Centro de Simulação Clínica PUCPR

A Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) possui um moderno Centro de Simulação Clínica, considerado uma referência no país no ensino e aprendizagem baseado em simulação.

Localizado no complexo do Hospital Nossa Senhora da Luz (Curitiba), o Centro de Simulação permite que os estudantes do curso de Medicina desenvolvam suas capacidades e raciocínio clínico em cenários seguros e realísticos. É um ambiente especial, onde estudantes da graduação de Medicina, médicos e outros profissionais de saúde em atividades de educação continuada podem praticar habilidades críticas e desenvolver competências para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus pacientes.

Diferenciais

HISTÓRICO: A história da Simulação Clínica na Escola de Medicina da PUCPR se inicia em 1994, com a criação do Centro de Treinamento do Advanced Trauma Life Support (ATLS) credenciado pelo American College of Surgeons. Em 1996, é criado o Centro de Treinamento de Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) credenciado pela American Heart Association.

Em seguida, vem a autorização para a realização de treinamento utilizando também a simulação para cursos de Basic Life Support (BLS) e Pediatric Advanced Life Support (PALS). O desenvolvimento da experiência de um modelo de ensino-aprendizagem ativo e contextualizado com estes cursos cria um cenário propício para a aplicação, em 1999, de um novo modelo curricular que se utilizava de metodologias ativas para a formação médica na Escola de Medicina da PUCPR.

Em 2008, se inicia a discussão de novos ambientes para o desenvolvimento de habilidades prática para os nossos estudantes e se identifica a simulação de alta fidelidade como um diferencial a ser desenvolvido para os 1.080 estudantes do curso de Medicina da PUCPR.

Em 2009, foram feitos visitas e cursos em Instituições de referência em simulação, como: Wiser (Pittsburg), Laerdal, Penn University, Children’s Hospital (Philadelphia), Johns Hopikins, Jefferson Medical College, Washigton Hospital Center, Miller School of Medicine (Gordon Center), Universidade de Coimbra (Portugal), Hospital Albert Einstein (São Paulo), Escola de Medicina da USP (São Paulo) e curso de Medicina Anhembi-Morumbi (São Paulo). Após este processo de benchmark foi desenvolvido o projeto do Centro de Simulação Clínica, que teve sua inauguração em dezembro de 2013.

VALORES: Humanismo, Segurança do Paciente e Educação para desenvolvimento profissional.

CURSOS

ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

SAIBA MAIS
BLS – Suporte Básico de Vida

BLS – Suporte Básico de Vida

SAIBA MAIS

Primeiros Socorros e RCP com DEA

SAIBA MAIS

Salva – Corações RCP com DEA

SAIBA MAIS

PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria

SAIBA MAIS
SAVE – Suporte Avançado de Vida em Emergências

SAVE – Suporte Avançado de Vida em Emergências

SAIBA MAIS
Ventilação Mecânica

Ventilação Mecânica

SAIBA MAIS

TRR – Time de Resposta Rápida

SAIBA MAIS

Projeto Atenção Primária

SAIBA MAIS

ATLS – Suporte Avançado de Vida em Trauma

SAIBA MAIS
PHTLS – Suporte de Vida no Trauma Pré-Hospitalar

PHTLS – Suporte de Vida no Trauma Pré-Hospitalar

SAIBA MAIS

VAE – Via Aérea na Emergência

SAIBA MAIS

Procedimentos Clínicos

SAIBA MAIS

Imersão em Habilidades Médicas

SAIBA MAIS

Ambientes e equipamentos

Com uma área construída de mais de 1,2 mil m², o Centro de Simulação Clínica conta com: 11 salas de habilidades; 2 consultórios; Salas de aula; 2 auditórios; 3 salas de reunião; 2 centros cirúrgicos completos; 1 centro obstétrico; 2 UTIs que podem ser convertidas em enfermarias ou salas de PA; Área pré-hospitalar para cenários de emergências externas; Equipamentos de realidade virtual; 327 modelos para simulação que atendem às diversas áreas da Medicina; Equipes de atores treinados para simular pacientes.

ACS - American College of Surgeons

A American College o Surgeons (ACS) é uma associação científica e educacional de cirurgiões formada em 1913. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos cuidados para o paciente cirúrgico, estabelecendo elevados padrões para a educação cirúrgica e prática.

AHA - American Heart Association

A American Heart Association (AHA) é uma organização voluntária dedicada a combater doenças cardíacas e derrames. Fundada por seis cardiologistas em 1924, ela possui mais de 22,5 milhões de voluntários e apoiadores. A AHA é líder nos EUA em treinamento de RCP.

NAEMT - National Association of Emergency Medical Technicians

Formada em 1975 e com mais de 65 mil membros, a National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) é a única organização dos EUA exclusivamente dedicada a representar os interesses de todos os profissionais dos serviços de emergência médica, incluindo paramédicos, técnicos de emergência médica e outros que atuam em medicina de
emergência pré-hospitalar.

PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fundada em março de 1959, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é hoje uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. Integrante do Grupo Marista, a PUCPR dissemina valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Possui quatro câmpus espalhados pelo estado, nas cidades de Curitiba, Londrina, Toledo e Maringá. Conta com mais de 50 cursos de graduação, 16 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 200 cursos de especialização.

Centro de Simulação Clínica PUCPR

Cancelamento de inscrição pelo Participante

O participante que optar pelo cancelamento da inscrição em até quinze dias antes da data de início previsto para o curso terá o direito à devolução do valor pago, desde que seja formalizado por e-mail. Reforçamos que a devolução do valor pago não será integral, ficará retido 20% do valor total do curso para cobrir os custos e encargos administrativos. A restituição do valor pago acontecerá em até trinta dias após a solicitação. Caso o participante não se manifeste formalmente, por e-mail, sua desistência ou ausência no curso será caracterizada como abandono de curso, sendo obrigatório o pagamento integral (100%) do curso, caso isto não ocorra o inscrito será considerado inadimplente podendo ser acionado juridicamente. Reforçamos que os cancelamentos não formalizados não terão direito a nenhuma restituição de valores.

Cancelamento pela PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito mínimo de número de estudantes inscritos ou por outro motivo de força maior. No caso de cancelamento de um curso, fica assegurado ao participante o direito de receber a devolução integral do valor já pago.
*IMPORTANTE: A Pontifícia Universidade Católica do Paraná não reembolsa e não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido gastos pelo inscrito no caso do cancelamento ou adiamento de algum curso e/ou evento, como por exemplo: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, alimentação entre outras. Portanto, reforçamos a importância do participante confirmar a realização do curso e/ou evento antes de se comprometer com tais despesas.

Marta de Azevedo
E-mail: simulacao.clinica@pucpr.br
Tel.: (41) 3271-5920