Destaque - 13 mar 2018

Cursos de Educação Física da PUCPR oferecem disciplina sobre Atividade Física, Exercício Físico e Saúde

Universidade é a primeira do sul a ofertar disciplina de atividade física entre estudantes, prevista na matriz curricular

Os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da PUCPR começaram a ofertar, a partir do 2 semestre de 2017, uma disciplina eletiva sobre Atividade Física, Exercício Físico e Saúde. Desde então, estudantes da Escola de Educação e Humanidades e Ciências da Vida poderão escolher esta opção.

A disciplina terá como objetivos fazer com que os estudantes de diferentes cursos entendam os princípios da prática do exercício físico, desenvolvam as relações intra e inter pessoal, elevando o sentimento de pertença e adotando estilos de vida saudáveis e melhorem o autocontrole, a concentração e a aquisição de habilidades por meio das aulas práticas.

De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura da Universidade Rafael Kanitz Braga há vários motivos que fazem a disciplina ser importante. “Obesidade e as doenças crônicas não degenerativas são uma preocupação mundial. Tais condições possuem uma associação direta com a inatividade física”, conta. Além disso, a disciplina demonstra uma preocupação da PUCPR com esse contexto. “Somos a única universidade do Sul do país a propor uma disciplina que promova a atividade física entre os estudantes, prevista em matriz curricular, contando créditos”, relata.

Segundo o professor, o relato de quem já cursa ou ou está cursando a disciplina são muito motivantes. “Semestre passado tivemos um estudante do curso de Teologia, que, motivado pela disciplina, emagreceu 12 quilos. A quantidade de pessoas que iniciou prática de atividade física regular após a participação na disciplina também é significativa”, conclui.

Para cursar a disciplina é preciso apenas se matricular durante o período de ajustes acadêmicos. A disciplina é ofertada como eletiva, desta forma, apenas os estudantes que possuem alguma carga horária destinada a disciplina eletiva no seu período, podem se matricular.