Iniciativas Internacionais

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu um plano estratégico para a internacionalização contínua de currículo, atividades e prestação de serviços internacionais que, aos poucos, veem mudando a cultura da Universidade, transformando-a em um universo culturalmente rico, variado e vibrante. Atualmente, o mérito da Universidade em conquistar excelência na educação tem sido reconhecido internacionalmente através de parcerias que promovem uma mobilidade anual de aproximadamente 400 estudantes. Os esforços da Universidade em internacionalização também foram reconhecidos através do Prêmio Santander de Internacionalização em 2012.

PUCPR Idiomas : são ofertados cursos de formação, em vários níveis, das línguas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. Com horários e preços acessíveis aos estudantes da PUCPR. Os cursos ofertados são voltados para:

Capacitação Docente: Todos os cursos ofertados pelo PUC Idiomas são gratuitos aos docentes e em vários horários.

Cursos de língua instrumentais em vários níveis: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês.

Capacitação para Docência: oralidade, escrita e leitura para fins acadêmicos em inglês e francês.

Preparatório English Semester; Legal English

PUCPR Idiomas

 

English Semester: Trata-se de um semestre letivo em ambiente acadêmico 100% em inglês, composto por disciplinas com espelho em português e/ou disciplinas eletivas, aberto a estudantes estrangeiros e brasileiros da PUCPR e de outras Universidades. São mais de 50 disciplinas ofertadas em todas as Escolas da PUCPR, sem nenhum acréscimo de valor referente às disciplinas ofertadas em português.

A Escola de Direito conta com as seguintes disciplinas: Economic Law; Private International Law; International Trade; Fundamentals of Arbitration; Environment, Law and Sustainability; Human Rights; Practicing Law across Civil and Common Law.

Moot Court Competitions: Os Moots são os chamados “Mock Trials” ou julgamentos simulados, competições realizadas em vários lugares do mundo cujos treinamentos são permanentes e prestados por coachs professores da PUCPR nas áreas de arbitragem, mediação e direitos humanos.

A PUCPR tem alcançado grandes resultados nestas competições, sendo o 3º lugar da Equipe de Arbitragem na Competição Mundial, em Viena (Vis Moot), mas também as participações importantes da PUCPR em Moots em Washington (USA), Londres (UK), Genebra (Suíça).

Eventos Internacionais no PPGD: O Programa de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado – PPGD) da Escola de Direito PUCPR oferta cursos, palestras, semanas de integração, workshops com professores de vários países, integrando graduação e pós-graduação lato e stricto sensu no intuito de compartilhar conhecimento e experiências acadêmicas internacionais.

Bolsas de estudos e Editais de Fomento

PIBIC Internacional: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR é financiado pelo CNPq, pela Fundação Araucária e pela própria Universidade. Para participar, os estudantes precisam estar matriculados em um programa de graduação. Os estudantes nacionais e internacionais também podem participar, com possibilidade de concessão de bolsa. Todos os anos, os melhores pesquisadores e os seus projetos em cada área de estudos são premiados pela PUCPR e podem participar de conferências.

A PUCPR promove um encontro para apresentação das Pesquisas SEMIC em português e em inglês, com cerca de 1.300 apresentações. É o ambiente ideal para a discussão de ideias inovadoras, sendo um lugar onde jovens pesquisadores e empreendedores recebem feedback de pesquisadores especialistas.

Buddy Program: O Buddy Program é um programa voluntário que visa aprimorar a acolhida ao estudante estrangeiro que vem à PUCPR e proporcionar o contato do estudante local à comunidade de estudantes internacionais. Este Programa tem parceria com o iExchange, Programa de iniciativa de egressos intercambistas da PUCPR.

WebPUCPR International: O Website da PUCPR visa promover a incorporação da dimensão internacional, além de descentralizar a gestão e o conteúdo internacional.

International LoungePromovido duas vezes ao ano pela Diretoria de Relações Internacionais, o evento conta com a participação dos estudantes internacionais que realizam intercâmbio na PUCPR.

O objetivo da atividade é possibilitar o contato dos estudantes locais com os estudantes internacionais, que divulgam seus países e universidades de origem, além da divulgação das oportunidades de programas de mobilidade ofertados pela PUCPR.

Simpósio de Internacionalização (SPIN): Simpósio da Universidade sobre as diretrizes da internacionalização, que está no calendário anual das ações da Diretoria de Relações Internacionais. Visa buscar a evolução das políticas internacionais em direção da consolidação da PUCPR como uma Universidade de Classe Mundial.

