Destaque - 24 out 2018

Cardio Games envolve estudantes de medicina no aprendizado de semiologia

Evento, que está na sétima edição, já é tradição no curso

Pela sétima vez no curso, estudantes da turma 79 de medicina da PUCPR participaram do Cardio Games, uma metodologia ativa em formato de competição que tem como objetivo o estudo de semiologia cardíaca. A sétima edição do evento aconteceu no último dia 10 de outubro na FTD Digital Arena.

Desenvolvida pelos professores Maíra de Mayo Loesch, Paulo Ricardo Góis, Caroline Gonzaga e Camila Hartmann, o Cardio Games é um jogo de auditório entre equipes de acadêmicos do terceiro período que ocorre a cada semestre. Nele, além de aprender o conteúdo, os estudantes aproveitam para interagir e aliviar a pressão dos estudos.

A professora Maíra de Mayo Loesch diz que a ideia surgiu para aprofundar o ensino do exame físico cardiológico e criar uma atividade em que os estudantes pudessem desenvolver habilidades de trabalho em grupo e liderança: “O Cardio Games já virou um evento aguardado tanto pelos calouros -que já conhecem a fama do evento desde que entram no curso- quanto de estudantes de outros períodos, que vem para assistir o evento e aprender mais”, conta.

Além da semiologia cardíaca, durante a disputa há desafios de semiologia geral, nos quais os estudantes precisam se unir para responder. Usando a criatividade, autonomia e colaboração, os futuros médicos se tonam participantes ativos do aprendizado.