Destaque - 01 jul 2020

PUCPR e Sescoop/PR reúnem profissionais de cooperativas paranaenses em evento sobre boas práticas organizacionais

1º Seminário Compliance Lab marca a quarta fase do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense

A Escola de Negócios da PUCPR, o Sistema Ocepar e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) promoveram, no último dia 17 de junho, o 1º Seminário Compliance Lab das Cooperativas do Paraná. O evento marca o início da quarta fase do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense (PCCP), e abordou a importância de implantar o conceito dentro das organizações, principalmente em tempos de crise.

De acordo com o Sistema Ocepar, mais de 230 profissionais que atuam em coooperativas paranaenses dos ramos agropecuário, crédito, saúde e trabalho participaram do evento, realizado inteiramente online. O encontro permitiu que participantes do PCCP compartilhassem cases e levantassem assuntos relacionados a boas práticas dentro dessas organizações, permitindo a troca de experiências sobre desafios, dificuldades e resultados obtidos com o processo de implementação do compliance. Como a PUCPR é a instituição parceira do Sescoop/PR na iniciativa, o Grupo Marista também dividiu suas práticas de Governança, Riscos e Compliance.

Segundo a Coordenadora do PCCP pela PUCPR, professora Daniele Farfus, o Compliance Lab é um espaço de aprendizagem colaborativa entre todos os participantes do processo, incluindo os docentes da PUCPR envolvidos nas ações. “A adesão ao evento somente fortalece nossa percepção de que o Programa já está sendo reconhecido pelas cooperativas pela sua relevância e contribuições efetivas que tem realizado para o ‘estar’ em Compliance”, destaca.

O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense foi lançado em 2019. Iniciou com o Seminário de Lançamento e, posteriormente, foi implantado em várias cooperativas do estado do Paraná através do Nivelamento do Conhecimento em Compliance e da etapa de Formação e Mentoria em Compliance. Atualmente, o Programa conta com a participação de 13 cooperativas paranaenses que já iniciaram o processo de implantação do compliance, que consiste em práticas relacionadas a mudança de cultura organizacional focadas na ética, transparência e integridade dos negócios.