Projetos em Andamento

Cooperativismo: o valor da marca

Descrição: As cooperativas são organizações singulares em sua forma de governança, nas operações e, principalmente em seus propositos, entre eles, a sustentabilidade (econômica, social e ambiental). A responsabilidade social assumida é estendida para além de seus membros, abrangendo todo o ambiente em que atua, incluindo aí seus clientes, fornecedores e demais stakholders. Assim, as cooperativas se enxergam como organizações mais humanizadas e com propósitos mais “nobres” do que as empresas tradicionais, a partir do pressuposto de que não objetivam o lucro, e sim o desenvolvimento e bem estar financeiro da comunidade que as compõem. Nesse contexto o projeto de pesquisa tem como objetivo principal verificar se os diversos públicos envolvidos com as cooperativas percebem o valor de estarem comprando ou fazendo negócios com uma cooperativa. Compõem os objetivos secundários identificar o conhecimento que a população alvo do projeto sobre as cooperativas e seus propósitos, bem como entender quais dos aspectos que as caracterizam são os considerados importantes a ponto de promover a diferenciação entre os produtos ou serviços das cooperativas e das empresas tradicionais. Os públicos de interesse para o levantamento de dados são os consumidores de modo geral, atacadistas/distribuidores, varejistas, além dos fornecedores. Num primeiro momento a pesquisa deverá se restringir ao estado do Paraná, mas pretende ter abrangência nacional.

Inovação social e inovatividade em cooperativas brasileira

Descrição: Descrição: A capacidade de inovação se tornou vital para a realização dos objetivos dos agentes econômicos públicos e privados no ambiente atual de aceleração de avanços tecnológicos, interação em redes e diversidade crescente de demandas. A formulação de estratégias e políticas de estímulo à inovação depende da compreensão dos fatores que sustentam a capacidade de inovar em ambientes dinâmicos, principalmente a capacidade de gerar inovações que produzem amplos impactos sociais. Contudo, muitos aspectos intrínsecos e dimensões qualitativas da dinâmica interna da prática inovativa em diferentes formas organizacionais não são capturados pelos indicadores tradicionais de inovação, bem como a crescente diversidade de tipologias de inovação. Como consequência, há dificuldade na definição de critérios adequados de relevância dos resultados para o desenvolvimento econômico e social. Este projeto visa contribuir para a compreensão da dinâmica do processo de inovação, analisando sociedades cooperativas, que possuem características distintivas, por meio de uma investigação dos determinantes da inovatividade organizacional. A investigação terá um enfoque específico na capacidade de gerar inovações sociais, e englobará tanto os aspectos internos da organização cooperativa como as redes de interações e intercâmbio de conhecimento entre os agentes envolvidos no processo.

Captura de expertise, modelagem de default, mensuração e análise do risco de crédito em cooperativas agrícolas

Descrição: Produzir e aplicar modelos que busquem contribuir para a compreensão do risco de default de crédito no Brasil é uma ação de grande importância no âmbito agrícola dada a preponderância da atividade para a economia nacional, bem como a importância do crédito para financiamento de custeio e investimentos no setor. O presente projeto de pesquisa está focado em dois objetivos principais: i) capturar a expertise acumulada pelas Cooperativas Agroindustriais na análise e concessão de crédito e produzir um modelo de aprovação que replique tal expertise de forma automática, bem como observar e modelar oportunidades de melhoria em tais modelos e; ii) construir um modelo de análise de risco de crédito destinado à avaliação das cooperativas. Para tanto, o projeto prevê a realização de pesquisas que identifiquem as variáveis que monitoram volatilidades de produção e renda agrícola, instrumentos de hedge, previsão e análise de risco de default de crédito e de recuperação, bem como mensuração de risco de portfólio de crédito agrícola nas cooperativas em questão.

