Histórico

Em 1999, com verbas da PUCPR e do Governo de Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), foi inici​ado a construção do Laboratório de Engenharia e Transplante Celular, localizado no Parque Tecnológico IV da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O Núcleo de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NTC-PUCPR), foi desde seu início idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Brofman e desde então tem sido mantido e aperfeiçoado com recursos da própria universidade, do Governo de Estado do Paraná (SETI e FA) e de outras agências de fomento nacionais como CNPq, DECIT, SCTIE, MS, PPSUS, SESA-PR, FINEP e BNDES, totalizando um valor investido até o momento de R$ 17.000.000,00.

 

O NTC-PUCPR desenvolve pesquisas de natureza básica, pré-clínica e clínica com diversos tipos celulares, sobretudo, as células-tronco mesenquimais, células progenitoras endoteliais e mioblastos esqueléticos, o que garantiu ao grupo a expertise necessária para o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica, pré-clínica e clínica. As células-tronco são obtidas de diversas fontes como, por exemplo, medula óssea, sangue e cordão umbilical humano, tecido adiposo, polpa de dente, tecido cardíaco e septo nasal de origem humana e animal.

São desenvolvidos projetos de pesquisa básica para aprofundar conhecimentos na caracterização, função e ontogenia destas células, bem como, no aprimoramento do controle de qualidade para produção em condições GMP. Na pesquisa pré-clínica células são utilizadas em vários modelos de doença como as cardíacas, renais, respiratórias, neurológicas, ortopédicas, nefrológicas isquêmicas, hematológicas e autoimunes. Na pesquisa clínica são desenvolvidos ensaios clínicos na área de cardiologia, angiologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, hematologia/oncologia, transplante e pneumologia. Todos estes projetos resultaram até o momento em 30 prêmios nacionais e internacionais e em 70 artigos científicos publicados com 850 citações. As pesquisas básicas e pré-clínicas são realizadas no Laboratório Experimental de Cultivo Celular e no Laboratório de Diagnóstico e Cirurgia Experimental que tem coordenação técnica da Prof. Drª. Alexandra Cristina Senegaglia, as pesquisas clínicas são realizadas no Centro de Tecnologia Celular, que tem a coordenação técnica da prof. Drª Carmen Lúcia Kuiyoshi Rebelatto, e é composto pelo Laboratório de Terapia Celular, Laboratório de Citogenética e Microscopia e o Laboratório de Controle de Qualidade de produtos de terapias avançadas.

Os laboratórios atendem projetos desenvolvidos pela Escola de Medicina, Escola de Ciências da Vida e Escola Politécnica da PUCPR. Temos estudos nacionais em parceria com: Instituto Carlos Chagas – FIOCRUZ/PR, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto Carlos Chagas Filho, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho), Faculdade de Medicina de Petrópolis, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Universidade São Paulo, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital San Rafael de Salvador, Instituto de Pesquisas Médicas da Faculdade Evangélica do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre outros. Internacionalmente temos parcerias firmadas com o Centre for Regenerative Medicine (CRM) da University of Edinburgh e Anthony Nolan Research Institute / University College of London.

São realizados testes in vitro e in vivo para caracterização e compreensão da fisiologia das células-tronco adultas provenientes de diversas fontes tais como: sangue e cordão umbilical, medula óssea, dente e tecido adiposo, estas amostras podem ser de origem humana e animal. O laboratório clínico atua em estudos voltados a aplicação da terapia com células-tronco no tratamento de doenças e provê o cultivo de células em condições GMP com rígido controle de qualidade seguindo todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação de células em humanos. O NTC é o único laboratório do Brasil que além de produzir células-tronco para o desenvolvimento de seus ensaios clínicos fornece células-tronco para diversas instituições ligadas a Rede Nacional de Terapia Celular.

