Administração - 11 set 2018

Estudantes do Programa de Administração Internacional visitam Porto de Paranaguá

No primeiro dia de setembro estudantes do Programa de Administração Internacional da Escola de Negócios – PUCPR visitaram o Porto de Paranaguá. O convite foi feito pelo diretor comercial do porto, Marcelo José Cardoso Diaz, que recebeu pessoalmente os estudantes, articulando a visita de forma a apresentar a eles as complexas operações que competem a um porto dessa envergadura e importância no país.

Pela manhã, os acadêmicos foram recebidos por profissionais atuantes no porto nas mais diversas áreas e puderam aprender e ver na prática como ocorrem os processos de recebimento e fiscalização de cargas, alocação nos contêineres, padronização e cálculos de tempo, peso e transporte dessas cargas. Questões relativas à legislação brasileira e internacional também foram abordadas. Próximo ao horário do almoço, os estudantes puderem acompanhar o carregamento dos navios, vendo de perto o maquinário e toda a logística alocada no processo. Engenheiros acompanharam essa visita, explicando de forma aprofundada a forma como o processo ocorre. Logo no início da tarde, um passeio de barco pela baía de Paranaguá deu oportunidade para que os alunos do Programa de Administração Internacional pudessem ver o porto pelo outro lado, visualizando de forma muito rica e interessante a atracagem dos navios e o trabalho dos práticos.

O Programa de Administração Internacional da Escola de Negócios da PUCPR tem como premissa essa busca por oportunidades de vivências práticas e muito aproximadas do contexto real das organizações – brasileiras e internacionais – procurando trazer aos seus estudantes um forte alinhamento entre aquilo que eles aprendem em sala de aula e aquilo que é praticado no dia-a-dia das organizações.