Determinantes da inovatividade e seu impacto no desenvolvimento de inovações em cooperativas brasileiras

Descrição: A gestão do conhecimento organizacional e a capacidade das organizações de aplicar eficazmente o conhecimento interno e externo à criação de novos processos, produtos e serviços são essenciais para sustentar a competitividade. A inovatividade, que é a propensão ou capacidade de inovar, ou a abertura à implementação de novas ideias está associada a aspectos da cultura organizacional, da gestão eficaz dos fluxos de conhecimento interno e externo, e dos diversos ativos tangíveis e intangíveis que sustentam a criação, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços competitivos. Este projeto visa contribuir para a compreensão da dinâmica do processo de inovação, investigando os determinantes da inovatividade e seus impactos nos resultados de inovação das cooperativas brasileiras, englobando tanto aspectos internos como as redes de interações e intercâmbio de conhecimento entre os diversos agentes envolvidos no processo. Para este estudo, a estratégia de pesquisa a ser adotada é uma survey de cooperativas nacionais, com uma população delimitada em termos de porte, distribuição setorial e regional. A partir da análise da importância relativa das variáveis para o desenvolvimento de inovações por meio de análise multivariada e análise de redes, será possível analisar as barreiras e facilitadores à inovatividade e fluxos do conhecimento, e identificar os benefícios e limitações da abordagem proposta a partir dos dados obtidos nesse contexto organizacional específico.

Análise multinível de indicadores de eficácia de treinamento em sociedades cooperativas

Descrição: O objetivo deste projeto é analisar a eficácia de treinamento em sociedades cooperativas a partir de uma perspectiva integrada de indicadores de desempenho, afetivos e financeiros. Para esse propósito, serão levantados dados a partir das 220 sociedades cooperativas do Estado do Paraná que participaram de treinamentos subsidiados pelo SESCOOP/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), justificada pelo investimento significativo dos recursos do SESCOOP/PR em 2017 (40 milhões de reais) e da inexistência de um modelo que justifique tais investimentos como resultados para a cooperativa e satisfação do quadro social. A estratégia desta pesquisa caracteriza-se como misto, utilizando métodos quantitativos e qualitativos que permitirão o estabelecimento de relações causais entre as variáveis, além de aprofundar as explicações sobre as relações identificadas. Os dados quantitativos serão analisados utilizando a modelagem de equações estruturais por se tratar de uma técnica estatística com maior complexidade, cujo objetivo é explicar as relações entre múltiplas variáveis. Os dados qualitativos serão utilizados como interesse subjacente, com o objetivo de aumentar a capacidade de explicação das variáveis por meio da sistematização de categorias de análise. O quadro teórico-empírico se apoia especialmente no trabalho de Sitzmann & Weinhardt (2017), que estabeleceu conexões teóricas entre os critérios de avaliação do treinamento a partir de quatro taxonomias de avaliação, originando pressupostos e antecedentes que ainda não foram testados, e que precisam ser examinados e ajustados ao contexto do cooperativismo. O principal resultado esperado é o direcionamento para um modelo que possa mensurar a relação entre investimento em treinamento e desenvolvimento, não somente para verificar o retorno de investimento em termos financeiros, mas especialmente que permita equilibrar expectativas pessoais e organizacionais.

Mapeamento de Clusters e o Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Aumento da Competitividade e o Desenvolvimento Regional

Descrição: O desenvolvimento regional está intimamente relacionado com as políticas públicas e ações de fomento realizadas aos setores e seus clusters em cada região, para isso mostra-se necessário pesquisas e estudos, com metodologias e conceitos que sugiram um direcionamento para os formuladores de políticas públicas, gerando assim uma reorientação das políticas econômicas, principalmente no quesito regional, para que haja condições não apenas macroeconômicas, mas também de políticas de desenvolvimento voltadas, de forma coerente, aos clusters e suas particularidades. Objetivo: Este projeto de pesquisa possui como objetivos apresentar uma análise dos principais clusters encontrados em cada uma das 39 microrregiões do Paraná, sua ligação com o desempenho econômico de sua região e a implicação desta relação com a definição de políticas públicas para o desenvolvimento regional. Método: Para viabilizar a sua consecução a investigação propõe a realização de três etapas distintas, estruturadas na seguinte ordem: em um primeiro momento, revisamos as bases conceituais da abordagem de cluster, a definição de clusters, os diferentes tipos de clusters, os benefícios econômicos que os clusters fornecem, e os fatores que influenciam o desempenho do cluster. Num segundo momento identificar empiricamente os clusters presentes em cada uma das microrregiões do estado do Paraná, por meio do QL (Quociente Locacional), que é um dos principais indicadores de concentração de empregos, sendo assim, portanto, um elemento fundamental para a caracterização da presença ou existência do cluster. Os dados obtidos pelo cálculo do QL leva em conta as classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0, organizados em tabela de forma decrescente, excluindo-se as classes que não geram emprego na região, e utilizando a base de dados da RAIS ? Estabelecimentos para excluir possíveis distorções dos valores encontrados, acompanhando a evolução deles ao longo do tempo, e do desempenho econômico das microrregiões que foi analisado a partir do Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes, de cada microrregião conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um terceiro momento buscamos a constatação de que os clusters impactam no desenvolvimento econômico de uma região, por meio de uma análise entre o adensamento dos aglomerados, o desempenho econômico e o Índice de Desenvolvimento Humano médio dos municípios daquela microrregião, bem como analisar a importância de politicas públicas de desenvolvimento a esses clusters.

