Escola de Educação e Humanidades - 22 nov 2018

Professor de Filosofia publica livro na França

Francisco Verardi Bocca, integrante do PPGF, terá sua obra traduzida e publicada em 2019

O livro “Ontologia sem Espelhos: Ensaio sobre a realidade”, escrito pelo professor Francisco Verardi Bocca, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, será traduzido para o francês e publicado no ano que vem pela L`Harmattan, editora francesa prestigiada, motivada pela presença internacional da publicação.

O financiamento da obra, publicada em 2016 pela Editora CRV, de Curitiba, foi feito pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Quatro dos seis redatores do texto vieram da Universidades do Estado de São Paulo (USP).

Na forma de ensaio, o livro apresenta uma reflexão sobre a noção de realidade a partir de diferentes modalidades como a literatura, a filosofia moderna e a psicanálise. Persegue seu tratamento desde Descartes até Freud, passando por autores como Locke, Berkeley, Kant e Borges. A tese apresentada é relativa ao devir do estatuto ontológico que a realidade recebeu neste período por estes autores e confere a Freud uma posição de inflexão teórica por conta de sua noção de realidade psíquica.

O assunto abordado faz parte das pesquisas realizadas no PPGF, especialmente na linha de pesquisa de Filosofia da Psicanálise, e reflete os trabalhos realizados em parcerias nacionais e internacionais, que têm seus resultados e apresentados e discutidos tanto no Brasil quanto no exterior princialmente em Paris.