Equipe

Coordenação Geral

Dr. Paulo Roberto Slud Brofman

Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologia Celular e Professor titular

Médico com especialização em cirurgia cardiovascular. Formado pela UFPR, fez residência, especialização, mestrado e doutorado na USP. Foi Professor Visitante da Universidade de Toronto, membro honorário do Instituto de Tecnologia Biomédica da Universidade de Erlangen-Nuremberg-Alemanha, ex-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da Associação Brasileira de Terapia Celular. Já recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Curitiba outorgado pela Câmara Municipal e Cidadão Benemérito do Paraná, pela Assembléia Legislativa do Estado. Atualmente é Professor Titular da Escola de Medicina, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, pertencente à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde, membro do Comitê Científico do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e coordenador da Subagenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, área de Complexo Industrial da Saúde-Biotecnologia, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e membro da Academia Paranaense de Medicina. Recentemente, recebeu o Prêmio Luis Federico Leloir do Ministério de Ciência, Tecnologia e Innovación Productiva de Argentina, correspondente a um dos principais prêmios da América Latina, e destinado a personalidade Estrangeiro que muito contribuiu com o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação naquele país.

Lattes

E-mail

Dra. Alexandra Cristina Senegaglia

Coordenadora Técnica do Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Foi pesquisadora visitante na Georgetown University – Washington, EUA (2001 a 2002) e no Anthony Nolan Research Institute – Londres, Inglaterra (2005 e 2007). Atualmente é Bióloga da Universidade Federal do Paraná e Especialista em Cultivo Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde atua como Coordenadora Técnica do Núcleo de Tecnologia Celular. Tem experiência na área de Imunologia e Genética, com ênfase em Imunogenética e Biologia Celular atuando principalmente nos seguintes temas: terapia celular, cultivo de células, histocompatibilidade e imunologia de transplantes.

Lattes

E-mail

Dra. Carmen Lúcia Kuniyoshi Rebelatto

Coordenadora Técnica do Centro de Tecnologia Celular

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Atualmente é Professora adjunta da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Responsável Técnica pelo Centro de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Bióloga da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica e Cultura de tecidos. Atuando principalmente nos seguintes temas: histocompatibilidade, cultivo celular e células-tronco.

Lattes

E-mail

Colaboradores

Debora Regina Daga

Colaboradora PUCPR – Centro de Tecnologia Celular Gerente do Controle de Qualidade

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001); especialista em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004); mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal do Paraná (2009). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Analista de Cultivo Celular e
Gerente da Qualidade no Centro de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência profissional nas áreas de microbiologia, bioquímica, hematologia, biologia molecular, cultura celular, células-tronco e gestão da qualidade.

Lattes

E-mail

Fabiane Barchiki

Colaboradora PUCPR – Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2005). Aperfeiçoamento em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade Federal do Paraná (2007). Mestre e doutora em Ciências da Saúde na área de Engenharia e Transplante Celular pela PUCPR (2013/2019). Foi bolsista CNPq, lecionou para o ensino fundamental e médio, é Colaboradora da PUCPR desde 2008. Participa de pesquisas com células-tronco in vitro e in vivo desde 2006. Tem experiência no isolamento e cultivo celular, processamento e análise histológica, rastreamento in vivo de células bioluminecentes e manipulação de cobaias (rato e camundongo).

Lattes

E-mail

Isadora May Vaz

Colaboradora PUCPR – Laboratório de Citogenética e Microscopia

Mestre em Ciências da Saúde e Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participa de projetos de pesquisa de terapia celular e citogenética e possui larga experiência em análise citogenética de sangue periférico para fins diagnósticos.

Lattes

E-mail

Lidiane Maria Boldrini Leite

Colaboradora PUCPR – Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Doutorado em Ciências da Saúde e Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Participa de projetos de pesquisa básica, pré-clínica e clínica na área de terapia celular. Possui experiência em isolamento e cultivo celular de diferentes fontes, imunofluorescência, citometria de fluxo e colorações histológicas.

