Destaque - 04 set 2018

Curso de História publica nota em solidariedade ao Museu Nacional

NOTA EM SOLIDARIEDADE AO MUSEU NACIONAL DA QUINTA
DA BOA VISTA*

*Da parte dos discentes, professores e coordenadora do curso de Licenciatura em História da PUCPR

Como é do conhecimento de todos, no último domingo, dia 02 de setembro, um incêndio destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro e, junto às chamas, perdemos parte de nossa memória e História.
O Curso de Licenciatura em História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em nome de seus estudantes, professores e coordenação, vem por meio desse comunicado declarar sua total solidariedade ao Museu Nacional e à
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A falta de conscientização acerca da importância da História e de sua preservação leva ao descaso e consequentemente ao abandono, degradação e esquecimento do patrimônio nacional. O incêndio transformou em cinzas mais de 20 milhões de itens do acervo do Museu Nacional, dentre esses, milhares de artefatos indígenas que habitam o território brasileiro, gravações de línguas extintas e uma coleção inestimável de objetos que teve seu início junto à Família Real.

É notório que a negligência dos poderes públicos e de parcela da sociedade em relação aos bens culturais e patrimoniais foi uma das maiores causas, diretas e indiretas, da tragédia – uma vez que a falta de verbas destinada
à referida área reflete nos cuidados para com o patrimônio e acaba por legitimar sua destruição.

Os museus são espaços fundamentais para as sociedades, preservando sua memória e identidade – social, histórica e científica – além de atuarem como espaços educativos para a própria comunidade, sendo que os descasos com
esses, causam perdas incalculáveis para todos.

Nossos sentimentos…