Eixo Estratégico Pedagógico Obrigatório

Eixo composto por disciplinas consideradas estratégicas para a formação oferecida pela PUCPR. No que concerne à formação teórico-pedagógica do licenciado, os assuntos abordados nesse eixo constituem um diferencial para o desenvolvimento das competências do professor formado na PUCPR.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Disciplina promovida a partir do vínculo com o Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Escola de Educação e Humanidades para aprofundar os princípios da graduação eleitos pela PUCPR (autonomia, colaboração, dedicação, honestidade e senso crítico) e seus desdobramentos na educação brasileira. O escopo da disciplina é aprimorar os conhecimentos sobre direitos humanos e apresentar as estratégias para que o licenciado da PUCPR, independente de sua formação, atue na realidade educacional com maior respeito à dignidade da pessoa humana.

TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA COGNIÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Com foco no estudo das principais vertentes contemporâneas (cognitivista e neurocientífica) sobre o entendimento de cognição, a disciplina aborda as consequências para os problemas de aprendizagem, tematizando questões como dislexia, autismo, hiperatividade, cegueira, surdismo entre outros.

 

METODOLOGIAS ATIVAS

A Pró-Reitoria de Graduação da PUCPR tem incentivado seus professores a empregarem metodologias por meio das quais o estudante seja mais atuante em seu processo de aprendizagem, metodologias que propiciem maior interação entre o conhecimento e a ação do estudante. Esta disciplina, nas licenciaturas, realizada a partir do vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), oferece os conhecimentos necessários para que o licenciado pela PUCPR faça uso de  metodologias de aprendizagem ativa para no contexto da educação básica e, com isso, promova uma transformação da realidade do no aprendizado de seus estudantes.

CONVIVÊNCIA ESCOLAR

A realidade educacional atual requer maior inteligência interpessoal de seus profissionais, de tal forma que tenham entendimento de seu contexto social para tomarem decisões favoráveis a relações saudáveis e bem-sucedidas no âmbito escolar.  Esta disciplina promove a compreensão dos principais problemas da rotina das escolas, como violência, bullying ou indisciplina, algumas das questões fundamentais para a formação do professor contemporâneo.