Escola de Educação e Humanidades - 06 out 2017

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia realiza conferência no México

Léo Peruzzo apresentou o trabalho Wittgenstein, Certeza y la dicotomia hecho/valor

O professor Léo Peruzzo, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, realizou conferência no VI Congreso Wittgenstein en Español – Enredos Filosóficos: Elucidaciones y Análisis Gramatical, realizado em Puebla, México, entre os dias 2 e 5 de outubro.

Na ocasião, Peruzzo apresentou uma conferência intitulada “Wittgenstein, Certeza y la dicotomia hecho/valor”, na qual abordou os problemas epistemológicos e gramaticais que sustentam a estruturação do conhecimento ou conteúdo moral. Conforme afirmou,”há um problema fundamental na modelização do conteúdo moral que é saber se as “proposições morais” possuem o mesmo valor de verdade das “proposições científicas”. Isso significa que as ciências, num sentido amplo, tratam a descrição dos fatos como um domínio absolutamente objetivo ao observador. Mas, quais são as hipóteses filosóficas que sustentam nossa descrição da realidade e permitem pensar o conteúdo moral como um domínio linguístico? Estas foram algumas das questões que abordamos na conferência”.

O evento contou com a participação de apenas dois brasileiros, sendo organizado pela Benemérita Universidade Autónoma de Puebla e pela Universidade Nacional Autónoma do México. Participaram conferencistas da Argentina, Peru, Colômbia, Espanha e México. Os organizadores do evento também promoveram uma visita a Biblioteca Palafoxiana, fundada em 1646 e considerada a primeira biblioteca pública das Américas, e ao Museo Amparo, que contém um dos maiores acervos da cultura pré-hispânica e a zona arqueológica de Teotihuacán.