Escola de Educação e Humanidades - 22 nov 2017

Professor da PUCPR participa de congresso na Espanha

Prof. Dr. Reginaldo Rodrigues da Costa apresentou trabalhos no IV Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática

O Professor Doutor Reginaldo Rodrigues da Costa apresentou dois trabalhos no IV Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, organizado pelo Centro de Estudos sobre a Memória Educativa da Universidade de Múrcia.

Os três congressos anteriores foram realizados em 2011 em Covilhã (Portugal), em 2013 em Cancún (México) e em 2015 em Belém do Pará (Brasil). Com o decorrer dos eventos, houve um aumento dos estudos sobre a História da Educação Matemática na Ibero-América.

“O interesse sobre esta temática foi manifestado através de vários indicadores, tais como a participação em comissões internacionais, a formação e consolidação de grupos de trabalho e de investigação, a publicação de edições especiais sobre este assunto em revistas científicas, e até mesmo o aparecimento de revistas específica” afirma o professor Reginaldo.

O evento se configura atualmente num espaço de divulgação de pesquisas de História da Educação Matemática, principalmente para os pesquisadores do GHEMAT, grupo ao qual o professor Reginaldo está vinculado.

Os trabalhos apresentados foram: “O manual Matemática na Escola Primária como fonte para a história da educação matemática do ensino primário” e “A Pesquisa em História da Educação Matemática no Paraná: uma década de produção do conhecimento do GHEMAT”, em parceria com Mariliza Simonete Portela, da UNESPAR- Campus Paranaguá.