Lattes

E-mail

Luiz Guilherme Achcar Capriglione

Colaborador PUCPR – Laboratório de Diagnóstico e Cirurgia Experimental

Graduado em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), (27/07/2007). Realizou residência em Anestesiologia Veterinária na Unidade Hospitalar de Animais de Companhia da PUCPR, no período de 2008-2010. Mestrado em Ciência Animal (2010-2012) e doutorado em Ciência da Saúde na PUCPR (2012-2016). Atualmente é professor dos cursos de Medicina Veterinária e Biotecnologia da PUCPR. Linha de pesquisa: Anestesia e Analgesia Veterinária, Acupuntura, Células-Tronco.

Lattes

E-mail

Bolsista Técnica

Bruna Schaidt

Bolsista ​ Fundação Araucária – Centro de Tecnologia Celular​

Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016) e atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Trabalha no Centro de Tecnologia Celular, atuando em projetos de pesquisa clínica e possui experiência na área de cultivo celular e terapia celular envolvendo células-tronco em pesquisa básica, pré-clínica e clínica.

Lattes

E-mail

Daniela Boscaro Marsaro

Bolsista ​ CNPQ ​ – Centro de Tecnologia Celular

Possui graduação em Bacharelado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e é mestranda no programa de pós graduação em ciências da saúde da PUCPR. Atualmente trabalha no Centro de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência nas áreas de cultivo celular e células-tronco.

Lattes

E-mail

Alunos de Pós-Graduação

Agner Henrique Dorigo Hochuli

Aluno de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Graduação em andamento em Biotecnologia na PUCPR, Bolsista do programa PIBIC Master Combined Degre no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na PUCPR.

Lattes

E-mail

Bernardo Zoehler

Aluno de Pós-Graduação em Genética – Laboratório Experimental de Cultivo Celular​
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), e Mestrando bolsista pelo Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, desempenha seu projeto em parceria com o Laboratório Experimental de Cultivo Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (LECC-PUCPR), visando a análise da expressão do gene HLA-G em células-tronco mesenquimais de diferentes fontes. Tem experiência com cultivo celular e análise citogenética clássica.

Lattes

E-mail

Daniela Boscaro Marsaro

Aluna de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Centro de Tecnologia Celular

Possui graduação em Bacharelado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e é mestranda no programa de pós-graduação em ciências da saúde da PUCPR. Atualmente trabalha no Centro de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência nas áreas de cultivo celular e células-tronco.

Lattes

E-mail

Felipe Yukio Ishikawa Fragoso

Aluno de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Possui graduação em Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e mestrado em Ciências da Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Atualmente está desenvolvendo o projeto de doutorado em Ciências da Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, focado em modelo experimental de asma, com tratamento combinado de exercício físico e transplante de células-tronco. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Cultivo Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: células-tronco mesenquimais, processo anti-inflamatório, asma aguda e remodelamento das vias aéreas.

Lattes

E-mail

Letícia Fracaro 

Aluna de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Possui graduação em Bacharelado em Biologia (2010), mestrado e doutorado (2014 e 2019) em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Realizou doutorado sanduíche na University of Edinburgh (Reino Unido). Tem experiência em pesquisa básica e pré-clínica com células-tronco mesenquimais, atuando principalmente nas áreas de cultivo e terapia celular, isolamento e diferenciação de células-tronco de diversas fontes.

Lattes

E-mail

Valderez Ravaglio Jamur

Colaboradora PUCPR – Laboratório de Citogenética e Microscopia​

Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Genética pela UFPR e doutoranda em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica. Participa de projetos de pesquisa de terapia celular e citogenética e possui larga experiência em análise citogenética de sangue periférico e medula óssea para fins diagnósticos.

Lattes

E-mail

Alunos de Iniciação Cinentífica

Ana Helena Selenko

Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Graduanda em Biotecnologia no 6º período pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente faz PIBIC sobre Isolamento, caracterização e indução a diferenciação neuronal de células-tronco mesenquimais derivadas de polpa de dente decíduo no Laboratório Experimental de Cultivo Celular (LECC).

Lattes

Bruno Eidi Takata

Centro de Tecnologia Celular 

Graduando em Biotecnologia no 4º período pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente faz PIBIC sobre Avaliação da qualidade das células-tronco derivadas do tecido adiposo obtidas por diferentes protocolos no Centro de Tecnologia Celular (CTC).

