Destaque - 10 set 2019

Professor Wilhelm Meiners representou a Escola de Negócios no Encontro bienal da ENANPEGE

Evento nacional reúne cerca de 1 mil estudantes e pesquisadores

Na semana primeira semana de setembro de 2019, na USP, ocorreu mais uma edição do Encontro bienal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE. Trata-se de um evento nacional, que reúne cerca de 1 mil estudantes e pesquisadores apresentando estudos e pesquisas nas diferentes áreas de Geografia Humana e Física, agrupados em 55 Grupos de Trabalho (cada um com cerca de 15 trabalhos e porsters), 16 Mesas Redondas, 9 Trabalhos de Campo, Fóruns da comunidade científica vinculadas aos programas de pós-graduação, Oficinas de Pós-Graduação para mestrandos e doutorandos, além de diferentes reuniões de trabalho de redes e institutos nacionais de pesquisa.

O professor Wilhelm Eduard Milward de Azevedo Meiners participou como conferencista no GT 41 – Metrópole e Região, representando a Escola de Negócios da PUCPR, e apresentou pesquisas realizadas no âmbito do Estúdio de Economia e Finanças, sobre a Economia e Geografia da Inovação, avaliando o processo de desindustrialização e reestruturação produtiva nas 9 principais metrópoles brasileiras.

A pesquisa apresentada constata uma mudança no perfil econômico, em um movimento dialético de expansão e concentração metropolitana: a expansão observada pela dispersão de atividades e ocupações da indústria e de serviços sociais e pessoais na áreas peri-metropolitanas, sobretudo em regiões de melhor acesso e a concentração das atividades de maior densidade em conhecimento, tecnologia e inovação (CT&I), junto aos núcleos metropolitanos, conferindo-lhes renovado dinamismo econômico, em atividades de maior produtividade, e com maior intensidade de fertilização cruzada para negócios e inovações. Trata-se de uma das características da metamorfose metropolitana brasileira.

Nessa oportunidade o professor realizou uma visita de campo ao Cubo Itaú, edifício “inteligente” (com startups e negócios inteligentes), que abriga cerca de 90 empresas e 2000 pessoas circulando, além dos investidores parceiros e co-founders do Cubo. Trata-se de um ecossistema, localizado nos bairros tecnológicos de São Paulo (Itaim e Vila Olímpia) de promoção, interação e conexões de startups maduras, em coworkings para tração nas áreas de health, fintech, retail e industry.