quandt

Ph.D. em Urban and Regional Planning – University Of California Los Angeles (1993). Professor titular dos Programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração (PPAD) e Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas (PPGCOOP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação e inovatividade, gestão do conhecimento, inovação social, desenvolvimento regional, análise de redes e clusters. Editor Científico da REBRAE – Revista Brasileira de Estratégia. Avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC desde 2006, e pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Parecerista de agências de fomento, 12 periódicos e 9 eventos científicos. Tem 51 artigos citados no Google Scholar, com 839 citações (534 nos últimos 5 anos).

Prof. Fernando Antonio Ribeiro Serra

Possui doutorado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desenvolveu seu trabalho de pós-doutorado em Declínio Organizacional na FEA-USP. É professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. É editor da Revista Íbero-Americana de Estratégia – RIAE (Qualis B2) e coordenador da linha de pesquisa em Estratégia. Dirigiu a área acadêmica na HSM. Foi professor da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, onde dirigiu a Unisul Business School e foi professor do Mestrado em Administração. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração da UNISUL. Pesquisador do grupo de pesquisa em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo da FEA/USP e do Globadvantage – centro de investigação em Estratégia e Negócios Internacionais. É coautor de diversos livros, com destaque para os livros O Tempo na sua Vida (SP: Editora Saraiva, 2009), Administração Estratégica (São Paulo: Editora Campus/Elsevier, 2014), Gestão Estratégica (Lisboa: Editora Lidel, 2010) e Ser Empreendedor (Lisboa: Editora Sílabo, 2009; São Paulo: Editora Saraiva, 2010). Participou como palestrante em eventos da HSM e, em trabalhos para MoC (Michael Porter – HBS) e Marketing for a Better World com Philip Kotler. Em 2012 recebeu o prêmio de Best Professor in Strategy pelo World Congress of Education em Mumbai na Índia. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 no edital PQ-2009.

Prof. Luiz Márcio Spinosa

Doutor em Produtrônica pela Université d’Aix-Marseille III (FR) e Especialista em Gestão da Inovação pela Simon Fraiser University (CA) e Texas University (US). Pós-doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley (US). Dentre as empresas e instituições em que atuou destacam-se: White Martins S.A., Sisgraph S.A., Volvo CE, RACCO, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Instituto de Tecnologia do Paraná, Centro Internacional de Tecnologia de Software, Rede Brasil-Japão de Negócios em Tecnologia da Informação, SOFTEX, Agência Curitiba S.A., Federação da Indústrias do Paraná, AKRIVÓS P&D em Saúde e ESPRIT-EU. Coordenou mais de 50 projetos de desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior, com mais de uma centena de artigos publicados.

Prof. Paulo Otávio Mussi Augusto

Possui graduação em Administração Geral e Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2006). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia como Prática, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia como prática, estratégia, novo institucionalismo, mudança organizacional e análise institucional. Foi vice-reitor da PUCPR.

Prof. Ubiratan Tortato

Possui Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Nanyang Technological University em Singapura. Atualmente é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR e do Programa de Gestão de Cooperativas – PPGCOOP. É líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade nas Organizações – GPSO e editor-chefe da REBRAE. Tem experiência na área de negócios e atua em pesquisa nos seguintes temas: sustentabilidade, cadeias de suprimentos sustentáveis, ecoeficiência e universidades sustentáveis.

 

Prof. Bruno Henrique Fernandes

Possui doutorado em Administração pela USP, com doutorado sanduíche pela Cambridge University, mestrado em Administração pela UFPR e graduação em Administração pela FEA-USP. Bruno já atuou como coordenador e professor de programa de mestrado e doutorado em Administração, coordenador de graduação em Administração, coordenador de relações com o mercado, coordenador de Relações Internacionais e Pró-Reitor de Pós-Graduação. Foi professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012), além de pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2003-2004). Também é consultor em estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos realizados para empresas como: Alpargatas, Banco Central do Brasil, Banco Votorantim, Braskem, Caixa Econômica Federal, CCR, Coamo, Embraco, Gerdau, Grupo Marista, GVT, Gol Linhas Aéreas, Incepa, Klabin, Pesa, Sotreq/Caterpillar, TAM, Volvo, entre outros. Autor de artigos diversos e livros publicados para a área de planejamento estratégico e gestão por competências.

Prof. Eduardo Damião da Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Foi Decano da Escola de Negócios da PUCPR em dois mandatos (2006 a 2009) e (2014 a 2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD – da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração – MINTER – realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração – ISAD – órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. Foi administrador na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná (2004 – 2006) e Administrador da COPEL –  Companhia de Energia Elétrica do Governo do Estado do Paraná (2006 – 2008). É membro afiliado ao The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School.

Prof. Luciano Ferreira

Consultor nas áreas de Marketing e Gestão, tendo atuado em organizações nos setores de transporte de fluídos, tratamento de água e esgoto, açúcar e álcool, sistemas elétricos e de automação. Mestre em Administração pela UEL, possui cursos de aperfeiçoamento em Marketing e em Gestão Universitária pela PUCPR. Atua há mais de 14 anos em cursos de Graduação e Especialização e exerceu os cargos de coordenador do curso de Administração e de coordenador de planejamento da Pró-Reitoria de Administrativa e de Desenvolvimento da PUCPR. Atualmente é coordenador pedagógico do Lato Sensu da Escola de Negócios da PUCPR.

 

Prof. Marciano Cunha

Doutor em Educação, pesquisador na área de Gestão Estratégica de Pessoas,  professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e na Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCPR. Diretor da Acreditte – Liderança e Performance, especializada na área de Gestão de Pessoas com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento profissional e gerencial. Coordenador de Programas de Educação Executiva e Liderança da Escola de Negócios da PUCPR in-company para empresas multinacionais, organizações públicas e de economia mista. Palestrante e mediador de talk shows, em nível nacional, para públicos corporativos, universitários, empreendedores e lideranças. Facilitador para desenvolvimento de grupos e organizações em processo de mudança e gerenciamento de conflitos.

Prof. Rodolfo Prates

Possui doutorado em Economia Aplicada (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1995). É especialista em Big Data pela Universidade da Califórnia. Atualmente é professor visitante do Middlebury College – Vermont (Estados Unidos) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Foi professor titular da Universidade Positivo entre 2001 e 2016, sendo professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração entre 2009 e 2016, professor dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Economia e coordenador adjunto do Curso de Comércio Exterior. Tem experiência na área de Economia e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, internacionalização, ambiente econômico, meio ambiente e Amazônia. Foi também membro do grupo de pesquisa Brazilian Danish Internationalization, Sustainability and Innovation Research Network, em parceria com a Copenhagen Business School, Aalborg University e University of Southern Denmark.

Informações

Horário: 8h30 às 17h30 (sexta-feira e sábado).
Carga Horária: 136 horas.
Informações: [email protected] | (41) 3271-1696.

Preencha o formulário para ser informado a respeito das datas dos próximos Programas.