Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais da PUCPR possibilita ao acadêmico estabelecer relações e analisar de maneira crítica as dinâmicas sociais, a teoria que rege as relações humanas em sociedade e as possibilidades de mudanças no contexto social. A estrutura curricular se organiza em torno de três áreas: Sociologia, permeando o estudo das relações sociais, econômicas, culturais e políticas; Antropologia, que abrange o estudo de culturas, saberes e diferenças culturais; e Ciência Política, com a análise acerca das instituições políticas, do Estado e do exercício do poder.
Com disciplinas como Sociologia da Educação, da Infância e da Juventude, Psicologia Social e Representações Sociais, Economia Política, Sociologia Brasileira e Tópicos Especiais em Sociologia: Movimentos Sociais e Cidadania, entre outras, o curso forma agentes transformadores da educação: professores de excelência e competentes pesquisadores.

Inscreva-se

ingresso via nota do ENEMtransferência externaisenção de vestibular para diplomadosReabertura de matrícula

*Valor da mensalidade conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Válido para ingressantes 2018. Para informações de Investimento do seu curso consulte a Minha PUC ou pelo Atendimento Online.

 

Atenção! Para os cursos abaixo, o valor da mensalidade é definido conforme o número de créditos das disciplinas sugeridas na matriz curricular. Confira:

Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Sociais (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Filosofia (Licenciatura); Filosofia (Bacharelado); Física (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras | Português – Inglês (Licenciatura); Pedagogia; Química (Licenciatura); Serviço Social; Teologia (Bacharelado).

Rankings Avaliações

Ícone Troféu Capes

4

GUIA DO ESTUDANTE

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3

ENADE

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3

MEC

Experiências de Aprendizagem

Laboratórios

Laboratórios

O Laboratório de Ciências Sociais (LALICS) – está vinculado ao Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, subordinado à Escola de Educação e Humanidades, e voltado para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

São objetivos do LALICS:

  1. Promover pesquisas sobre as diversas áreas das ciências sociais.
  2. Fortalecer a reflexão sobre os temas das ciências sociais e seu emprego no Ensino Médio, priorizando a licenciatura.
  3. Propiciar um ambiente acadêmico de intercâmbio de ideias, proposições, posicionamentos e leituras sobre os fenômenos sociais.
  4. Incentivar a publicação nas áreas de abordagem do laboratório.
  5. Realizar cursos de extensão, grupos de estudos e outras atividades que promovam o acesso e aplicação dos conhecimentos mobilizados.
  6. Proporcionar condições para o desenvolvimento de projetos buscando parcerias e órgãos de fomento.
  7. Mobilizar os conhecimentos visando à análise dos fenômenos contemporâneos.

 

O LALICS subdivide-se em quatro eixos:

  1. Laboratório de Antropologia (LAT)
  2. Laboratório de Sociologia (LAS)
  3. Laboratório de Ciência Política (LAP)
  4. Laboratório de Licenciatura, Prática de Ensino e Estágio Curricular Obrigatório (LALIPE)

Laboratório de Ciência Política (LAP) e Laboratório de pesquisa em política e representação / (LAPPRE –PUCPR)

Linhas de pesquisa
1. Representação política no âmbito local, nacional e internacional
2. estudos legislativo e instituições governamentais
3. comportamento político e atitudes políticas
4. geografia do voto
5. elites políticas
6. políticas públicas: relações intergovernamentais e modelagem internacional


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Programas

Programas

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC):  Em nossa instituição o PIBIC é  financiado pelo CNPq, pela Fundação Araucária e pela própria PUCPR. Para participar do PIBIC o estudante de Ciências Sociais deve procurar um professor que faça parte da sua área de interesse na pesquisa – Antropologia, Sociologia, Ciência Política e Ensino de Sociologia. www.pucpr.br/pesquisacientifica/iniciacaocientifica/index.php

Programa de Iniciação à Docência (PIBID): O curso de Ciências Sociais começou a participar do PIBID em agosto de 2012. Num momento em que a Sociologia passa a ser obrigatória no Ensino Médio, faz-se necessário que haja o desenvolvimento de recursos didáticos e metodologias destinados à esta disciplina que estava há muito tempo longe da educação básica. A participação no PIBID, neste sentido, é de fundamental importância na  consolidação da disciplina e formação de professores de Sociologia. O PIBID leva uma nova dinâmica no dia-a-dia das escolas participantes, onde   professores e estudantes se sentem mais motivados e interessados em desenvolver um trabalho de qualidade. E ainda, em relação aos professores da Educação básica, possibilita que eles tenham uma relação com a academia, pois os estudantes do PIBID contribuem com a atualização das informações no que se refere ao aspecto teórico, ocorrendo uma troca de informações entre os mesmos.


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