Exigências para Obtenção de Títulos

Mestrado

Tem duração de até 24 meses com atividades práticas e teóricas. O tempo de defesa da dissertação poderá ser entre 12 meses (mínimo) e 24 meses (máximo) de curso. O estudante deverá cumprir no mínimo 14 créditos em disciplinas para obtenção do título de Mestre, além da defesa de dissertação.

Doutorado

Tem duração de até 48 meses com atividades práticas e teóricas. O tempo de defesa da tese poderá ser entre o mínimo 24 meses e no máximo 48 meses de curso. O estudante deverá cumprir no mínimo 38 créditos em disciplinas para obtenção do título de Doutor, além da defesa de tese.

Pós-Doutorado

Tem duração de seis a 12 meses, sendo permitida prorrogação enquanto durar o estudo. O objetivo é possibilitar ao pesquisador a capacitação e atualização de seus conhecimentos por meio de estágio e desenvolvimento de projeto com conteúdo científico ou tecnológico inovador.

Permanência

A permanência exigida pelo Programa na Instituição poderá ser parcial (20 horas) ou integral (40 horas) para realização de créditos, estudos individuais e realização do projeto de pesquisa.

Impacto na Sociedade

A PUCPR possui uma ampla gama de ações que têm na solidariedade seu foco, desempenhadas em especial pela Pró-Reitoria Comunitária e Extensão. É importante salientar que se trata de instituição filantrópica, a qual possui uma conduta que inclui ações de caráter solidário no seu dia-a-dia. O PPGCS com seu corpo docente interdisciplinar interage e contribui com serviços disponíveis à sociedade são financiados pelo rateio da receita entre todas as unidades institucionais a saber : Núcleo de Prática em Psicologia foi criado em 1983, e conta com atendimento de estudantes do 5º período do curso de Psicologia, com supervisão direta dos professores. O Núcleo de Prática em Psicologia tem administrado um número cada vez maior de atendimentos à comunidade, considerando a qualidade dos serviços prestados; Clínica de Odontologia com uma média de 350 atendimentos por dia, a Clínica de Odontologia da PUCPR faz a sua parte de ação social pela comunidade. O atendimento, exceto radiografias extra bucais e gastos laboratoriais, é completamente gratuito e realizado por estudantes da Universidade, sob a supervisão dos professores; Clínica de Nutrição que presta atendimento a todas as faixas etárias visando a promoção da saúde e o tratamento de doenças. O atendimento individual é voltado a quem procura a orientação para incorporar hábitos alimentares saudáveis ou para tratar diabetes, pressão alta, obesidade e outras doenças, assim como para quem pratica exercícios; Clínica de Fisioterapia uma das mais modernas e bem equipadas clínicas do país que abriga o treinamento e aprendizado dos estudantes de Fisioterapia da PUCPR. Permite atendimentos à população, de maneira personalizada, com a intervenção direta de um professor; Farmácia Universitária aberta a toda a comunidade, conta com farmacêuticos experientes e extremamente qualificados, todos pertencentes ao corpo docente da Universidade. Também são ofertados serviços como: verificação da pressão arterial, inalação, aplicação de injetáveis, orientações sobre o uso correto de medicamentos e acompanhamento de pacientes; Núcleo de Educação Física (NEF) e o NAPI destinado ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação de recursos humanos, o NAPI tem como finalidade a atualização de conhecimentos específicos e a interação da universidade com a comunidade dos idosos. O objetivo principal é a realização pessoal e a integração social dos mesmos, contribuindo assim para que as pessoas de mais idade possam exercer a cidadania de uma forma cada vez mais digna.

O Centro Multidisciplinar da Escola de Ciências da Vida, localizado no Câmpus Saúde da PUCPR – Pavilhão Pereira Lemos, presta atendimento para comunidade externa e interna da Instituição, avaliando, orientando e prescrevendo atividades físicas aos interessados. Os atendimentos ocorrem duas vezes por semana, e cerca de 40 pessoas são atendidas por mês na unidade.

Em 2018 o PPGCS submeteu e teve aprovação de sua primeira proposta da DINTER. A instituição receptora será a UNISalesiano de Araçatuba (noroeste de SP), onde há evidente falta de titulação de professores para a escola de medicina aprovada e reconhecida pelo MEC em 2017. O programa prevê a titulação de 12 novos doutores e pela projeção e características da região onde está a UNISalesiano, o PPGCS contribuirá para a qualificação local de recursos humanos com vistas ao impacto positivo no ensino, na assistência e na gestão de saúde local.

Outra ação de solidariedade que traz ao programa muito orgulho é a Iniciação Científica de estudantes do Ensino Médio. O programa chamado PIBIC Jr tem como objetivo a exposição precoce à vivência científica de alunos que demonstrem interesse. Esses alunos são orientados pelos professores de pós graduação, além de receberem um auxílio financeiro mensal pela participação nos projetos científicos.

Internacionalmente uma ação de solidariedade que merece destaque é o ISN Sister Renal Centers Program (Sudan – Brazil), onde um time de médicos e enfermeiros brasileiros liderados pelo Prof. Dr. Roberto Pecoits Filho faz visitas anuais ao Sudão (Hospital Universitário de Soba – Cartun) para capacitação de profissionais de saúde para a detecção e tratamento e pesquisa em doença renal aguda e crônica. O programa é patrocinado pela International Society of Nephrology, que escolhe um centro receptor em países em desenvolvimento e um centro capacitador (normalmente de países desenvolvidos, com exceção do Brasil que apesar de considerado pais em desenvolvimento tem nesta equipe liderada pelo Prof Pecoits, competência e expertise para executar o programa como centro formador) e em 2018 a terceira visita foi realizada em setembro e devido aos esforços e à capacitação dos profissionais locais, o Sudão passa a ser classificado como unidade integrante com centro próprio de capacitação e disseminação de técnicas de manejo da doença renal aguda e crônica, com financiamento direto da International Society of Nephrology.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no Stricto Sensu, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e road map, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.