Gestão Estratégica e Governança de Cooperativas

Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver investigações que descrevam o processo estratégico (elaboração e implementação) em organizações cooperativas dos diversos ramos de atuação, visando compreender como este processo está presente e o comportamento das principais variáveis organizacionais que impactam esse processo neste tipo de organização. O projeto visa também identificar, descrever e propor modelos de governança corporativa e o alinhamento desse modelos com o processo estratégico das cooperativas.

Empoderando agentes de mudança: empreendedorismo social e inovação no setor cidadão (SE-HUB)

Descrição: O projeto SE-HUB, apoiado pelo Programa Erasmus+, envolve o IMI – International Management Institute (University of Varna, Bulgária), KANE ? Social Youth Development (Grécia), NYC ? National Youth Council (Namíbia), WSLL – Word `n` Sound Live Literature Company (África do Sul), PUCPR (Brasil) e UCOL – Universidad de Colima (México). O objetivo geral do projeto SE-HUB é capacitar organizações juvenis na União Europeia (UE) e Países Parceiros (PP) para criar consciência e habilidades para empreendimentos sociais liderados por jovens e para a aplicação de abordagens empreendedoras socialmente inovadoras em trabalho sem fins lucrativos, com vista a encorajar mudanças sociais positivas e duradouras e melhorar a eficácia do trabalho com jovens. Os objetivos específicos do projeto são: 1. Construir a capacidade das organizações juvenis da UE e dos PP para monitorar e analisar os seus contextos e necessidades socioeconômicas locais, tendo em vista a elaboração de abordagens eficazes em matéria de emprego juvenil para apoiar o empreendedorismo social e a inovação e concentrar-se nos domínios prioritários; 2. Promover o intercâmbio de boas práticas e a aprendizagem entre pares no domínio do empreendedorismo social e da inovação social no setor sem fins lucrativos; 3. Desenvolver módulos de formação (Recursos Educativos Abertos) no domínio do empreendedorismo social e da inovação social no setor cidadão, com vista a apoiar o trabalho dos jovens nestes domínios; 4. Desenvolver as capacidades das organizações participantes para integrar o empreendedorismo social e a formação em inovação social no trabalho com jovens a nível local, utilizando métodos de formação e aprendizagem inovadores e eficazes; 5. Criar pólos sustentáveis (?hubs?) para o empreendedorismo social e promoção, formação e apoio à inovação social, e encorajar o estabelecimento de redes e cooperação internacional eficazes neste campo; 6. Divulgar os recursos e abordagens de capacitação do SE-HUB na UE, América Latina e África; 7. Promover a abordagem da UE em matéria de inclusão social, educação e formação e empreendedorismo.

Finanças Corporativas

Descrição: As Finanças Corporativas se relacionam com o processo decisório das organizações sob a ótica da perspectiva financeira. O leque de atuação dessa área de conhecimento é bastante amplo, e pode ser segmentado em 3 grandes decisões financeiras empresariais: a) Decisões de Investimento (quais os critérios a serem observados na decisão de investimentos de longo prazo, que usualmente envolvem aquisições de ativos fixos); b) Decisão de Financiamento (qual a opção indicada para financiar os ativos da empresa: se com capital próprio, de terceiros ou uma mescla); c) Decisão relativa a dividendos (que engloba as decisões de distribuição e uso de seus lucros). O presente projeto busca contribuir com o desenvolvimento da área por meio da condução de pesquisas nestes três campos com especial ênfase para a prática observada nas empresas nacionais. Neste contexto, o projeto de pesquisa dá particular atenção às organizações cooperativas as quais, apesar de sua representatividade quanto ao desenvolvimento econômico regional, são ainda objeto de poucos estudos em Finanças Corporativas.