Henrique Trigo de Castro Junior 

Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Graduando do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Iniciou projetos de pesquisa na instituição ligados ao  Núcleo de Pesquisas Comportamentais e ao  Laboratório de Biologia Experimental , desenvolvendo trabalhos voltados para Bioética Ambiental, Ecologia Comportamental, Educação Ambiental, Membrana Corioalantóica (CAM) e Microbiologia. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas a remediação de metais pesados com agentes biológicos e PIBIC no Laboratório Experimental de Cultivo Celular, desenvolvendo experiência nas áreas de Terapia Celular, Citometria de Fluxo e Histologia.

João Antonio Carrara

Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Possui graduação tecnológica em floresta ombrófila mista pelo Colégio Estadual Florestal Presidente Costa e Silva, é graduado em Desenho Industrial pela Universidade Positivo (2017) e atualmente está cursando Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019 – 2022). Tem experiência nas áreas de Gestão de pessoas e Gerenciamento de Recursos, Desenvolvimento e Prototipação de Novos Produtos, Engenharia Biomédica com ênfase em Desenvolvimentos Metodológicos na aplicação de tecnologias em Lesões Medulares. Possui como áreas de interesse o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas e métodos em Neurologia e Neurociência e aplicações enzimáticas em saúde. Atualmente faz parte do Projeto de Pesquisa Cultivo de células-tronco mesenquimais sobre matriz de membrana amniótica com projeto de iniciação científica comparando a adesão e proliferação de células-tronco mesenquimais sobre matriz de membrana amniótica e membrana de colágeno suína

Larissa Maiara Maleski

Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Estudante de bacharelado em Biotecnologia na PUCPR, cursando o 4o período. Participei da monitoria de Bioestatística da escola de Ciências da Vida e iniciarei PIBIC no Centro de Tecnologia Celular devido ao grande interesse pela pesquisa. O projeto tem como objetivo, analisar a compatibilidade biológica de arcabouços porosos em titânio modificados por anodização associados às células-tronco mesenquimais derivadas de polpa de dente permanente humano.

Marjorie Luíza Barbosa

Laboratório Experimental de Cultivo Celular

Graduanda em Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente, aluna de iniciação científica no Núcleo e Tecnologia Celular (NTC) da PUCPR. Desenvolve seu projeto de iniciação científica na área de terapia celular para o tratamento de lesão condral, avaliando o modelo animal de doença em coelhos.

Mateus Lisboa

Laboratório de Citogenética e Microscopia

Estudante de graduação em Ciências Biológicas da PUCPR. Bolsista Fundação Araucária pelo segundo ano consecutivo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Laboratório de Citogenética do Núcleo de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NTC-PUCPR). Possui experiência em citogenética convencional e molecular (FISH).

Agências de Fomento

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ

Departamento de Ciência e Tecnologia – DECIT

Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

Fundação Araucária

 

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC

 

Ministério da Saúde

Newton Fund

 

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI

Parcerias Nacionais

  • Centro de Tecnologia Celular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Clínica Los Angeles
  • Faculdade de Medicina de Petrópolis
  • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Hospital Angelina Caron
  • Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS
  • Hospital Marcelino Champagnat
  • Hospital São Rafael e Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Hospital Universitário Cajuru
  • Instituto Carlos Chagas – FIOCRUZ Paraná
  • Instituto de Biofísica Carlos Chagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Instituto de Cirurgia e Medicina do Paraná
  • Instituto de Pesquisas Médicas da Faculdade Evangélica do Paraná
  • Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
  • Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras
  • Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
  • Laboratório de Medicina Nuclear do HUCFF e Pólo Xerém
  • Laboratório Multidisciplinar do HUCFF
  • Maternidade Victor Ferreira do Amaral
  • Universidade Federal do Paraná (Hospital de Clínicas)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Parcerias Internacionais

  • Anthony Nolan Research Institute – University College of London
  • Centre for Regenerative Medicine (CRM) – University of Edinburgh
  • Faculty of Medicine, Dentistry and Health Sciences, University of Melbourne