Destaque - 10 jul 2020

Decano da Escola de Negócios participa de Seminário de Gestão das Cooperativas do Paraná

Professor Bruno Fernandes abordou como os setores econômicos estão reagindo à crise da Covid-19 e falou sobre o futuro do trabalho no pós-crise

O decano da Escola de Negócios da PUCPR, professor Bruno Fernandes, foi um dos convidados do Seminário de Gestão das Cooperativas do Paraná, realizado no dia 25 de junho e promovido pelo Sistema Ocepar. O evento foi organizado pela Coordenação de Gestão Estratégica do Sistema Ocepar e reuniu diretores de cooperativas, líderes e outros profissionais que atuam na área de gestão e governança. O seminário, que ocorreu online, registrou 200 participantes conectados.

No encontro, Fernandes abordou como os setores econômicos estão reagindo à crise da Covid-19. De acordo com o professor, o impacto foi maior em empresas que atuam no final das cadeias produtivas. Ele também falou sobre como as empresas enfrentaram a necessidade de adotar o trabalho remoto sem estarem preparadas para essa mudança repentina, além da implementação de novos hábitos, rotinas e infraestrutura e como isso está moldando o futuro do trabalho para quando a pandemia acabar.

O professor falou, ainda, sobre a tendência de o home office ser adotado pelas empresas no pós-crise, mesmo com o retorno das atividades presenciais. Também reforçou os pontos positivos que o momento turbulento apresentou, como a aceleração da transformação digital e da oportunidade de alavancar a imagem da empresa através do apoio a causas sociais.

Além do professor da PUCPR, o evento contou ainda com a participação internacional do professor Nadim Habib, da Nova School of Business and Economics de Lisboa, em Portugal, que tratou do tema “Um olhar estratégico dos impactos da pandemia e as novas perspectivas para a economia global”. Para finalizar o encontro, duas cooperativas paranaenses apresentaram seus respectivos cases de boas práticas organizacionais. De acordo com o Sistema Ocepar, o objetivo do Seminário foi discutir como um modelo de gestão e governança de excelência pode ajudar na construção de uma boa cultura organizacional, que foque em pessoas e na eficiência.