Precificação de Ativos

Descrição: A área de precificação de ativos, que busca investigar os fatores determinantes do comportamento dos preços dos ativos financeiros (sejam eles, ações, títulos de dívida, commodities, etc.) se mostrou ao longo dos últimos 30 anos, um dos campos de maior profusão de trabalhos na literatura internacional. A representatividade dessa área do conhecimento, e das teorias a ela subjacentes, fez com que, em 2013, a academia sueca concedesse o prêmio Nobel de Economia a três pesquisadores cujos trabalhos acadêmicos foram pioneiros para o campo: professor Eugene Fama e professor Lars Hansen, da Universidade de Chicago, e professor Robert Shiller, da Yale University. Apesar da grande profusão de trabalhos sobre o tema, a literatura nacional encontra-se ainda bastante incipiente, sendo raras as pesquisas desenvolvidas por instituições brasileiras publicadas em journals de prestígio internacional. Como consequência, o desenvolvimento de modelos de precificação adequados à realidade dos mercados de ativos brasileiros é baixo e restrito a esforços esporádicos e pontuais. Estudos dessa natureza, no entanto, são de grande valia, não apenas para que se aprofunde no entendimento do mercado nacional, mas também para o próprio desenvolvimento do campo em si, dado que a compreensão do funcionamento de mercados emergentes, por suas idiossincrasias, pode contribuir para o entendimento do fenômeno como um todo. O objetivo do projeto é estudar os modelos de precificação de ativos financeiros, bem como a aderência dos mesmos ao mercado brasileiro.

Educação Jurídica de Gestores de Pequenas Cooperativas Sociais

Descrição: Atuação voluntária, vinculada às pesquisas realizadas no PPGCOOP, junto com TRILHAS Incubadora Social Marista, com intervenção direta em pequenas Cooperativas Sociais, a fim de promover a formação jurídica de seu gestores e demais cooperados, preparando-os para as consequências jurídicas de sua atuação empreendedora.

Direitos Fundamentais, Empregabilidade e Cooperativismo

Descrição: Este projeto é decorrência da Linha de Pesquisa “Dinâmica Socioeconômica das Cooperativas” e dedica-se ao estudo dos impactos das Cooperativas na realização de Direitos Fundamentais, seja pelo Estado, a partir da tributação gerada, seja pela simples presença das cooperativas nos municípios brasileiros, gerando reflexo social local e regional.

Advocacia Preventiva e Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos Aplicados às Cooperativas

Descrição: Este projeto é decorrência da Linha de pesquisa “Gestão Estratégica de Cooperativas” e dedica-se ao estudo da aplicação das diversas áreas do Direito à solução judicial e extrajudicial de conflitos jurídicos trabalhistas. Trabalha-se, igualmente, com os riscos jurídicos e a utilização da advocacia preventiva como ferramenta de gestão.

Sustentabilidade em Setores Específicos: Governança, Processos e Gestão

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar ações e aspectos da sustentabilidade em setores específicos da economia. As ações e aspectos de interesse são voltados aos ODS, governança, ecoeficiência, ecoinovação, indústria 4.0, inovação, tecnologia, estratégia, cadeias de suprimentos, logística, logística reversa, responsabilidade social, indicadores, resultados, motivações, antecedentes, comunidades, mobilidade, estratégias, papéis dos stakeholders e certificações. Entre os setores objeto deste projeto destacam-se as cooperativas, instituições de ensino, indústria e serviços. O projeto integra pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e no exterior. Os pesquisadores brasileiros são oriundos de universidades como a PUCPR, IFPR, UFPR, UTFPR e UNIDAVI. Os pesquisadores estrangeiros são oriundos de universidades como UNIFE (Ferrara, Itália), HAW (Hamburgo, Alemanha), Roma Tre (Roma, Itália), Gavle (Gavle, Suécia).

Custo Efetividade na Saúde

Descrição: O projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento integral de pesquisas aplicadas a análise de custo-efetividade na área da saúde, preconizando a geração de soluções que promovam o aumento qualidade assistencial em saúde e a sustentabilidade econômica.

Gestão Social

Descrição: Contempla pesquisas vinculadas as relações de cooperação e a competição em organizações dos setores público, privado e terceiro setor. Tem como objetivo central contribuir no entendimento e na compreensão da gestão, governança, inovação e performance das organizações e suas relações na sociedade em geral.