Destaque - 17 set 2019

PPGF e curso de Filosofia realizam evento sobre a ética da responsabilidade

VI Colóquio Hans Jonas ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro

Entre os dias 25 e 26 de outubro de 2019 o Programa de Pós-Graduação e o Curso de Graduação em Filosofia realizam o VI Colóquio Hans Jonas, evento internacional itinerante que nesse ano celebra os 40 anos de publicação da obra magna do filósofo alemão, “O princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica”.

O evento reunirá especialistas de várias universidades brasileiras e do exterior, estudantes e pesquisadores que discutirão a atualidade da obra de Hans Jonas, bem como os desafios éticos ligados ao meio-ambiente, à crise climática e ao avanço das tecnologias no mundo contemporâneo.

Além do PPGF/PUCPR, o evento é organizado pelo GT Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia e pelo Centro Hans Jonas Brasil, com sede na PUCPR, uma das principais referências internacionais no estudo, divulgação e publicação da filosofia jonasiana e suas temáticas, sendo o centro de pesquisa e formação que mais tem formado mestres e doutores na filosofia de Hans Jonas, além de ter desenvolvido inúmeros projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Inscrições e informações: https://www.even3.com.br/vicoloquiohansjonas

 

Lançamento do Vocabulário Hans Jonas

Durante o evento será lançado o livro “Vocabulário Hans Jonas”, organizado pelo professor Jelson Oliveira, em parceria com o professor Eric Pommier, da PUC Chile. O lançamento será no dia 25.09, às 19h30min, no Café da FTD Arena Digital (portão 1 do Campus Prado Velho da PUCPR em Curitiba). O livro, publicado com o selo da Editora da Universidade de Caxias do Sul, traz 33 verbetes escritos por 31 autores, em 6 línguas, 8 países e 24 diferentes instituições de ensino.

Entre os autores do livro estão o filósofo Dietrich Böhler, da Freie Universität Berlin, Alemanha; Dmitri Nikulin, da The New School for Social Research, dos Estados Unidos; Michael Bongardt, da Universidade de Siegen, Alemanha; Nathalie Frogneux, Université Catholique de Louvain, Bélgica ; Lawrence Vogel, do Connecticut College, Estados Unidos, além de Ivan Domingues (UFMG) e Oswaldo Giacoia Jr. (Unicamp), entre outros.

O resultado é um livro completo e ousado, que combina diferentes estilos e interpretações, para oferecer um quadro útil para todos aqueles que se interessam pela obra jonasiana, mas também pelos problemas relacionados ao avanço da tecnologia e à destruição do meio-ambiente. Trata-se de uma obra essencial, capaz de oferecer reflexões e orientações para que possamos enfrentar os desafios que se impõem sobre nós, diante da crise climática.

 

Outros eventos em comemoração aos 40 anos de “O Princípio Responsabilidade” e lançamento do “Vocabulário Hans Jonas”

Congresso Internacional: PUC Chile, Santiago do Chile, 1 e 2 de outubro de 2019. Inscrições e informações: http://filosofia.uc.cl/noticias/congreso-internacional-elprincipio-de-responsabilidad-hans-jonas-40-anos-despues

II Colóquio Luso-brasileiro Hans Jonas: Universidade de Coimbra, Portugal, 11 e 12 de outubro de 2019. Inscrições e informações: [email protected].

XVII Simpósio de Filosofia: Faculdade São Luiz, Brusque-SC, 16 a 18 de outubro de 2019. Inscrições e informações:
http://www.saoluiz.edu.br/faculdade/extensao/simposio-de-filosofia/