Núcleo de Eventos

O Núcleo de Eventos foi criado em 2005 pelo Curso de Turismo da PUCPR com o objetivo de apoiar o planejamento, preparação e execução de todos os eventos de interesse da Escola de Negócios, da Instituição e da comunidade acadêmica. Busca proporcionar aos estudantes a interação e o convívio com o mercado profissional, integrando a aplicação dos conhecimentos teóricos com as atividades operacionais que envolvem o planejamento e a gestão de eventos, formando, assim, profissionais qualificados para atender às exigências desse mercado em expansão.

Tem como objetivo, também, consolidar mecanismos que favoreçam a empregabilidade e a capacidade empreendedora dos estudantes da Escola de Negócios, intensificar o relacionamento desses com o mercado de trabalho, a comunidade e a própria PUCPR, profissionalizando sua formação e desenvolvendo a capacidade de cooperação, intercâmbio, responsabilidade e autonomia.

De 2005 a 2011, o Núcleo de Eventos apoiou a realização de 79 eventos, envolvendo 310 estudantes da Instituição, entre estudantes do Curso de Turismo e estudantes de outros cursos de graduação no apoio a eventos internos e externos.

Em 2013, como atividade vinculada à Coordenação do Curso de Secretariado Executivo e ao de Turismo, o Núcleo de Eventos apoiou 5 eventos, envolvendo 52 estudantes de todos os cursos da Escola de Negócios.

Entre em 2014 e 2015, como Núcleo Acadêmico, o Núcleo de Eventos apoiou a realização de 35 eventos, envolvendo 205 estudantes da Escola de Negócios.

Assim, o Núcleo de Eventos atua para possibilitar a interação dos estudantes com o mercado de eventos, por meio de atividades de planejamento, organização e execução de eventos captados e/ou organizados pela PUCPR, em especial pela Escola de Negócios.

Os serviços do Núcleo de Eventos são definidos levando em consideração a possibilidade de envolvimento dos estudantes da Escola de Negócios em atividades monitoradas pela coordenação do Núcleo de Eventos.

Os serviços abrangem os diversos setores de um evento o que possibilitam a inserção dos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Marketing e Turismo da Escola de Negócios a cada solicitação recebida pelo Núcleo de Eventos, sendo estes selecionados e capacitados para atuar nos setores de um evento, dentre os quais:

  • Intermediação com os setores internos responsáveis pelo suporte na organização de eventos dos serviços necessários à realização dos eventos.
  • Definição das atividades do Núcleo de Eventos necessários ao apoio nas fases: pré, evento e pós evento, de acordo com as características e porte de cada evento.
  • Assessoria na realização de projetos de captação de eventos.
  • Criação do check-list e acompanhamento das etapas do evento.
  • Treinamento e organização de escala de trabalho dos estudantes voluntários para a recepção dos participantes, conferência de credenciais para entrada no evento, direcionamento dos participantes para os locais de palestras, fornecimento de informações sobre o evento (datas, horários, salas) e monitoramento dos locais do evento (auditórios, salas), garantindo o bom andamento das atividades.
  • Solicitação junto aos departamentos competentes para a entrada e estacionamento de palestrantes, convidados e autoridades do evento.

Intermediação com fornecedores do trade turístico para a disponibilização de materiais para o fornecimento de informações turísticas aos participantes do evento, tais como:

  • Hotéis oficiais do evento.
  • Restaurantes próximos ao local do evento.
  • Atrativos turísticos para visitação e horário de funcionamento.
  • Programação cultural da semana.
  • Passeios turísticos.
  • Elaboração de textos de convites e declarações.
  • Elaboração de cerimoniais de acordo com as regras protocolares indicadas para cada tipo de evento.
  • Treinamento ou disponibilização de Mestre de Cerimônias.
  • Auxílio na organização do espaço da secretaria do evento.
  • Montagem e entrega de material aos inscritos.
  • Orientação dos participantes quanto à programação e ensalamento do evento.
  • Inscrições de última hora, porém sem recebimento de pagamentos.
  • Recrutamento, seleção e treinamento de acadêmicos para trabalhar como voluntários em eventos de interesse da Escola de Negócios, conforme indicação das coordenações de curso.
  • Elaboração e acompanhamento da escala de trabalho em eventos.
  • Elaboração de cursos e atividades de capacitação e treinamento.

Responsáveis pelo Núcleo de Eventos
Representante do Núcleo de Eventos: Profª. Fabíola Bevervanço Zdepski.
Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo: Profª. Raquel Panke.

Cadastro de estudantes voluntários para eventos

Somente estudantes da Escola de Negócios podem se voluntariar.

Os estudantes que desejam participar como voluntários nos eventos, organizados pela Escola de Negócios, devem se cadastrar no formulário de Inscrição.