Escola de Medicina - 25 jul 2018

Livro sobre nefrologia é lançado na PUCPR nesta quinta-feira (26)

Professor Roberto Flavio Silva Pecoits Filho, do curso de Medicina, é um dos autores

Nesta quinta-feira, dia 26, o livro “Tratado de Nefrologia” será lançado na Biblioteca do Câmpus Central da PUCPR. A obra foi desenvolvida pelo doutor Roberto Flavio Silva Pecoits Filho, um dos professores do curso de Medicina da PUCPR, em parceria com outros autores.

Para representar os melhores quadros da nefrologia brasileira, o livro foi dividido entre 160 capítulos distribuídos em 17 seções, sequenciadas por lógica didática. Os coordenadores de cada seção foram escolhidos, levando-se em consideração as linhas de estudos, as publicações, a capacidade didática e a inserção nas principais escolas médicas do país.

A necessidade da publicação foi identificada já em 2012, por conta de uma demanda de mercado. Conforme o doutor Percoits, ela deveria servir como forma de estudo e consulta em diversas linhas temáticas da nefrologia. “Decidimos que deveríamos compor uma obra que fosse abrangente o suficiente para ser referência na graduação e profunda o bastante para servir a residentes, candidatos à prova de título da especialidade”, explica.

Segundo ele, foram três anos de produção ininterrupta e constantemente atualizada. “Apresentamos aqui um trabalho árduo e coletivo, que representa a maior obra de nefrologia em língua portuguesa”, conclui.