Escola de Negócios - 10 jun 2020

Ética, parceria e boa convivência são destaques no encontro de estudantes internacionais com profissional de negociação

Lucas Dudeque Luiz da Costa, da Easylog, foi convidado para participar do programa de Vivências Internacionais em Comércio Internacional

Encontro Online sobre comércio internacional

Os estudantes dos programas International Management Program (IMP) e International Business Program (IBP) da Escola de Negócios da PUCPR receberam em um encontro online, no dia 21 de maio, o profissional Lucas Dudeque Luiz da Costa, responsável pelas operações comerciais da Easylog, empresa do ramo de comércio internacional.

Lucas apresentou aos acadêmicos quais são as melhores práticas de negociação em importação e exportação de diferentes produtos, enfatizando as particularidades que devem ser adotadas para cada fornecedor ou cliente, e os diferentes casos que podem ser detectados, especialmente em meio a uma pandemia mundial.

Porém, uma característica destacada por Lucas como comum na negociação entre empresas de diferentes países, é o poder que o profissional ético e parceiro tem no mercado. O professor da Escola de Negócios, Caio Camargo da Silva, comentou sobre o tema abordado, concordando com o argumento do profissional. “Um dos efeitos que a pandemia impõe sobre o mundo dos negócios é a busca por fornecedores e clientes reconhecidamente confiáveis e com excelentes práticas de trabalho. Estas empresas tendem a ter mais flexibilidade em suas operações e mais empatia com os seus parceiros”, disse.

Os coordenadores dos programas internacionais IMP e do IBP, professores Allan Inacio e Fabiana Escudero, também ressaltam a importância da formação dos profissionais internacionais seguindo os valores Maristas: solidariedade, interculturalidade, amor ao trabalho e espírito de família. Segundo eles, estes transcendem o valor das transações e são responsáveis pela vantagem competitiva das organizações em um mundo globalizado. Os estudantes da PUCPR, desde o primeiro dia de aula, são apresentados a esses valores e encorajados a adotá-los para a vida.