Nucleo de Direitos Humanos - 23 ago 2017

Ato de apoio aos professores e servidores públicos Paraná

O Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR promoveu, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes e Eixo Humanístico da PUCPR, grande Ato de repúdio contra a violência e apoio aos professores e servidores públicos do Estado do Paraná. O ato contou com a presença de milhares de estudantes, professores e demais colaboradores da PUCPR/Campus Curitiba. O final da marcha que circulou entre as Escolas da PUCPR culminou na leitura de nota coletiva de repúdio às violações dos Direitos Humanos ocorridas no dia 29/04/2015 em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Leia a nota abaixo:

“Com indignação, nós, professores e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, aqui representados pela Associação de Professores (APPUC), Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES), Diretório Central dos Estudantes (DCE-PUCPR) e Núcleo de Direitos Humanos/PUCPR, manifestamos publicamente nosso repúdio ao ato de desrespeito e violência praticado no dia de ontem, 29 de Abril de 2015, aos professores da rede pública estadual do Paraná, que estavam exercendo seu direito de manifestação constitucionalmente garantido em frente à Assembleia Legislativa.

A forma com que nossos professores, profissionais fundamentais para a construção de uma sociedade menos desigual e mais justa, foram tratados, merece uma resposta da sociedade paranaense. A educação tem sido continuamente negligenciada pelos gestores, fato constatado ao longo dos anos pelo pouco investimento e contínua precarização do ensino, das escolas e das condições de trabalho, bem como pelo desmonte da autonomia das escolas de educação básica e instituições de ensino superior estaduais.

O uso ensandecido da força policial contra estes profissionais, pais e mães de família, muitos deles(as) acompanhados(as) de seus filhos(as), fere e agride a democracia, e se revela como um profundo atentado aos direitos humanos.

A comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representada pelas suas entidades, se solidariza com os(as) companheiros(as) que estiveram pacificamente exercendo seu direito de manifestação, sustentando que a postura docente é sempre a de promover o diálogo e o esclarecimento, requisitos indispensáveis para uma sociedade democrática. Conclama ainda a sociedade paranaense a manifestar seu repúdio aos atos de violência vivenciados pelos professores, colocando uma faixa preta nas janelas e varandas de suas casas, e solidarizar-se com os atos públicos de resistência contra os desmandos governamentais.”

Curitiba, 30 de Abril de 2015.
Associação dos Professores da PUCPR – APPUC
Sindicato dos Professores do Ensino Superior – SINPES