Escola de Educação e Humanidades - 04 out 2018

V Simpósio de História, Cultura e Política faz lembra os 50 anos de maio de 68

Evento também comemora 10 anos da graduação

Em comemoração aos 10 anos da graduação em História da Universidade, acontece, entre os dias 16 e 17 de outubro, o V Simpósio de História, Cultura e Política do curso de Licenciatura em História da PUCPR. A data escolhida também faze referência aos 50 anos do Maio de 1968. O evento destina-se aos alunos e egressos do curso de Licenciatura em História da PUCPR do segundo, terceiro, quarto e sextos períodos.

Em 68, o movimento que ficou conhecido pelo ano em que ocorreu teve início com uma onda de protestos pelos setores estudantis da França. As manifestações evoluíram para uma greve de trabalhadores que balançou o governo do então presidente da França, Charles De Gaulle.

Conflitos com autoridades da  Universidade de Paris, em Nanterre, levaram à ameaça de fechamento, o que acabou por revoltar estudantes da Universidade Sorbonne, em Paris. Essa reação culminou em uma repressão violenta da polícia e posterior greve determinada pelo Partido Comunista Francês no dia 13 de maio daquele ano.  A situação só voltou a se estabilizar no final daquele mês com a eleição de Gaulle.