Sobre a Escola

Há 60 anos, a Escola de Medicina da PUCPR se dedica à formação de médicos com excelência profissional e humana. A solidez da tradição e a preocupação constante com a atualização científica e curricular fazem com que o egresso da Escola seja um profissional competente no concorrido mercado de trabalho. Respeitando a missão do Grupo Marista, os estudantes da Escola de Medicina da PUCPR são preparados para atender às demandas da profissão e tratar os doentes com dignidade, respeito e atenção.

Contando com professores altamente qualificados e ativos no mercado de trabalho, a Escola de Medicina da PUCPR está constantemente atualizada sobre os desafios propostos pela medicina atual.

A Escola de Medicina possui um jeito próprio de ensinar medicina. Seu currículo utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com um modelo de Aprendizagem Baseada em Cenários. Desde a primeira semana de aula o estudante se depara com situações semelhantes às que ele enfrentará no seu cotidiano profissional, aprendendo técnicas de comunicação, tomada de decisão e estudo autodirigido. A Medicina da PUCPR está em nosso DNA.

• Metodologias ativas de ensino.

• Contato com os pacientes desde o início do curso.

• Centro de Simulação Clínica: por meio de modelos que simulam o corpo humano, os estudantes podem ter contato com intercorrências clínicas, procedimentos básicos e avançados para adquirir habilidades necessárias à prática profissional.

• Ambulatório Acadêmico: Os estudantes de Medicina da PUCPR dispõem de ambulatório no Hospital Nossa Senhora da Luz, onde realizam atendimentos a pacientes do sistema público de saúde. A estrutura é a de um consultório completo e prioriza o bom atendimento aos doentes, fortalecendo o conceito de relacionamento médico/paciente.

• Rede de hospitais próprios e conveniados, garantindo ao estudante contato com a prática profissional desde o início da graduação.

• Pesquisa na Graduação: os estudantes são estimulados à iniciação científica durante a graduação. Além disso, a Escola de Medicina conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

•  Programa Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde): trabalha em contato estreito com a graduação para favorecer o pensamento crítico e científico dos futuros médicos/pesquisadores.

Atenção específica à gestão na área de saúde: desta forma o médico formado pela PUCPR estará preparado para enfrentar a realidade do mercado de trabalho, na complexa gestão de grandes hospitais e clínicas, sejam particulares ou pertencentes ao sistema público de saúde.

A Escola de Medicina da PUCPR possui estruturas próprias, além de convênios externos, para propiciar aos estudantes uma excelente infraestrutura com as melhores oportunidades de prática de habilidades e treinamento de competências.

Entre modernos laboratórios, grande rede hospitalar, ambulatórios acadêmicos e centro de simulação os estudantes.

Saiba Mais

Pesquisa e Inovação

O curso de Medicina da PUCPR tem entre seus principais objetivos proporcionar e incentivar a pesquisa de alto nível na graduação, o que representa um diferencial decisivo na prática clínica diária do profissional médico.

Nossos estudantes são estimulados a se inscreverem em projetos de internacionalização e o novo currículo conta com o programa English Semester que estimula a interculturalidade, a inclusão nacional e internacional, equidade, inovação e solidariedade em nível global.