História

História da Antiguidade Clássica, História da Europa Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Artístico e Metodologia do Ensino de História. Essas são algumas das disciplinas que reforçam o fato de que é preciso estudar o passado para compreender o presente. Com esta premissa, o curso de História da PUCPR prepara acadêmicos para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. É nesse cenário que são formados profissionais (professores/historiadores) que visam atender ao Ensino Fundamental e Médio ou que desejam aproveitar as diferentes vertentes da História para ajudar a construir uma sociedade mais ciente de suas origens.

A sala de aula oferece um vasto campo de atuação a estes profissionais, mas além dela o historiador pode transformar a sua paixão por história em realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Este profissional encontra demandas na televisão, cinema, jornalismo, empresas, museus e mercado editorial. O historiador também é bastante requisitado em consultoria de cenografia e elaboração de roteiros de documentários e obras de ficção que retratam períodos históricos.

Inscreva-se

ingresso via nota do ENEMtransferência externaisenção de vestibular para diplomadosReabertura de matrícula

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

Atenção! Para os cursos abaixo, o valor da mensalidade é definido conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Confira:

Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Sociais (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Filosofia (Licenciatura); Filosofia (Bacharelado); Física (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras | Português – Inglês (Licenciatura); Pedagogia; Química (Licenciatura); Serviço Social; Teologia (Bacharelado).

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu Capes

ENADE 2014

Experiências de Aprendizagem

Laboratório de Estudos e Pesquisas em História (LEPHIS)

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em História (LEPHIS), órgão ligado ao Curso de História, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é um espaço que se destina à produção de estudos e pesquisas em História, Cultura e Política.

Entre os objetivos do LEPHIS estão: desenvolver estudos históricos em torno de temáticas em História, Cultura e Política; organizar e promover cursos de extensão, simpósios, ciclos de debates; incentivar a realização de estudos, pesquisas, cursos, debates que propiciem discussões e reflexões sobre temáticas em torno das linhas de pesquisa de História, Poder e Sociabilidades e História, Política e Relações Internacionais; constituir e resguardar acervos documentais, iconográficos e bibliográficos de forma a dispor de uma gama variada de fontes para o desenvolvimento de pesquisas; capacitar, de forma técnica e acadêmica, docentes e discentes para as atividades desenvolvidas pelo LEPHIS de forma a organizar e conservar os materiais documentais de sua propriedade, bem como construir meios de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo Laboratório.

Confira o regulamento do LEPHIS

Laboratório de Docência em História (LADHIS)

O Laboratório de Docência em História (LADHIS) é um espaço que se destina ao ensino, pesquisa e extensão e está ligado ao curso de Licenciatura em História da PUCPR. Entre seus objetivos estão: discutir a prática da docência da História na Educação Básica e a formação do professor de História; orientar os discentes do curso de História na elaboração de recursos didáticos pedagógicos na área de História da Educação Básica, de forma a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem; organizar um acervo bibliográfico relacionado ao de forma a contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre a ação da docência em História.

Confira o Regulamento do LADHIS

Conheça o acervo do Laboratório de História