Bolsas para Discentes:

  • Santander (América Latina e outros): todos os cursos
  • IBrasil – Erasmus (países europeus)

Bolsas para Docentes:

  • Requisitos por edital no Observatório PUCPR
  • Bolsas da Capes/CNPq
  • Universidades parceiras com ofertas de bolsas

Intercâmbios de Longa Duração com Aproveitamento de Crédito

O intercâmbio possibilita aos estudantes: Ganhar fluência em um idioma; Melhorar seu currículo; Aumentar sua empregabilidade; Tornar-se um profissional com inserção global; Conhecer novas tecnologias; Aumentar a autoconfiança e autonomia.

Condições: São mais de 240 Universidades parceiras em vários países e continentes, nos quais o estudante pode escolher um programa de intercâmbio com aproveitamento de créditos.

Nenhuma taxa ou mensalidade será cobrada pela Universidade estrangeira de destino, sendo que as mensalidades na PUCPR ficam suspensas durante o intercâmbio. O estudante intercambista será responsável pelas despesas com alojamento, alimentação, viagens, livros e despesas pessoais.

É possível fazer equivalência das disciplinas realizadas no exterior de acordo com um planejamento prévio com a coordenação do curso, a Universidade estrangeira e a aprovação na disciplina.

PREPARAÇÃO

As inscrições abrem todos os semestres. Há necessidade de preparação entre 8 a 12 meses antes da data de partida.

Para saída no 1º semestre – As inscrições abrem de meados de junho a meados de agosto.

Para saída no 2º semestre – As inscrições abrem de meados de novembro a meados de fevereiro.

Esta modalidade de intercâmbio possibilita ao estudante ter experiência acadêmica no exterior por um ou dois semestres acadêmicos ou, no máximo, quatro semestres (em casos particulares com pré-análise), em uma das Universidades parceiras da PUCPR, a partir do 4º período do seu curso de graduação. A escolha da Universidade estrangeira é feita pelo estudante com o aconselhamento do coordenador de curso e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Requisitos para Participação:

  • Realizar a inscrição pelo site do intercâmbio: pucpr.br/intercambio.
  • Ter concluído, na data de saída, o 4º período para os cursos com duração igual ou superior a quatro anos ou o 3º período para os cursos com duração inferior a quatro anos.
  • Apresentar proficiência na língua do país de destino confirmada por meio de certificação em testes determinados pelas instituições de destino. Alguns deles são ofertados na área de Mobilidade da DRI.
  • Ter IRA no curso igual ou superior a 6,5 (levando em conta reprovações e dependências).
  • Apresentar um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso na PUCPR.
  • Não possuir nenhum processo administrativo disciplinar instaurado ou em aberto.

Intercâmbios de Curta Duração

Intercâmbios em períodos menores que seis meses, com possibilidade de contabilização de horas complementares de acordo com o descrito nos editais. É necessário: Atender aos pré-requisitos exigidos no edital do programa; Obter média mínima na avaliação do Histórico Escolar (≥ 6,5); Comprovar domínio do idioma requerido para o intercâmbio; Ter concluído o 2º período do curso.

Intercâmbio Acadêmico Freemover: Estudantes que desejam realizar intercâmbio acadêmico em Universidades não-parceiras deverão agir de forma independente, mas podem se beneficiar do aconselhamento pré-partida oferecido pela DRI.

O coordenador de curso precisa, contudo, alinhar o plano de estudos junto com o estudante. Estudantes freemovers pagam mensalidades na instituição de destino, mas quando informam a DRI de sua aceitação junto à instituição, juntamente com documentos de comprovação do aceite na Universidade de destino, passam e ser considerados estudantes em mobilidade, ficando isento do pagamento de mensalidades na PUCPR enquanto em intercâmbio.

Professores Visitantes e Pesquisadores: A PUCPR e as Universidades conveniadas têm programas para os professores pesquisadores e visitantes que tenham interesse em passar um ou mais semestres realizando pesquisas e contribuindo para a vida acadêmica das Universidades parceiras.

Aos professores pesquisadores visitantes são concedidos a alguns benefícios, incluindo o acesso à Biblioteca da Universidade, acesso a determinadas instalações de estacionamento do Câmpus, elegibilidade para a adesão nos esportes do Câmpus, instalações de lazer, de acordo com o regulamento das Universidades selecionadas.

Contato